Saber-Literário

Diário Literário Online

Palestra encerra exposição Mata Atlântica – Ciência e Arte

Postado por Rilvan Batista de Santana 23/04/2016

Palestra encerra exposição Mata Atlântica – Ciência e Arte


Neste sábado, 23 de abril, às 10h, o ilustrador Paulo Ormindo, a historiadora Lorelai Kury e a bióloga Magali Romero Sá debatem o Iluminismo luso-brasileiro, a Mata Atlântica e as coleções em jardins botânicos e suas representações em museus. A mesa redonda marca o encerramento da exposição de ilustração científica "Mata Atlântica - Ciência e Arte", que fica até domingo, dia 24 deste mês, no Museu do Meio Ambiente.

Paulo Ormindo é curador da exposição. Especialista em Ilustração Botânica pelo Royal Botanic Gardens, Kew - Inglaterra, e mestre em Ciência da Arte pela UFF, é professor do curso de Belas Artes da UFRRJ e professor convidado de Ilustração Botânica da Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Lorelai Kury é doutora em História e Civilização pela École des Hautes Études en Sciences Sociales. Professora da Casa de Oswaldo Cruz (COC-Fiocruz) e da UERJ, é também pesquisadora titular da

Fundação Oswaldo Cruz.
Magali Romero Sá, bióloga, doutora em História e Filosofia da Ciência pela University of Durham, é pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é Vice-Diretora de Pesquisa, Educação e Divulgação Científica da COC-Fiocruz.

Herbário Virtual Reflora amplia parcerias

O Herbário Virtual Reflora, inciativa do CNPq coordenada pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, já reúne 54 parceiros nacionais e sete instituições do exterior. A parceria com o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), garantiu, na segunda fase do projeto, a inclusão de 22 herbários brasileiros, que começam agora a receber equipamentos para digitalização de imagens e dados de seus acervos.
No exterior, o projeto agrega atualmente, além do herbário do Royal Botanic Gardens, Kew (Londres) e do Muséum National d'Histoire Naturelle de Paris, os herbários do Naturhistorisches Museum Wien, em Viena (Áustria) e do Naturhistoriska Riksmuseet, em Estocolmo (Suécia), e também do Missouri Botanical Garden, do New York Botanical Garden, e do Smithsonian (Washington), nos Estados Unidos.

Em abril de 2016, quatro bolsistas brasileiros chegaram ao Smithsonian para começar a digitalização de cerca de 200 mil amostras de plantas brasileiras que fazem parte do acervo daquela instituição. As bolsas são do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA, por intermédio do SiBBr. O HV-Reflora conta atualmente também com o apoio do Newton Fund/British Council, do Reino Unido, para dar continuidade à digitalização do acervo em Kew.

Iniciado em 2013, o HV-Reflora já digitalizou mais de 1,5 milhão de imagens de amostras de plantas brasileiras. Com o apoio do SiBBr, a previsão é chegar a 3 milhões até o final de 2017. Todo esse material está sendo integrado em uma base de dados acessível online, agilizando o trabalho dos botânicos dedicados ao conhecimento da flora brasileira.

Vem aí
29/4 a 1/5 – Exposição Orquídeas Olímpicas – o Jardim Botânico do Rio de Janeiro recebe a tradicional exposição e feira de orquídeas organizada pela OrquidaRio.

3/5 – Palestra sobre a nova Lei da Biodiversidade, com a professora Manuela da Silva (Fiocruz). Às 10h, no auditório da Escola Nacional de Botânica Tropical – ENBT. Entrada gratuita.

0 comentários

Postar um comentário

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Patrono

Patrono

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Todos os nossos textos, abaixo, estão licenciados no Creatve Commons.
Tecnologia do Blogger.