Saber-Literário

Diário Literário Online

15 Dicas Rápidas Para Melhorar e Proteger Sua Saúde

Postado por Rilvan Batista de Santana 05/07/2016

15 Dicas Rápidas Para Melhorar e Proteger Sua Saúde


O ritmo mais que acelerado desta vida moderna pode causar um enorme estresse e, por causa de tanta correria, não temos tempo de cuidar de nós mesmos. No entanto, você pode seguir esses práticos e pequenos para melhorar o seu estilo de vida, bem-estar e saúde, e pasme: com apenas 60 segundos. Isso mesmo, nada mais do que um minuto do seu dia. Mesmo que não siga todos eles, incluir alguns em sua rotina vai proporcionar uma grande diferença. E para melhor. Confira.

1. Respire fundo
Todos nós temos nossos momentos de estresse, seja por causa do trabalho, trânsito ou por não dar conta das tarefas da casa. Nos momentos mais difíceis, é essencial lembrar-se que a respiração é um eficaz mecanismo de relaxamento. Faça longas respirações controladas por 60 segundos em momentos estressantes ou de cansaço, pois respirações profundas diminuem a pressão sanguínea e a produção de hormônios de estresse, e assim ajudam a diminuir a ansiedade e a inquietação.



2. Abrace alguém que você ama
A sensação de um abraço é ótima, e já foi cientificamente comprovado que pode fazer bem à saúde, pois diminui a pressão sanguínea e ameniza o ritmo cardíaco. O abraço libera dopamina no organismo - um analgésico natural que diminui os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Um abraço pode te dar mais energias mental e te ajudar a superar obstáculos. Clique aqui para saber mais.


3. Ria e sorria!
Não é toa que até hoje todos dizem o antigo ditado de que rir é o melhor remédio. Este é um dos melhores analgésicos naturais que proporciona diversas funções fisiológicas. O Dr. William F. Fry, da Stanford University, nos Estados Unidos, foi um dos pioneiros nas pesquisas sobre os benefícios do riso para a saúde. Ele comprovou que rir por um minuto tem o mesmo efeito no organismo do que 10 minutos praticando remo. Além de queimar calorias, ainda beneficia a memória. Portanto, se você está sentindo-se deprimido, coloque um sorriso no rosto (mesmo que não esteja com vontade) para melhorar o seu ânimo.

4. Consuma chocolate meio amargo
Não é maravilhoso saber que um dos nossos doces preferidos pode fazer bem à saúde? Com moderação, é claro. O chocolate meio amargo traz grandes benefícios à saúde, pois diminui a pressão sanguínea e aumenta o nível de HDL, o colesterol bom, ao mesmo tempo que diminui o ruim, o LDL. O chocolate meio amargo ainda faz bem ao sistema cardiovascular, e algumas pesquisas indicam que pode prevenir o diabetes, além de manter a pele mais bonita e saudável. Para saber mais benefícios do chocolate meio amargo, clique aqui.

5. Levante-se sempre que puder
Muitos de nós passamos grande parte do nosso dia sentados, seja trabalhando, dirigindo, assistindo TV ou até mesmo realizando outras atividades. Um estudo recente comprovou que passar muito tempo nessa posição pode causar problemas psicológicos. Outro estudo mostrou que mulheres que ficam sentada 10 ou mais horas por dia sentadas correm mais riscos de ter ataque cardíaco e doenças cardiovasculares comparados àquelas que passam a metade desse tempo sentadas. Levantar e se movimentar, mesmo que por um curto período de tempo, melhora a circulação de forma significativa.

6. Lave as mãos
Você pode achar isso óbvio demais, mas essa simples tarefa que fazemos durante o dia pode proteger sua saúde mais do que imagina. Muitas pessoas lavam as mãos antes das refeições e depois de usar o banheiro, mas lavá-las com sabonete algumas vezes ao dia pode reduzir as chances de ter alguma doença em até 20-30%. Mas lembre-se de manter as mantê-las bem hidratadas, usando um bom creme hidratante.

