Saber-Literário

Diário Literário Online

Palestra encerra exposição Mata Atlântica – Ciência e Arte

Postado por Rilvan Batista de Santana 23/04/2016

Palestra encerra exposição Mata Atlântica – Ciência e Arte


Neste sábado, 23 de abril, às 10h, o ilustrador Paulo Ormindo, a historiadora Lorelai Kury e a bióloga Magali Romero Sá debatem o Iluminismo luso-brasileiro, a Mata Atlântica e as coleções em jardins botânicos e suas representações em museus. A mesa redonda marca o encerramento da exposição de ilustração científica "Mata Atlântica - Ciência e Arte", que fica até domingo, dia 24 deste mês, no Museu do Meio Ambiente.

Paulo Ormindo é curador da exposição. Especialista em Ilustração Botânica pelo Royal Botanic Gardens, Kew - Inglaterra, e mestre em Ciência da Arte pela UFF, é professor do curso de Belas Artes da UFRRJ e professor convidado de Ilustração Botânica da Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Lorelai Kury é doutora em História e Civilização pela École des Hautes Études en Sciences Sociales. Professora da Casa de Oswaldo Cruz (COC-Fiocruz) e da UERJ, é também pesquisadora titular da

Fundação Oswaldo Cruz.
Magali Romero Sá, bióloga, doutora em História e Filosofia da Ciência pela University of Durham, é pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é Vice-Diretora de Pesquisa, Educação e Divulgação Científica da COC-Fiocruz.

Herbário Virtual Reflora amplia parcerias

O Herbário Virtual Reflora, inciativa do CNPq coordenada pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, já reúne 54 parceiros nacionais e sete instituições do exterior. A parceria com o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), garantiu, na segunda fase do projeto, a inclusão de 22 herbários brasileiros, que começam agora a receber equipamentos para digitalização de imagens e dados de seus acervos.
No exterior, o projeto agrega atualmente, além do herbário do Royal Botanic Gardens, Kew (Londres) e do Muséum National d'Histoire Naturelle de Paris, os herbários do Naturhistorisches Museum Wien, em Viena (Áustria) e do Naturhistoriska Riksmuseet, em Estocolmo (Suécia), e também do Missouri Botanical Garden, do New York Botanical Garden, e do Smithsonian (Washington), nos Estados Unidos.

Em abril de 2016, quatro bolsistas brasileiros chegaram ao Smithsonian para começar a digitalização de cerca de 200 mil amostras de plantas brasileiras que fazem parte do acervo daquela instituição. As bolsas são do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA, por intermédio do SiBBr. O HV-Reflora conta atualmente também com o apoio do Newton Fund/British Council, do Reino Unido, para dar continuidade à digitalização do acervo em Kew.

Iniciado em 2013, o HV-Reflora já digitalizou mais de 1,5 milhão de imagens de amostras de plantas brasileiras. Com o apoio do SiBBr, a previsão é chegar a 3 milhões até o final de 2017. Todo esse material está sendo integrado em uma base de dados acessível online, agilizando o trabalho dos botânicos dedicados ao conhecimento da flora brasileira.

Vem aí
29/4 a 1/5 – Exposição Orquídeas Olímpicas – o Jardim Botânico do Rio de Janeiro recebe a tradicional exposição e feira de orquídeas organizada pela OrquidaRio.

3/5 – Palestra sobre a nova Lei da Biodiversidade, com a professora Manuela da Silva (Fiocruz). Às 10h, no auditório da Escola Nacional de Botânica Tropical – ENBT. Entrada gratuita.

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

ALITA

DP

Tecnologia do Blogger.