Saber-Literário

Diário Literário Online

Mudar para ser o mesmo

Postado por Rilvan Batista de Santana 14/04/2016

Mudar para ser o mesmo
Carlos Heitor Cony


O título desta crônica é uma citação do romance de Lampedusa, "Il Gattopardo", que teve brilhante adaptação para o cinema feita por Luchino Visconti, com um elenco internacional e, como pano de fundo, o plebiscito que anexou a Sicília ao Estado que Garibaldi estava unificando e criando: um novo país que seria a Itália que hoje conhecemos.

Evidente que houve muita contestação, brigas, revoltas, até mesmo a ameaça de guerra civil. Mas o personagem mais lúcido do romance diz uma das frases mais famosas da literatura e da política, colocando a questão no ângulo histórico que nos guia até hoje: "É preciso mudar para que tudo continue o mesmo".

Todos os países, desde a remota Antiguidade, passaram por isso. Mesmo as revoluções mais radicais e escoradas em princípios modernos e baseados na busca de uma sociedade mais justa e organizada politicamente, não escaparam do DNA daquele boneco de barro do qual foi feito o primeiro homem.

Este DNA não precisa nem merece pesquisa e interpretações, somente existe e marca a trajetória feita por homens. Às vezes se mistura com DNAs aparentemente contrários.

De tempos em tempos, os homens e regimes se matam, se esfolam, queimam cidades e livros, acreditando que estão preparando uma nova terra onde correrão o leite e o mel que nunca darão para todos.

Bonito e bem escrito editorial da nossa imprensa condena a dicotomia Dilma-Temer, propondo novas eleições que resolvam a dramática e até certo ponto hilariante crise que atravessamos.

A menos que sejamos invadidos por extraterrestres bem-intencionados e que todas as noites regressem ao estado gasoso, ou anjos que deem paz aos homens de boa vontade, aos quais não me incluo. Também não incluo Dilma, Lula, Dunga, Trump e o pessoal do Estado Islâmico.


Folha de São Paulo (RJ), 10/04/2016

0 comentários

Postar um comentário

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Patrono

Patrono

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Todos os nossos textos, abaixo, estão licenciados no Creatve Commons.
Tecnologia do Blogger.