Saber-Literário

Diário Literário Online

“O problema foi ousar questionar o Deus do petismo”, diz Janaína Paschoal

Advogada que pediu impeachment diz que virilizou porque enfrentou o ex-presidente Lula
são paulo - Agência O Globo  

Janaína Paschoal durante depoimento à CPI: adoração dos defensores do impeachment. Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Os cabelos estavam presos e a camisa amarela alinhada, até que o discurso da jurista Janaína Paschoal começasse na última segunda-feira (4) à noite, na Faculdade de Direito da USP. A uma plateia de alunos que a chamavam de “Janalinda” e disputavam selfies com ela, a advogada, de 41 anos, defendeu exaltada a saída da presidente Dilma Rousseff. Girando no ar uma bandeira do Brasil, disse que o país não é uma “República de Cobras”, em referência ao discurso em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se comparou a uma jararaca. Os cabelos voavam, enquanto ela dava socos no ar, pontuando seu inflamado discurso.

“Foi uma exaltação cívica. Ela tem temperamento explosivo, mas é lúcida e não entra em canoa furada”, definiu o jurista Hélio Bicudo, presente ao ato e que também assina o pedido de impeachment da presidente.

O discurso de Janaína foi convertido em piada e memes de internet. Em sua página no Facebook, o escritor Fernando Morais, defensor do governo, disse que Janaína “está urgentemente precisada de um exorcista e um vidro de xampu. Não necessariamente nessa ordem”. Petistas sugeriram que, dado o tom político da advogada, Janaína será candidata a deputada federal em 2018.

 “Esses petistas vão quebrar a cara, ela é forte, não se encanta com holofotes. Não é e nem vai ser uma personalidade pública. É apenas uma mulher movida por causas”, disse o preocupado pai de Janaína, Ricardo Paschoal.

No fim do ano passado, Janaína, a mais velha dos quatro filhos de Paschoal, convocou uma reunião familiar para dizer que estava disposta a encabeçar o pedido de impedimento da presidente. “Fomos contra, temos medo de retaliação. Mas, depois, ela me disse que era mesmo o que queria. O que posso fazer? Ela tem 41 anos”, disse Paschoal, frisando que a advogada toma cuidado para não descer do carro quando leva os filhos de 12 e 8 anos à escola. A família teme que as crianças sejam alvo de agressão.

Com duas irmãs, Janaína comanda um bem-sucedido escritório de Direito Penal econômico nos Jardins, área nobre de São Paulo. Ela se recusa a atender estupradores e traficantes. No site do escritório, define sua atuação: “sua aflição será nossa aflição”. “É a melhor advogada do Brasil, me defende há 15 anos e nunca perdemos. Quando entra numa história, é para ganhar”, diz o socialite Chiquinho Scarpa.

Na terça-feira (5), porém, durante julgamento em Brasília, Janaína não salvou seu cliente, o procurador da República Douglas Kirchner, da demissão pelo Conselho Nacional do Ministério Público. Kirchner é acusado de espancar a ex-mulher.

Além de advogar, Janaína é professora de Direito Penal na USP, faculdade onde obteve o doutorado, sob orientação do jurista tucano Miguel Reale Júnior, que também assina o pedido de impeachment.

Na USP, quando fazia a graduação, ajudou a organizar atos pelo impeachment do então presidente Fernando Collor, em 1992: pintou o rosto para sair às ruas. Como professora, é descrita como “boa e assídua, acima da média”. “Ela nunca expressou nenhuma preferência política nem citava Deus nas aulas”, diz uma ex-aluna.

Janaína, que afirma ser espírita, têm atribuído a forças superiores o fato de ter conhecido Bicudo. Em seu discurso, afirmou que “Deus manda uma legião para cortar as asas da cobra”, em referência a Lula. Ela submeteu o pedido de impeachment a um padre amigo da família. “Demoniza-se tanto quem fala em Deus, mas estão matando Deus e colocando o dinheiro, o poder e um, ou alguns homens, no lugar”, disse, sobre a repercussão de seu discurso e completou:

“Admitem que se acuse Dilma, mas Lula é intocável! O problema foi ousar questionar o Deus do petismo”.

Fonte: Gazeta do Povo / Yahoo Notícias



0 comentários

Postar um comentário

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Patrono

Patrono

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Todos os nossos textos, abaixo, estão licenciados no Creatve Commons.
Tecnologia do Blogger.