Saber-Literário

Diário Literário Online

Propaganda: Aroma Agradável ou Cheiro Ruim? Por Rick Boxx

Postado por Rilvan Batista de Santana 17/05/2016

Propaganda: Aroma Agradável ou Cheiro Ruim?
Por Rick Boxx

O consumidor típico parece manter um alto nível de ceticismo em relação à propaganda. De acordo com os resultados de um estudo publicado em um website de marketing, mais de três em cada quatro consumidores – mais de 75% - acreditam que a maior parte das afirmações de um anúncio, não importa qual a mídia de comunicação utilizada, são exageradas ou intencionalmente enganosas. 

Os homens e mulheres pesquisados também identificaram as cinco áreas em que eles menos confiam: perda de peso, artigos de beleza, bebidas alcoólicas, serviços financeiros e automotivos, nesta ordem.   Assim, quando ouvimos ou vemos comerciais no rádio ou na tevê, ou quando lemos jornais, revistas ou nos anúncios on line de produtos nestas áreas, é mais do que provável que cheguemos à conclusão: “Não acredito nisso.”

No mundo profissional e empresarial um de nossos desafios é vender nossas organizações, bem como os produtos ou serviços que oferecemos. Compreensivelmente, neste processo, desejamos fazer o que pudermos para persuadir o comprador em potencial a experimentar o que temos para oferecer. Entretanto, no entusiasmo de tentarmos conseguir isso, podemos facilmente cair na armadilha de distorcer a verdade e enganar os clientes em benefício das vendas. 

Para aqueles entre nós que professam seguir a Jesus Cristo, esse tipo de engano é muito problemático. Ele diminui a imagem que tentamos construir de embaixadores genuínos e sinceros de Cristo – Seus representantes no mercado de trabalho. Isso ainda enfraquece nossa eficácia evangelística. Por que alguém levaria a sério nosso esforço para transmitir a verdade e a realidade de Jesus se não puder nem mesmo acreditar no que dizemos a respeito dos produtos e serviços palpáveis que nossas companhias fornecem?

Pense nisso da seguinte maneira: Quando você entra em um ambiente e é saudado por um aroma agradável, como isso faz você se sentir? Faz com que você deseje permanecer ali por mais tempo? E quanto a entrar em um ambiente repleto de um cheiro desagradável? Você quer sair dali o mais rápido possível, certo? É interessante saber que a Bíblia aborda isso de forma muito específica. 

O nosso “aroma” é agradável ou repulsivo? No Novo Testamento, II Coríntios 2:15 ensina que, quer estejamos cientes disso ou não, apresentamos um “aroma” a todos que encontramos: “Porque para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo.” Pense em você entrando em uma cafeteria e sendo recepcionado por agradáveis aromas de café, ou então em uma floricultura onde as delicadas fragrâncias de flores chamam sua atenção. Como seguidores de Cristo, devemos nos esforçar para exercermos o mesmo impacto naqueles com quem trabalhamos e encontramos todos os dias no ambiente de trabalho.

Nossa “essência” não fará sentido para alguns. Certamente existem aqueles que se sentem ofendidos pela simples menção a Jesus Cristo.  Isso não é problema nosso. Porém, quando interagimos com as pessoas e elas descobrem que somos Seus seguidores, devemos tentar deixar uma impressão favorável. “...Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias.” (I Pedro 3:15-16). 

Para sermos embaixadores de Cristo eficientes precisamos lembrar que até nossos anúncios de negócios podem servir para produzir o aroma de Cristo. Eles representam os valores que abraçamos e em que confiamos. 

Perguntas para Reflexão ou Discussão  

1.   Por que você acha que muitos consumidores são céticos a respeito do conteúdo e declarações dos anúncios?
2.   Buscando persuadir alguém a comprar o produto ou serviço que fornece, você já se sentiu tentado a exagerar seus méritos?  Você já foi “vitimado” por um anúncio enganoso?  Como se sentiu?
3.   Que ligação você acredita que existe ou deveria existir entre a fé que temos em Cristo e a forma como representamos os produtos e serviços que oferecemos por meio de anúncios, sejam eles impressos, veiculados pela mídia ou através da Internet?
4.   Como você reage à ideia de ser um “embaixador de Cristo” – de andar, falar, anunciar, de forma positiva ou negativa, por Ele?  Explique sua resposta.

Nota:  Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos Levítico 3:16; Números 15:13; 28:27; Isaías 3:18-24; João 12:3; Colossenses 4:5-6.

Próxima semana tem mais!


MsC. Jean Luiz Correia Baraúna
Baraúna Consultoria Contábil
Contato: (73) 3613-7771/99133-1845/98869-3561/99949-7771
Medite: “Pais Que Levam Seus Filhos à Igreja, Não Vão Buscá-los na Cadeia”

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.