Saber-Literário

Diário Literário Online

O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA - expedita maciel

Postado por Rilvan Batista de Santana 29/03/2016

O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA - expedita maciel

Qual o verdadeiro sentido da Páscoa?

A Escritura Sagrada, a Bíblia é a única fonte segura sobre este assunto. A verdadeira Páscoa foi instituída muito antes de Jesus vir ao mundo e foi comemorada para celebrar a libertação dos israelitas da escravidão de Faraó na terra do Egito, mas não somente isto.

A Páscoa prefigurava o sacrifício de Cristo em nosso favor. O essencial é compreendermos a relação da primeira Páscoa com a instituição da Ceia por Cristo, quando Ele mesmo celebrou-a antes de ir à cruz como o sacrifício perfeito por nossos pecados.

A Páscoa do Senhor! A celebração da Páscoa foi instituída pelo Senhor Deus! Ao anunciar a décima e última praga sobre o Egito: a morte dos primogênitos.

Moisés fora instruído por Deus; sobre como realizar a Páscoa: cada família israelita teria que sacrificar um cordeiro e o sangue deste seria usado para molhar os umbrais das portas, pois à meia noite o anjo destruidor passaria ali, e levaria os primogênitos. A páscoa judaica: cada casa deveria ser marcada com sangue: a segurança
Páscoa, o que quer dizer? O relato bíblico nos ensina que a casa onde não houvesse a marca do sangue o primogênito morreria.
Assim está escrito: “E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.” (Êxodo 12.13).

O significado da Páscoa é, portanto, livramento da morte, salvação. E não o que temos hoje, só entendemos principalmente as crianças o sentido da ceia farta onde se comem como nunca, e só se pensam em comprar muito caro os Ovos de chocolates, e o caro bacalhau que são a parte comercial e material da Páscoa, o sentido Cristã foi e é para muitos esquecidos no afã de mostrar agradar e se fartarem da mais rica ceia dia da Paixão e Morte na Cruz de Nossos Salvador que se deu por Nós como Cordeiro imolado. O cordeiro - símbolo de Cristo a morrer por nossos pecados

Naquela noite memorável os hebreus comeram o cordeiro acompanhado de pão ázimo (sem fermento) e ervas amargas.  Estas ervas simbolizavam o sofrimento deles sob a jugo de Faraó. Em Êxodo 12.5 lemos assim: “O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras.” (Êxodo 12.5); Em Êxodo 12.7,8 lemos ainda: “E tomarão do sangue, e porão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargas a comerão.”

Todo o cerimonial da Páscoa israelita apontava para Cristo. Antes de seu sacrifício na cruz ele também celebrou a Páscoa com seus discípulos. Em Lucas 22.15 lemos assim: “E, chegada a hora, pôs-se à mesa, e com ele os doze apóstolos.
E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça.” Cristo deixou claro que o cordeiro pascal simbolizava ele mesmo. De fato, João Batista já havia proclamado publicamente sobre Jesus: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.” (João 1.29)

“E, tomando o cálice, e dando graças” (Mc 14.23)

Cristo usou pão e vinho para simbolizar seu sacrifício: Em Lucas 22.19,20 lemos: Então ele “tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhante, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.

Este é o Verdadeiro Sentido da Páscoa festejar o Nosso Cordeiro imolado de forma muito humilhante para Nossa Salvação.

VIVA JESUS CRISTO RESSUSCITADO! ALELUIA! OBRIGADO JESUS POR TER MORRIDO POR NÓS - Expedita Maciel

1 Responses to O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA - expedita maciel

  1. MUITO LEGAL, EXPEDITA, A DIDATICA DO SEU CONTEXTO ALUSIVO A PASCOA.
    MUITA GENTE PRECISA DESTE ESCLARECIMENTO.
    OBRIGADO PELA MENSAGEM.
    E OBRIGADO PROFESSOR RILVAN BATISTA, PELA PUBLICAÇÃO.
    NOSSOS ABRAÇOS POETICOS.
    EXPEDITA MACIEL E JOÃO DE PAULA.

     

Postar um comentário

Este blog contribui para cultura e informação?

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

ALITA

DP

Tecnologia do Blogger.