Saber-Literário

Diário Literário Online

QUER SER LEMBRADO? COMETA BONDADES - Ana Cristina Sampaio

Postado por Rilvan Batista de Santana 07/06/2016

QUER SER LEMBRADO? COMETA BONDADES
publicado em recortes por Ana Cristina Sampaio

Eu nem conheço o Luiz mas já gosto dele. Fui apresentada ao rapaz num quarto de hospital público durante uma visita. Mas ele já não estava lá. Tinha ido embora há poucas horas, após passar uma semana cuidando do irmão durante uma convalescença. Pena que nunca vou conhecê-lo. Mas sua história, contada por todos que ali estavam, ficará para sempre guardada como um aviso: Quer ser lembrado? Cometa bondades.

O fato é que Luiz é um verdadeiro anjo. Pouco a pouco, as histórias contadas por pacientes e acompanhantes foram tomando forma. Fui me apaixonando por Luiz. Soube que ele não economizava em afeto ou trabalho. Quando um paciente saía do leito para tomar banho, retornava com os lençóis arrumados por ele. Para quem não se alimentava sozinho, Luiz dava a comida na boca. Uma volta no corredor? Luiz estava a postos para carregar o soro. Além de tudo, contava histórias divertidas do interior de Goiás, animava os mais tristes e sorria sem parar.

Sua saída, na manhã em que visitei aquele quarto, deixou uma lembrança tão viva que a cada minuto alguém dizia:" Ah, se Luiz estivesse aqui, diria ....", "A essa altura Luiz está chegando em casa", "Quanta falta faz o Luiz...". E havia tão poucas horas que partira. Estavam todos desolados.

Então, sem mais nem menos, comecei a sentir uma enorme saudade do Luiz. Percebi que estava conhecendo um ser humano de qualidades superiores, reconhecido por todos por sua humildade, simpatia, bondade e carinho desinteressados. Eu nunca o vira, mas já o admirava como a uma personalidade histórica e importante. De repente, enquanto continuavam a falar do Luiz, os olhos de cada um foram se enchendo d'água, ao darem-se conta de que nunca mais o veriam. Saí daquele quarto transformada e com a certeza de que se achamos que a bondade está distante de nós e circunscrita a espíritos superiores, como Madre Tereza ou Irmã Dulce, estamos perdendo valiosas oportunidades de conhecer verdadeiros anjos que nos cercam de carinho e cuidados. Quantos "Luiz" você já conheceu em sua vida, mas que um olhar apressado te impediu de perceber as qualidades?

Mas a lição daquela tarde vai além: sem o sentimento de amor no coração, é impossível reconhecer um anjo quando nos deparamos com ele. Para uma alma destreinada, Luiz poderia ser um aproveitador enrustido, um caridoso de mentira, uma consciência culpada tentando se redimir ou sabe-se lá qual outra interpretação poderia haver de suas atitudes. Para todos daquele quarto, no entanto, o desconhecido Luiz era apenas um homem simples, cuidando do irmão doente, que tinha tempo e vontade para auxiliar quem precisasse ao seu redor. E suas pequenas atitudes de zelo e amor desinteressado lhe renderam não só reconhecimento, mas a energia positiva e o sentimento de gratidão de todos os seus beneficiados.

Que possamos desarmar nossos corações para a bondade alheia que se revela em mínimos gestos no cotidiano e saibamos reconhecer quando vemos um Luiz, usando-o como um espelho para nosso comportamento, gerando um ciclo virtuoso de afeto, alegria, admiração e bem-querença. Só assim seremos lembrados da maneira que nos torna verdadeiramente eternos aos olhos de quem quer que seja, até de quem nunca nos conheceu.

ANA CRISTINA SAMPAIO
A educação dos sentimentos é a maior transformação que podemos almejar. O esforço pessoal nesta jornada é menos penoso se nos cercamos de boas leituras e amizades. Compartilho com vocês minhas reflexões para juntos plantarmos consciência..


http://obviousmag.org/reforma_intima/2016/quer-ser-lembrado-cometa-bondades.html#ixzz4ArrtFbxY 

0 comentários

Postar um comentário

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Patrono

Patrono

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Todos os nossos textos, abaixo, estão licenciados no Creatve Commons.
Tecnologia do Blogger.