Saber-Literário

Diário Literário Online

Sugestão salvadora Carlos Heitor Cony

Postado por Rilvan Batista de Santana 16/03/2016

Sugestão salvadora
Carlos Heitor Cony

O poeta João Cabral de Melo Neto, diplomata de carreira, passou sua vida profissional chateado porque não tinha tempo para fazer o que desejava: poesia. Mesmo assim, fez alguma coisa, não é favor considerá-lo um dos três maiores poetas da nossa época.

Sua obra é considerada definitiva, aqui e em outras partes do mundo. Mas Cabral vivia uma pequena amargura porque a diplomacia ocupava muitos espaços, embora tenha aproveitado sua missão na Espanha para produzir algumas obras-primas. Quando se aposentou, descobriu que tinha tempo demais. Continuou fazendo poesia, mas não era a mesma coisa. Produziu menos e o que produziu nem sempre o agradava.

Pulando do grande mestre para o cronista medíocre e cansado, uma das desculpas que ele dá –outros cronistas fazem o mesmo– é reclamar da falta de tempo e, sobretudo, da falta de assunto. Muitas vezes vivem a noite escura da alma, de que falava São Juan de la Cruz. A busca pelo assunto é a via dolorosa que termina num calvário.

Pois desta vez, pode faltar tudo na vida, arroz, feijão e pão, só não falta é assunto. Chega até ser chato, não aguento mais falar de Lula (preso ou solto), de dona Dilma (presidente ou ex-presidente), de toda uma fauna política, econômica e social.

Fugindo deste cardápio indigesto, resta o alienado prazer de assistir aos jogos do Barcelona. Afinal, poucas vezes os amantes do futebol podem admirar um trio atacante formado pelo argentino Messi, o uruguaio Suárez e o brasileiro Neymar. Três latino-americanos que dão honra e glória a uma desprezada região do globo terrestre.

Não dão apenas assunto para quem gosta de ver coisas boas. Se eu tivesse autoridade, sugeriria que dona Dilma, Lula, congressistas e cronistas esportivos vestissem a camisa do Barcelona e melhorassem a vida nacional.


Folha de São Paulo (RJ), ABL

0 comentários

Postar um comentário

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Patrono

Patrono

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Todos os nossos textos, abaixo, estão licenciados no Creatve Commons.
Tecnologia do Blogger.