Saber-Literário

Diário Literário Online

Entusiasmo com a Excelência Por Robert Tamasy

Postado por Rilvan Batista de Santana 28/06/2016

Entusiasmo com a Excelência
Por Robert Tamasy

Uma das coisas agradáveis da vida é ser beneficiado por um trabalho bem feito. Recentemente tivemos diversos trabalhadores empenhados em projetos de melhorias em nossa casa. Entre eles, um especialista em cerâmica para o banheiro, um carpinteiro, pintores, serviço de poda de árvores e fragmentador de tocos. Em quase todos os casos, o serviço deles foi excelente e eu não hesitaria em contratá-los novamente em caso de necessidade.
 
Esses trabalhadores tinham diversas características em comum.  Tinham orgulho de seu trabalho, desempenhando-o com alto grau de qualidade. Eram meticulosos, atentos a detalhes importantes. Sempre eram pontuais na chegada para o trabalho. Eram amigáveis. E faziam questão de deixar tudo limpo depois de fazer o serviço, mesmo que o projeto se estendesse até o dia seguinte. Eles deixavam tudo limpo e organizado como estava quando chegaram. 

Penso que todos nós admiramos e apreciamos tal diligência.  Entretanto, muitas pessoas parecem satisfeitas com o “razoável”, fazendo o mínimo possível para desempenhar suas atribuições ou compromissos. O orgulho por uma tarefa bem feita tem se tornado cada vez mais raro. Por isso, provavelmente, parece ser digno de nota quando é exibido no ambiente de trabalho. 

Desde o início da criação excelência tem sido uma marca distintiva, um atributo de Deus que tem sido transmitido a todos os que foram feitos “à Sua imagem”. Depois de cada dia da criação, relatada em Gênesis 1, nos foi dito: “E Deus viu que o que havia feito era bom.”  De igual modo, apesar de nossas imperfeições humanas, devemos ser capazes de olhar para trás para o nosso próprio trabalho e “ver que o que foi feito é bom”. Aqui estão algumas observações práticas extraídas da Bíblia sobre a qualidade de nosso trabalho: 

Fomos equipados para realizar boas obras. Quando somos confrontados por um trabalho desafiador, enfrentamos a tentação de dar uma desculpa: “Não posso” ou “Não estou à altura dessa tarefa”.  Entretanto, as Escrituras ensinam que Deus não pedirá que nós façamos alguma coisa para a qual Ele já não nos tenha dado a capacidade de realizar – juntamente com Sua força. “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.” (Efésios 2:10). 

O bom trabalho será reconhecido. A satisfação de realizar um trabalho com excelência deveria ser, por si só, uma recompensa. Mas também podemos ter a certeza de que nossa diligência e a qualidade do trabalho não deixarão de ser notadas. “Você já observou um homem habilidoso em seu trabalho? Será promovido ao serviço real;  não trabalhará para gente obscura.” (Provérbios 22:29). 

O bom trabalho eleva o nosso valor. Como um amigo meu sempre diz: “Para ganhar mais, você precisa merecer mais.”   Excelência e dedicação para realizar um bom trabalho nos tornam mais valiosos para nossas empresas, empregadores atuais e futuros, e para nossos clientes. Enquanto trabalhadores desmotivados e  descuidados se queixam por não receberem aumentos de salários e promoções,  o trabalho feito com excelência geralmente nos impelirá para posições de maior responsabilidade, mais autoridade e maiores compensações. “As mãos diligentes governarão, mas os preguiçosos acabarão escravos.”  (Provérbios 12:24). 

O bom trabalho deve ser constante. Tornar-se reconhecido como um trabalhador de excelência deve ser uma busca constante.  “Plante de manhã a sua semente, e mesmo ao entardecer não deixe as suas mãos ficarem à toa, pois você não sabe o que acontecerá, se esta ou aquela produzirá, ou se as duas serão igualmente boas.” (Eclesiastes 11:6). 

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Você se lembra de recentemente ter sido beneficiado por um trabalho de alta qualidade realizado por outra pessoa? O que no trabalho ou na forma como foi feito impressionou você?
2. O quanto é prioritário para você realizar o seu trabalho com excelência? Explique sua resposta.
3. Por que, em sua opinião, excelência no trabalho parece ser mais a exceção do que a regra nos dias atuais? Você concorda com essa afirmação? Por quê?
4. O que você pode fazer para ser conhecido – se já não o é – como uma pessoa que se esforça pela excelência em seu trabalho? O que o motivaria a buscar esse objetivo?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Mateus 5:16; Provérbios 27:18; Eclesiastes 3:1-8, 9-12; 12:13-14; II Timóteo 3:16-17.  

Próxima semana tem mais!

MsC. Jean Luiz Correia Baraúna
Baraúna Consultoria Contábil
Contato: (73) 3613-7771/99133-1845/98869-3561/99949-7771
Medite: “Pais Que Levam Seus Filhos à Igreja, Não Vão Buscá-los na Cadeia”

0 comentários

Postar um comentário

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Patrono

Patrono

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Todos os nossos textos, abaixo, estão licenciados no Creatve Commons.
Tecnologia do Blogger.