Saber-Literário

Diário Literário Online

Carta de Rilvan Santana em ocasião da posse da nova diretoria da ALITA

Postado por Rilvan Batista de Santana 18/05/2016

Carta de Rilvan Santana em ocasião da posse da nova diretoria da ALITA
Carta de Rilvan Santa em ocasião da posse da nova diretoria da ALITA


Senhores confrades e digníssimas confreiras:

No dia 20 de abril de 2011, registrei no “Saber-Literário” o nascimento da ALITA:
“ALITA foi parida, veio à luz, numa das salas da FICC, às 9:00h, no dia 19 do mês de abril do ano cristão de 2011, e, acalentada nos braços dos preclaros Cyro de Mattos, Dinalva Melo, Ruy Póvoas, Antônio Laranjeira Barbosa, Marcos Bandeira, Geny Xavier e outras mulheres e homens de expressão literária da terra do cacau.

Este “escrevinhador”, o segundo filho de dona Leonor, também, estava lá, não com a mesma competência obstétrica dos demais confrades, mas com o mesmo desejo de vê-la nascer com saúde para daqui alguns anos, ela perambule e troque ideias com suas irmãs gêmeas neste país de Drummond, Cora Coralina, Aluísio de Azevedo, Adonias Filho, Amado Jorge (perdoe-me o trocadilho), João Ubaldo Ribeiro, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Guimarães Rosa e o mulato Lima Barreto, dentre outros, e, o nosso mais louvado escritor, jornalista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, poeta e crítico literário, o mulato, Joaquim Maria Machado de Assis de registro de nascimento e “Machado de Assis” para o povão”.

Hoje, estamos aqui para posse de mais uma diretoria sob a batuta da competente confreira Sônia Carvalho de Almeida Maron, coadjuvada pelo brilhante professor Ruy do Carmo Póvoas, intelectuais de escol da nossa terra do cacau, que dispensam loas e comentários airosos, pois fazem parte dos homens e mulheres que dignificam a história deste pedaço da Bahia e do Brasil.
Porém, urge a necessidade desta nova diretoria implementar algumas ações para que a nossa academia cumpra o papel que lhe foi destinado: salvaguardar a memória cultural do passado e promover novos valores morais e intelectuais no presente, para isto, a condição sine qua non, é que tenha autonomia financeira, que seja reconhecida de utilidade pública e tenha sede própria, sem estes suportes primários, a ALITA irá capengar sempre e jamais andará com desenvoltura.
Não é urgente, mas não é menos importante, completar a quantidade de membros da ALITA de acordo o modelo Francês (40 membros efetivos, afora os correspondentes), não por indicação, oferecido, de bandeja, porque “Laranja madura na beira da estrada Tá bichada Zé ou tem marimbondo no pé”, mas através de edital veiculado pela mídia, em que os postulantes passem pelo crivo desta diretoria e se escolha aquele que preenche todos os requisitos.
Saber agregar faz a diferença do administrador, se o gestor de qualquer entidade ou empresa não souber administrar os conflitos dos seus membros, suas divergências e os egos inflados, sua administração estará sujeita ao fracasso, portanto, a chave do sucesso de uma administração é saber juntar os diferentes e diminuir as dissensões.
Com as bênçãos de Deus, desejo que esta diretoria faça um bom trabalho, cada diretor desempenhe com eficácia sua função para qual foi eleito, é sabido que alguns cargos existem, só no papel, mas para o homem arrojado, empreendedor, a ideia é que conta.

Rilvan Batista de Santana

Itabuna, 15 de maio de 2015.
Rilvan Santana
Enviado por Rilvan Santana em 18/05/2015
Código do texto: T5245831
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.