Saber-Literário

Diário Literário Online

Entusiasmo com a Excelência Por Robert Tamasy

Postado por Rilvan Batista de Santana 28/06/2016

Entusiasmo com a Excelência
Por Robert Tamasy

Uma das coisas agradáveis da vida é ser beneficiado por um trabalho bem feito. Recentemente tivemos diversos trabalhadores empenhados em projetos de melhorias em nossa casa. Entre eles, um especialista em cerâmica para o banheiro, um carpinteiro, pintores, serviço de poda de árvores e fragmentador de tocos. Em quase todos os casos, o serviço deles foi excelente e eu não hesitaria em contratá-los novamente em caso de necessidade.
 
Esses trabalhadores tinham diversas características em comum.  Tinham orgulho de seu trabalho, desempenhando-o com alto grau de qualidade. Eram meticulosos, atentos a detalhes importantes. Sempre eram pontuais na chegada para o trabalho. Eram amigáveis. E faziam questão de deixar tudo limpo depois de fazer o serviço, mesmo que o projeto se estendesse até o dia seguinte. Eles deixavam tudo limpo e organizado como estava quando chegaram. 

Penso que todos nós admiramos e apreciamos tal diligência.  Entretanto, muitas pessoas parecem satisfeitas com o “razoável”, fazendo o mínimo possível para desempenhar suas atribuições ou compromissos. O orgulho por uma tarefa bem feita tem se tornado cada vez mais raro. Por isso, provavelmente, parece ser digno de nota quando é exibido no ambiente de trabalho. 

Desde o início da criação excelência tem sido uma marca distintiva, um atributo de Deus que tem sido transmitido a todos os que foram feitos “à Sua imagem”. Depois de cada dia da criação, relatada em Gênesis 1, nos foi dito: “E Deus viu que o que havia feito era bom.”  De igual modo, apesar de nossas imperfeições humanas, devemos ser capazes de olhar para trás para o nosso próprio trabalho e “ver que o que foi feito é bom”. Aqui estão algumas observações práticas extraídas da Bíblia sobre a qualidade de nosso trabalho: 

Fomos equipados para realizar boas obras. Quando somos confrontados por um trabalho desafiador, enfrentamos a tentação de dar uma desculpa: “Não posso” ou “Não estou à altura dessa tarefa”.  Entretanto, as Escrituras ensinam que Deus não pedirá que nós façamos alguma coisa para a qual Ele já não nos tenha dado a capacidade de realizar – juntamente com Sua força. “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.” (Efésios 2:10). 

O bom trabalho será reconhecido. A satisfação de realizar um trabalho com excelência deveria ser, por si só, uma recompensa. Mas também podemos ter a certeza de que nossa diligência e a qualidade do trabalho não deixarão de ser notadas. “Você já observou um homem habilidoso em seu trabalho? Será promovido ao serviço real;  não trabalhará para gente obscura.” (Provérbios 22:29). 

O bom trabalho eleva o nosso valor. Como um amigo meu sempre diz: “Para ganhar mais, você precisa merecer mais.”   Excelência e dedicação para realizar um bom trabalho nos tornam mais valiosos para nossas empresas, empregadores atuais e futuros, e para nossos clientes. Enquanto trabalhadores desmotivados e  descuidados se queixam por não receberem aumentos de salários e promoções,  o trabalho feito com excelência geralmente nos impelirá para posições de maior responsabilidade, mais autoridade e maiores compensações. “As mãos diligentes governarão, mas os preguiçosos acabarão escravos.”  (Provérbios 12:24). 

O bom trabalho deve ser constante. Tornar-se reconhecido como um trabalhador de excelência deve ser uma busca constante.  “Plante de manhã a sua semente, e mesmo ao entardecer não deixe as suas mãos ficarem à toa, pois você não sabe o que acontecerá, se esta ou aquela produzirá, ou se as duas serão igualmente boas.” (Eclesiastes 11:6). 

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Você se lembra de recentemente ter sido beneficiado por um trabalho de alta qualidade realizado por outra pessoa? O que no trabalho ou na forma como foi feito impressionou você?
2. O quanto é prioritário para você realizar o seu trabalho com excelência? Explique sua resposta.
3. Por que, em sua opinião, excelência no trabalho parece ser mais a exceção do que a regra nos dias atuais? Você concorda com essa afirmação? Por quê?
4. O que você pode fazer para ser conhecido – se já não o é – como uma pessoa que se esforça pela excelência em seu trabalho? O que o motivaria a buscar esse objetivo?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Mateus 5:16; Provérbios 27:18; Eclesiastes 3:1-8, 9-12; 12:13-14; II Timóteo 3:16-17.  

Próxima semana tem mais!

MsC. Jean Luiz Correia Baraúna
Baraúna Consultoria Contábil
Contato: (73) 3613-7771/99133-1845/98869-3561/99949-7771
Medite: “Pais Que Levam Seus Filhos à Igreja, Não Vão Buscá-los na Cadeia”

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Tecnologia do Blogger.