Saber-Literário

Diário Literário Online



Escrito em 1966, o texto Dois Perdidos Numa Noite Suja, do dramaturgo Plínio Marcos, continua atual ao atacar o problema da violência e do destino dos marginalizados na sociedade.
           
            A montagem de Dois Perdidos Numa Noite Suja, de Plínio Marcos, integra a programação de encerramento do edital Agitação Cultural da Secult-BA, que vem sendo executado desde janeiro pelo Instituto Macuco Jequitibá, em Buerarema. O espetáculo estreia no próximo dia 17, às 19h30min, no teatro de bolso da Casa de Cultural Jonas e Pilar (centro de Buerarema). A montagem tem direção de Gideon Rosa com os atores Pedro Lisboa e Rafael de Souza.

TEXTO E FOTOS: ERIC SOUZA | ASCOM FICC.

Nilmecy Gonçalves abre a reunião que apresentou o que virá a ser a FELITA 2016 Foto Eric Souza
A presidente da FICC, ao abrir a reunião, disse que está muito entusiasmada com o que vem por aí. - Foto Eric Souza.
A presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), professora Nilmecy Santos Gonçalves, reuniu-se, nesta terça-feira (10) com os integrantes de sua equipe gestora para apresentar os primeiros detalhes que estão sendo desenhados em torno do planejamento da Felita 2016. Ao abrir os trabalhos, a presidente da FICC disse que o momento que a fundação está passando é bastante singular, levando em consideração que, em 2016, a FICC comemora os seus 15 anos de existência.
“Estamos apresentando em primeira mão os primeiros resultados de um trabalho que já é emblemático em Itabuna pela sua importância e pelo modo como vem sendo conduzido. A Felita está sendo elaborada com muito carinho, tanto pelo curador, Gustavo Felicíssimo, como pela equipe pedagógica da FICC que sempre demonstraram uma sensibilidade ímpar para cuidar desse evento”, pontuou a presidente.
Em primeiro plano Marluce Rocha e Gustavo Felicíssimo falando das novidades da FELITA para esse ano Foto Eric Souza
Em primeiro plano, Marluce Rocha e Gustavo Felicíssimo falando das novidades da FELITA para esse ano - Foto Eric Souza
O curador do evento, Gustavo Felicíssimo, disse que a FELITA traz novidades em sua nova edição: “estima-se uma quantidade maior de expositores, já temos acenos de várias empresas propondo parcerias e, pelo próprio aniversário da fundação (15 anos), pensamos em explorar ao máximo justamente esse público de 15, 16 anos”.
Entre as mudanças já observadas, a FELITA perde o seu status comercial de “feira” e passa a se chamar “Festa Literária de Itabuna”. O tema do evento será “A Literatura como Rito de Passagem” e, ainda segundo o curador, já se esboçam possibilidades de convidados, palestrantes, participantes, etc, cujos nomes serão confirmados oportunamente.
O curador da FELITA apresenta os resultados dos primeiros planejamentos Foto Eric Souza
Organizadores falam dos espaços que serão articulados na Festa Literária de Itabuna. - Foto: Eric Souza.
Entre os integrantes da equipe o sentimento foi o de grande alegria. “A presidente da FICC compreende os projetos da fundação de um modo bastante aberto e generoso, permitindo-nos fazer parte de algo que é desafiador, mas ao mesmo tempo muito bom para o povo de Itabuna. Temos a convicção de que o que se planeja é algo que irá encantar as pessoas, primeiro pelo próprio fato de ser uma festa de Itabuna, que já integra o nosso calendário anual de eventos e, segundo, porque coloca a nossa cidade no mapa das ações enriquecedoras de fomento à Cultura”, disse Luciana Soares, diretora administrativa da FICC.
A professora Genny Xavier, coordenadora do projeto “Letras Que Voam”, pontuou que a Felita terá um espaço privilegiado de discussão do Plano Municipal de Incentivo do Livro e da Leitura, uma das metas do município no âmbito da gestão municipal. “Esse plano atende às prerrogativas exigidas pelo próprio Governo Federal e pelo Estado da Bahia e fará com que a cidade desponte como uma das primeiras no Brasil a produzir um documento prévio, uma minuta desse plano, efetivando-se uma série de ações que culminarão no desenvolvimento de políticas específicas de apoio à leitura”, explicou a professora.
Após a apresentação, a professora Nilmecy explicou que as próximas etapas, agora, serão a de colocar o projeto a disposição do prefeito, Claudevane Moreira Leite, para que possa estudá-lo. A partir desse estudo, a FICC poderá, então, atrair mais parceiros (tanto no âmbito do poder público quanto da iniciativa privada).
A previsão da presidente da FICC é a de que a FELITA seja realizada no período de 24 a 27 de agosto de 2016. “Pela segunda vez, o evento acontecerá no Centro de Cultura Adonias Filho e essa é a terceira edição em menos de três anos. As pessoas querem a Felita, gostam da festa, buscam as novidades, e isso tudo demonstra um impulso natural de nossa cidade, de nossa gente, para a literatura”, concluiu Gustavo Felicíssimo, apontando ainda que, em julho, a FICC poderá realizar um pré-lançamento da festa.
Fonte: Assessoria da FICC (Modificada)

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Tecnologia do Blogger.