Saber-Literário

Diário Literário Online

AMOROSO CHOCOLATE: UMA VIAGEM DE PAZ E FELICIDADE- Cláudio Zumaeta

Postado por Rilvan Batista de Santana 04/07/2016

AMOROSO CHOCOLATE: UMA VIAGEM DE PAZ E FELICIDADE

“Minhas crianças, por que é que não aprendem canções? Elas são capazes de vos dar encorajamento e estímulo; elas podem ensinar-vos a observar e a preservar as coisas; elas podem ensinar-vos a associar, a compreender com profundidade; elas são capazes de apagar a vossa raiva; elas ensinam-vos a ouvir o vosso pai, que conhece todas as regras que regem a vossa longa caminhada; elas ensinam-vos os nomes dos pássaros, dos animais, das árvores”. (Confúcio, China 551 - 479 a.C.). Pois é, aprender canções ou ouvir boas canções nos transporta para perto do instante (só no instante somos felizes eternamente) no qual o prazer se revela tão espontâneo e saboroso quanto no tempo em que éramos crianças! Estou falando, do CD de Marcelo Ganem (Amoroso Chocolate, 2012).
E se o(a) prezado(a) leitor(a) quiser se aproximar um pouco mais desta alegria delicada, afetuosa e transcendente, ouça Marcelo Ganem. Porque Ganem conseguiu agrupar essências raras do prazer de uma música simplesmente boa: suavidade, doçura, encantamento, beleza estética, musical e claro um toque bossanovista revigorado na seiva do cacau!
Não estou exagerando. Leiam com a alma a letra desta canção (“Calma Coração”): “Quando a lua so/ que a minha estrela vem/ quando mar me traz/ a brisa que vem/ a emoção se esvai/ são brumas meu bem/ linda, linda , linda... Quantos beijos ais / suspiros também/ o mar nos atrai/ te amar faz bem/ a emoção que vai/ a canção que vem/ linda, linda, linda... Bela como a natureza/ me aplaca certezas/ beija aminhas mãos/ linda da beleza rara/ Canção dispara/ calma coração”. Enquanto a canção se desenvolve tudo vai se harmonizando, como o sabor frugal de um amoroso chocolate: flauta doce, violão, acordeon...
Ou se o(a) leitor(a) ainda quiser sentir o coração bater (tum, tum, tum) compassado de alegria no néctar do som de Ganem, ouça em paz a canção “Tum, Tum, Tum – Chocolate”, que diz: tum, tum, tum que me namora/ tum, tum, tum  sorri e chora/ seja de noite ou de dia/ tum, tum, tum é minha alegria/ tum, tum, tum meu pensamento/ voa ligeiro ao vento/ seja noite ou seja dia/ tum, tum, tum me arrepia... tum, tum, tum meu chocolate/ fonte da felicidade/ onde o olhar reflete o meu/ e se te beijo tudo é arte”. Você prezado (a) leitor (a) vai se sentir nas nuvens... Como se cada coisa da vida fosse simplesmente estender a mão e colher do cacaueiro musical o puro sabor da felicidade.
Estou de acordo pleno como o escritor e jornalista Antonio Lopes que no “prefácio” do CD, disse que Marcelo Ganem, “por mérito próprio, transformou-se numa espécie de grife regional. É músico exigente e refinado, vindo da linha direta da melhor MPB (com indefectíveis influências da Bossa Nova e do seu maior profeta João Gilberto”).
Tudo no CD “Amoroso Chocolate” lembra também algo do poema “Tejo” de Alberto Caeiro (um dos heterônimos de Fernando Pessoa): “Pelo Tejo vai-se para o Mundo. Para além do Tejo há a América. E a fortuna daqueles que a encontram. Ninguém nunca pensou no que há para além. Do rio da minha aldeia. O rio da minha aldeia não faz pensar em nada”. Quem está ao pé dele está só ao pé dele”.
Quem está diante, ou melhor, quem está “ao pé” do “Amoroso Chocolate” de Marcelo Ganem ultrapassa o tempo e as fronteiras e acaba por concordar com aquela máxima de Tolstoi: “Se queres ser universal começa por pintar a tua aldeia”.
Ouça ainda de Marcelo Ganem: “Serra do Jequitibá” (1985); “Ganem” (1986); “Tributo à Mata Atlântica” (2001) e “Encantado (2009). Divirta-se, sonhe e seja feliz.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Cláudio Zumaeta - Historiador graduado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC, Ilhéus – BA)  Administrador de Empresas graduado pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL, Salvador – BA). Especialista em História do Brasil (UESC, Ilhéus – BA). Membro da Academia Grapiúna de Letras (AGRAL).

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.