Saber-Literário

Diário Literário Online

O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA - expedita maciel

Postado por Rilvan Batista de Santana 29/03/2016

O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA - expedita maciel

Qual o verdadeiro sentido da Páscoa?

A Escritura Sagrada, a Bíblia é a única fonte segura sobre este assunto. A verdadeira Páscoa foi instituída muito antes de Jesus vir ao mundo e foi comemorada para celebrar a libertação dos israelitas da escravidão de Faraó na terra do Egito, mas não somente isto.

A Páscoa prefigurava o sacrifício de Cristo em nosso favor. O essencial é compreendermos a relação da primeira Páscoa com a instituição da Ceia por Cristo, quando Ele mesmo celebrou-a antes de ir à cruz como o sacrifício perfeito por nossos pecados.

A Páscoa do Senhor! A celebração da Páscoa foi instituída pelo Senhor Deus! Ao anunciar a décima e última praga sobre o Egito: a morte dos primogênitos.

Moisés fora instruído por Deus; sobre como realizar a Páscoa: cada família israelita teria que sacrificar um cordeiro e o sangue deste seria usado para molhar os umbrais das portas, pois à meia noite o anjo destruidor passaria ali, e levaria os primogênitos. A páscoa judaica: cada casa deveria ser marcada com sangue: a segurança
Páscoa, o que quer dizer? O relato bíblico nos ensina que a casa onde não houvesse a marca do sangue o primogênito morreria.
Assim está escrito: “E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.” (Êxodo 12.13).

O significado da Páscoa é, portanto, livramento da morte, salvação. E não o que temos hoje, só entendemos principalmente as crianças o sentido da ceia farta onde se comem como nunca, e só se pensam em comprar muito caro os Ovos de chocolates, e o caro bacalhau que são a parte comercial e material da Páscoa, o sentido Cristã foi e é para muitos esquecidos no afã de mostrar agradar e se fartarem da mais rica ceia dia da Paixão e Morte na Cruz de Nossos Salvador que se deu por Nós como Cordeiro imolado. O cordeiro - símbolo de Cristo a morrer por nossos pecados

Naquela noite memorável os hebreus comeram o cordeiro acompanhado de pão ázimo (sem fermento) e ervas amargas.  Estas ervas simbolizavam o sofrimento deles sob a jugo de Faraó. Em Êxodo 12.5 lemos assim: “O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras.” (Êxodo 12.5); Em Êxodo 12.7,8 lemos ainda: “E tomarão do sangue, e porão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargas a comerão.”

Todo o cerimonial da Páscoa israelita apontava para Cristo. Antes de seu sacrifício na cruz ele também celebrou a Páscoa com seus discípulos. Em Lucas 22.15 lemos assim: “E, chegada a hora, pôs-se à mesa, e com ele os doze apóstolos.
E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça.” Cristo deixou claro que o cordeiro pascal simbolizava ele mesmo. De fato, João Batista já havia proclamado publicamente sobre Jesus: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.” (João 1.29)

“E, tomando o cálice, e dando graças” (Mc 14.23)

Cristo usou pão e vinho para simbolizar seu sacrifício: Em Lucas 22.19,20 lemos: Então ele “tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhante, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.

Este é o Verdadeiro Sentido da Páscoa festejar o Nosso Cordeiro imolado de forma muito humilhante para Nossa Salvação.

VIVA JESUS CRISTO RESSUSCITADO! ALELUIA! OBRIGADO JESUS POR TER MORRIDO POR NÓS - Expedita Maciel

1 Responses to O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA - expedita maciel

  1. MUITO LEGAL, EXPEDITA, A DIDATICA DO SEU CONTEXTO ALUSIVO A PASCOA.
    MUITA GENTE PRECISA DESTE ESCLARECIMENTO.
    OBRIGADO PELA MENSAGEM.
    E OBRIGADO PROFESSOR RILVAN BATISTA, PELA PUBLICAÇÃO.
    NOSSOS ABRAÇOS POETICOS.
    EXPEDITA MACIEL E JOÃO DE PAULA.

     

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.