7. Use o cinto de segurança
Esta é uma ação que todos nós devemos fazer todos os dias. Leva apenas alguns segundos e salva milhares de vida todos os anos. Pense: você não está escalando uma montanha ou correndo uma maratona, está simplesmente no carro indo a algum lugar, e isso é ainda mais importante se há crianças no carro. Então, não deixa preguiça ou a falta de atenção tomarem conta e use o cinto, mesmo que ande por algumas ruas no seu bairro. Você só vai "gastar" cerca de 10 segundos para manter a sua vida.

8. Inclua canela no café da manhã
A canela tem incríveis propriedades medicinais, inclusive no tratamento de diabetes, pois reduz os níveis de açúcar no sangue. A canela também ajuda a combater a obesidade, diminui os níveis de colesterol ruim e ajuda a nos aquecer em dias mais frios. Adicione canela no seu café da manhã e sentirá os benefícios. Coloque no seu iogurte, cereal, aveia, ou até mesmo no seu café. Para saber mais de seus benefícios, clique aqui.

9. Use protetor solar
Mesmo que você não more em um lugar muito ensolarado, os raios ultravioleta estão presentes mesmo em dias nublados, e são perigosos. Esta é a causa número 1 de câncer de pele, por isso, se quer manter a sua pele segura e saudável, aplique protetor solar antes de sair de casa.

10. Use as escadas
Não importa se você se atrasou, se está com muitas tarefas ou simplesmente com preguiça. Muitos de nós simplesmente ignoramos este bom exercício, que ainda por cima é de graça! Afinal, o mundo moderno não nos dá a possibilidade nos movimentarmos, pois usamos o carro, transporte público e o elevador. Por isso, se você está tendo uma vida sedentária, deixe o elevador de lado e opte pelas escadas. Vai fazer bem a sua saúde, pois vai ajudar a queimar calorias e fortalecer os músculos e diminuir dores nas juntas.

11. Saia da frente do computador de vez em quando
Se trabalha o dia todo no computador ou se simplesmente gosta de passar horas na internet, saiba que é importante fazer algumas pausas, pois passar muitas horas olhando para a tela é prejudicial aos olhos. O melhor método é o "20-60-20": a cada 20 minutos, afaste os olhos da tela e olhe para qualquer outro objeto por 20 segundos. Se puder, pode fazer uma curta caminhada pelo escritório ou em casa.

12. Tome água com limão
Incluir uma fatia de limão na água que você bebe, além de refrescante, faz muito bem à saúde. O limão é uma superfruta com excelentes propriedades desintoxicantes. Ideal para quem está em dieta de perda de peso. Clique aqui para saber mais.

13. Limpe sua mesa
Por mais que mantenha sua mesa organizada, ela ainda vai estar coberta de germes. Limpe sempre, principalmente migalhas e restos de comida, que são prato cheio para o surgimento de bactérias na sua mesa de trabalho. Passe um bom produto de limpeza no teclado e no mouse do computador, e outros itens que você usa com frequência, como caneta, por exemplo.

14. Levante seus pés
Deite-se próximo a uma parede e eleve as pernas, deixando os pés em posição horizontal. Fazer isso por 60 segundos vai proporcionar uma energia extra na sua vida, mais do que uma soneca de 30 segundos. Mantenha os braços no chão e faça respirações longas e profundas. Estudos mostram que essa posição ajuda o sangue a circular melhor até a cabeça e a região do peito.

15. Consuma chicletes

Pesquisadores da Universidade de Swinburne, na Austrália, descobriram que mascar chicletes melhora os níveis de alerta e reduz o estresse. Profissionais de comportamento recomendam mascar chiclete antes de uma reunião importante, uma entrevista de emprego ou simplesmente dirigindo. O motivo é que o chiclete faz o cérebro pensar que estamos comendo, e nos associa a não ter medo, pois estamos em um momento seguro.

Fonte: Tudo por e-mail

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Tecnologia do Blogger.