Saber-Literário

Diário Literário Online

O MAL DE TODOS OS SÉCULOS - Viviane Franco

Postado por Rilvan Batista de Santana 04/05/2016

O MAL DE TODOS OS SÉCULOS

publicado em artes e ideias por Viviane Franco

Gostaria de entender como pensam os suicidas e porquê chegam ao extremo de tirar a própria vida? A literatura pode ajudar. E muito!

 Depois da morte do ator norte-americano Robin Williams, em 2014, muitos foram os artigos que surgiram sobre o tema do suicídio e da depressão e, muita gente, felizmente, tem procurado se informar sobre o assunto. Sem dúvida, informar-se e abandonar a ignorância é a melhor forma de entender e prevenir o problema.

E, claro, a literatura, por tratar-se de uma pormenorizada forma de expressão humana, nos traz uma rica fonte de conhecimento sobre o assunto.
´
Muitos poetas, ouso dizer, os melhores, pagam um alto preço por sua genialidade. Especialmente aqueles que tratam da alma, da beleza da subjetividade. A eles, é exigida uma sofrida sensibilidade à vida, uma percepção intensa dos sentimentos. É preciso entregar-se ao sentir, submeter-se à completude as emoções. Não é permitido anestesiar-se, fugir, amenizar as paixões. Assim ocorre com muitos artistas.

Muitas vezes, a própria arte é canalizadora dessa sensibilidade, tornando tudo mais suportável, no entanto, não menos sofrido. Muitos poetas suicidaram-se na arte para sobreviver à realidade. Outros, nem mesmo assim, conseguiram suportar a dor.


Álvaro de Campos, um dos heterônimos de Fernando Pessoa, presenteia-nos com muitos poemas sobre viver "sentindo" com tanta intensidade. Abaixo, um trecho do poema "A melhor maneira de  Viajar é sentir":

Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir./ Sentir tudo de todas as maneiras./ Sentir tudo excessivamente,/ Porque todas as coisas são, em verdade, excessivas/ E toda a realidade é um excesso, uma violência,/ Uma alucinação extraordinariamente nítida/ Que vivemos todos em comum com a fúria das almas,/ O centro para onde tendem as estranhas forças centrífugas/ Que são as psiques humanas no seu acordo de sentidos.

O mesmo autor, em outro poema (Cansaço), exprime o quanto é difícil essa sensibilidade:

A subtileza das sensações inúteis,/ As paixões violentas por coisa nenhuma,/ Os amores intensos por o suposto em alguém,/ Essas coisas todas —/ Essas e o que falta nelas eternamente —; / Tudo isso faz um cansaço, / Este cansaço, / Cansaço.

Goethe, em seu grande "Os sofrimentos do Jovem Werther", trouxe o suicídio à tona, causando, diz a lenda, uma epidemia de suicídio na Europa. Muitos jovens românticos viram-se representados pelo personagem principal da história. É preciso saber lidar com a sensibilidade. Não com o anestesiamento e alienação às questões da alma, próprios dos dias atuais e, sim, com uma compreensão melhor sobre o assunto.

Já é consenso que a sensibilidade artística é uma característica de muitos gênios suicidas. É preciso que se discuta este tema no campo da saúde mental. Como evitar que tal sensibilidade acabe em suicídio, quando arte sacrifica o artista? E mais do que isso, é preciso encontrar na literatura e nas artes em geral, material para estudos sobre o suicídio. O assunto é tabu para grande parte a sociedade, que reage, muitas vezes, de forma violenta e acusatória por não entender o que sente o suicida. É preciso abrir mão da ignorância.

Para mais sobre o tema, sugiro: O filme "A loja dos suicídios":

O poema "Se te queres matar", de Álvaro de Campos.





VIVIANE FRANCO

Formada em Letras/Italiano e Pós-Graduanda em Tradução, sou apaixonada por Literatura, música, cinema, psicanálise e toda a forma de arte que salva almas..







Fonte:  http://lounge.obviousmag.org/notas_do_subterraneo/2014/08/o-mal-de-todos-os-seculos.html

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.