Saber-Literário

Diário Literário Online

12 Motivos Saudáveis Para Você Tomar Café Todos os Dias!

Postado por Rilvan Batista de Santana 23/05/2016

12 Motivos Saudáveis Para Você Tomar Café Todos os Dias!

Graças ao seu delicioso aroma e sabor, o café é uma das grandes paixões nacionais. É a segunda bebida mais consumida no Brasil perdendo apenas para a água, além de ser a opção preferida logo pela manhã. Além de muito gostoso, o café pode trazer grandes benefícios à sua saúde, pois tem bons nutrientes e antioxidantes. E o que é ainda melhor: estudos comprovaram que quem consume a bebida tem menos riscos de desenvolver algumas doenças mais graves.

Veja agora 12 grandes motivos para tomar uma saborosa xícara de café todos os dias:

 1) Um estudo científico realizado em 2006 por pesquisadores americanos comprovou que 125 mil pessoas de 22 anos que bebiam ao menos uma xícara de café por dia tinham menos riscos de desenvolver cirrose - uma doença autoimune desencadeada pelo consumo excessivo de álcool, e que pode levar ao câncer e até mesmo perder totalmente o órgão, pois pode parar de funcionar. Outros estudos mostraram que tomar café regularmente (4 ou mais xícaras por dia) pode ajudar a prevenir a DHGNA - Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica.

2) Isso vale para mulheres. Um estudo conduzido pela Bringham and Women's Hospital and Harvard Medical School, nos Estados Unidos, acompanhou um grupo de 112.897 pessoas, homens e mulheres, durante 20 anos. Eles descobriram que mulheres que bebiam mais de três xícaras de café por dia tinham menos chance de ter câncer de pele comparado às mulheres que não tomavam a bebida.

3) De acordo com um estudo da American Chemical Society, dos Estados Unidos, consumir café pode reduzir as chances de desenvolver diabetes tipo 2. Pesquisadores mostraram que pessoas que tomam quatro ou mais xícaras de café por dia podem reduzir esse risco em até 50 por cento.

4) Estudos feitos com pessoas acima de 65 anos pela University of South Florida e Universidade de Miami, nos Estados Unidos, comprovaram que pessoas com mais níveis de cafeína no sangue só foram desenvolver Alzheimer dois a quatro anos depois comparado àqueles que tinham baixos níveis de cafeína no organismo. O coautor do estudo, o neurocientista Dr. Chuanhai Cao, relatou que acredita firmemente que o consumo moderado de café pode mesmo reduzir os riscos de adquirir Alzheimer, ou retardar o surgimento da doença.


5) Uma das principais características do café é aumentar a nossa energia rapidamente. E além de dar esse empurrão na energia, o café pode nos deixar mais inteligentes. Segundo uma notícia publicada pela CNN, o café faz com que o cérebro funcione de forma mais rápida, efetiva e inteligente. Melhora o seu tempo de reação, ou seja, você responde mais rápido a estímulos externos, a sua vigilância, atenção e raciocínio lógico.

6) Em um estudo conduzido por pesquisadores sul-coreanos, participantes que consumiram entre três e cinco xícaras de café por dia tinham muito menos riscos e sintomas de desenvolver doenças cardíacas. No entanto, neste caso é preciso considerar a dieta diária, já que a alimentação dos coreanos é bastante diferente da brasileira.

7) Recentes estudos feitos pelo Institute of Environmental Medicine of Karolinska Instituet, na Suécia, comprovou que o consumo diários de quatro xícaras de café pode proteger o cérebro contra a surgimento de esclerose múltipla. Acredita-se que o café previne a inflamação neural, o que desenvolve a esclerose.

8) O consumo de café pode reduzir em até 26 por cento o surgimento de câncer colorretal. De acordo com um estudo da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, quanto maior o consumo, menores são os riscos de desenvolver esta doença.

9) Um estudo conduzido em 2005 na Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, mostrou que nenhum outro alimento tem tantos antioxidantes quanto o café. Frutas, legumes e vegetas, é claro, também têm antioxidantes, mas o organismo humano os absorve com mais facilidade ao consumir café.

10) Em 2012, o periódico científico Neurology, da Academia Americana de Neurologia, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas que consumiam café tinha menos riscos de desenvolver mal de Parkinson. Foi também mostrado que pode controlar o avanço da doença, no caso de que já a tem. O estudo, na época, estava em fase inicial.

11) Um estudo conduzido na Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, examinou cérebros de ratos que foram submetidos a situações de estresse devido à privação de sono. O estudo mostrou que o cérebro de ratos que sentiram o agradável aroma do café estava mais protegido contra o estresse.

12) Um estudo conduzido nos Estados Unidos pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, National Institutes of Health) comprovou que pessoas que tomam mais de quatro xícaras de café por dia tinham menores riscos de adquirir depressão. Isso acontece porque a bebida melhora o humor e o bem-estar. Ao que muitos acreditam que isso acontece devido à cafeína, na verdade são os antioxidantes da bebida que proporcionam este bem-estar.

Fonte: huffingtonpost.com | caffeineinformer.com



0 comentários

Postar um comentário

Este blog contribui para cultura e informação?

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

ALITA

DP

Tecnologia do Blogger.