Saber-Literário

Diário Literário Online

Agregar para ganhar! - Antonio Nunes de Souza*

Postado por Rilvan Batista de Santana 22/07/2016

Agregar para ganhar!
Antonio Nunes de Souza*

Os solitários sempre perderam grandes oportunidades para os solidários, graças as atitude que não mais funcionam no nosso mundo moderno. Não podemos vencer nenhum obstáculo ou realizar planos e projetos se, categoricamente, deixarmos de juntar forças agregando os mesmos objetivos!

E isso ocorre em todas as vertentes da vida, quer sejam comerciais, industrias, e, principalmente, políticas. Não estou dizendo nenhuma novidade nem descobrindo a pólvora, apenas pela pouca atenção que o povo está dando a esse fato, sempre que posso, tento abrir os olhos de todos nós que somos envolvidos com os resultados, geralmente, ruins, para que possamos tentar mudar o caminho da “história”, usando de uma estratégia mais coerente e inteligente, desprezando uma serie de preconceitos tolos e nocivos, agindo com atitudes mais poderosas e fortes para enfrentar as adversidades!

Não gosto e nunca meto fábulas, parábolas ou casos em meus textos ou palestras, pois aprendi com meus grandes professores que, quando se usa “historietas” no meio dos discursos ou textos, está demonstrando o orador ou escritor, que falta-lhes argumentos necessários para provar o que está transmitindo e, com isso, chama a atenção dos interlocutores ou leitores. Mas, quebrando a minha metodologia, vou citar um caso ocorrido no oriente: Um chinês muitíssimo rico tinha onze filhos e não existia uma perfeita harmonia entre eles. Então, no leito da morte, o chinês chamou todos os filhos e pegou onze setas dando uma a cada um pedindo que fosse quebrada. Seus filhos, homens fortes, acharam estranho a ideia, mas, obedecendo o pai, todos quebraram ao meio as setas, devolvendo ao pai. Este, na mesma hora, pegou novamente mais onze setas e entregou todas juntas a cada um pedindo que quebrasse. E por mais que fizessem força, nenhum deles conseguiu quebrar. Então o chinês disse: Toda fortuna que vou deixar, se vocês ficarem juntos serão sempre fortes e ninguém poderá derrubá-los, mas, se se separarem, serão fracos para conservar seus patrimônios! Todos se olharam e viram a grande sabedoria oriental e milenar que deveria ser seguida: “agregar para ganhar”!

Essa é uma base de peso fortíssima que, sem nenhuma razão aparente ou consciente, não é usada pelo povo nas horas mais precisas, como agora nas eleições ou escolhas dos seus representantes. Repete-se há muitos anos que preto não vota em preto, pobre não vota em pobre, mulher não vota em mulher, aposentados não votam em aposentados, e uma corrente grande de outras vertentes, fortes e imbatíveis pelas quantidades e qualidades que, nas escolhas políticas são totalmente fatiadas por interesses diversos, terminando em decepções grandes, sofrimentos e queixas intermináveis!

Se você, inteligentemente, observar, verá que em algumas correntes já está ocorrendo isso com uma rapidez grande, principalmente entre os religiosos (padres, pastores e bispos evangélicos), que ocupam cadeiras de vereadores, prefeitos, deputados e senadores. Por que na Bahia, onde a população é de mais de 65% negra e mestiça, pessoas que vivem modestamente nas periferias, lutando contra todas as faltas e necessidades, não criam um partido forte e independente e escolhem entre a grande quantidade de ultra qualificados e competentes da etnia negra e elegem seus representantes?

Por que as mulheres que sofrem serias ameaças, ganham menos que os homens, precisam de atenções especiais, não elegem mulheres nas administrações e legislações, fortalecendo seus poderes defensivos? E olhe que as mulheres detém mais de 50% da população nacional!Essas mesmas perguntas cabem aos aposentados, que vivem achatados cada vez mais com suas ridículas aposentadorias. Percebe-se, claramente que, quem disse que pobres, pretos e mulheres não votam solidariamente em seus gêneros, cores e condições sociais, tinha uma certa razão!

Nada custa pensar, fazer ponderações, ver que fatiando seus votos sempre estará elegendo interesseiros e políticos profissionais, poucos ligando para as melhorias populares e, se forem eleitos pertencentes as suas classes, terão que prestar contas e executarem suas tarefas, mostrando porque foram eleitos!



*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.