Saber-Literário

Diário Literário Online

Ações Falam Mais Alto Que Palavras Por Robert Tamasy

Postado por Rilvan Batista de Santana 10/05/2016

Ações Falam Mais Alto Que Palavras
Por Robert Tamasy

Vivemos em um mundo no qual líderes proeminentes de todas as áreas de empreendimento fazem promessas barulhentas e apressadas. Eles nos dizem o que queremos ouvir e presumem que assim ganham nossa confiança. Infelizmente, com demasiada frequência, as palavras não são seguidas pelo nível de desempenho que somos levados a esperar.

O adágio “Ações falam mais alto que palavras” permanece verdadeiro. Bob Doll, chefe de estratégia de capital de uma firma de gerenciamento de ativos, expressou isso da seguinte forma: “Você constrói o seu testemunho quando é o melhor naquilo que faz, sua ocupação e vocação, e é o melhor na forma como faz isso...como trata as pessoas, suas ações e atitudes.” 

Recentemente tivemos diversos projetos de reforma em nossa casa. Os homens que faziam o trabalho – um pintor, um encanador e o empreiteiro – foram todos altamente recomendados. Graças a Deus, as indicações que recebemos sobre a qualidade de suas habilidades foram confirmadas.  Eles claramente tinham orgulho de seu trabalho e nós ficamos satisfeitos com as mudanças que fizeram. 

Para aqueles entre nós que reivindicam ser seguidores de Jesus Cristo, isso deveria também ser sempre verdadeiro. O Deus que servimos criou com excelência o mundo que nos cerca e tudo o que vemos. Como pessoas criadas à Sua imagem (Gênesis 1:26), uma das formas de demonstrarmos isso é através da qualidade do nosso trabalho, seja ele qual for. Ao servirmos como “embaixadores no mercado de trabalho”, como o CBMC gosta de dizer, o que as pessoas com as quais trabalhamos todos os dias veem em nós pode facilmente influenciar suas atitudes em relação a Cristo. Aqui estão algumas coisas que a Bíblia diz sobre a forma de comunicarmos nossa fé aos outros não apenas através das palavras que proferimos, mas, talvez mais poderosamente ainda, através das ações que adotamos. 

Reconhecer para Quem estamos trabalhando.  Geralmente nossa atitude no trabalho é: se pudermos satisfazer nosso supervisor imediato, já é o suficiente. Os seguidores de Jesus, porém, têm um padrão mais elevado: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.” (Colossenses 3:23-24). 

Trabalhar para os outros como gostaria que trabalhassem para você. Quando estamos no papel de cliente, esperamos que as pessoas que nos fornecem produtos ou serviços nos deem o seu melhor. Do mesmo modo, quando realizamos um trabalho para outra pessoa – seja para aqueles a quem nos reportamos, nossos colegas, clientes ou a companhia como um todo, temos a obrigação de oferecer-lhes o nosso melhor. “Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam;...” (Mateus 7:12). 

Saber que o bom trabalho será reconhecido. Olhando a nossa volta, vemos que muitas pessoas parecem satisfeitas em fazer o mínimo possível no trabalho, o suficiente para manter seu emprego, mas nada que requeira um esforço intenso.  Nesse ambiente, o trabalho consistente e dedicado não pode deixar de ser notado. “Você já observou um homem habilidoso em seu trabalho? Será promovido ao serviço real; não trabalhará para gente obscura.” (Provérbios 22:29). 

Demonstrar que nosso trabalho é tão bom quanto nossas palavras. A palavra nos faz muitas promessas vazias, que nunca serão realizadas. Ser alguém que mantém suas promessas – buscando mesmo exceder as expectativas sempre que possível – vai construir uma sólida reputação, e jamais haverá falta de trabalho no futuro. “Todo trabalho árduo traz proveito, mas o só falar leva à pobreza.” (Provérbios 14:23). 

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Você concorda com o ditado “Ações falam mais alto que palavras”? Você pode citar um exemplo de quando as ações contradisseram o que tinha sido prometido ou traíram o que reivindicavam crer? 

2. Como o que fazemos e a forma como o fazemos afeta o nosso testemunho como embaixadores de Cristo – Seus representantes – no mercado de trabalho?

3. O que significa trabalhar com excelência?

4. Você já teve o seu trabalho abertamente reconhecido e recompensado? E alguma vez seu trabalho já ficou abaixo do padrão, com o seu conhecimento, e outra pessoa chamou sua atenção para isso? Compare como se sentiu em ambas as ocasiões. 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Eclesiastes 2:24-25; Colossenses 3:17; Efésios 2:10; II Timóteo 3:16-17. 

Próxima semana tem mais!

MsC. Jean Luiz Correia Baraúna
Baraúna Consultoria Contábil
Contato: (73) 3613-7771/99133-1845/98869-3561/99949-7771
Medite: “Pais Que Levam Seus Filhos à Igreja, Não Vão Buscá-los na Cadeia”

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Tecnologia do Blogger.