Saber-Literário

Diário Literário Online

Como Aumentar Sua Autoconfiança

Postado por Rilvan Batista de Santana 25/03/2016

Como Aumentar Sua Autoconfiança

Eu tive uma infância muito feliz. Brincava muito com outras crianças, tinha muitos amigos e, embora fosse um pouco tímido, não tinha problema para falar com as pessoas. À medida em que fui crescendo, aprendi que ser rechonchudo e esperto faz com que você não seja apreciado por sua aparência e seja invejado pelo seu cérebro. Sendo assim, eu me tornei solitário e aprendi a proteger meus sentimentos passando o dia no meu quarto e no meu computador.

Embora eu ainda tivesse alguns amigos que tornavam minha vida um pouco melhor, eu me sentia infeliz com minha aparência, e tentava parecer menos inteligente para obter o afeto e a aceitação dos outros. Ao atingir os 18 anos, a natureza me ajudou e eu cresci. De repente, eu não era mais gordinho. Porém, aquela criança rechonchuda e solitária permanecia lá, no fundo da minha mente.

Aquela criança magoada me manteve inseguro sobre minha aparência, forçando-me também a bancar o bobo, com medo de perder os amigos e ficar solitário de novo, caso me mostrasse muito esperto. Meu rendimento escolar também era baixo porque eu não queria parecer inteligente; minha vida sentimental também era um fracasso porque eu não tinha autoconfiança, e comecei a sentir-me muito desanimado  ao pensar no futuro.

Por sorte, consegui mudar essa sombria perspectiva e aprendi algumas formas de aumentar minha autoconfiança. Hoje eu sou uma pessoa feliz emocional e profissionalmente, rodeado de amigos que gostam de mim pelo que eu sou. Agora, é a minha vez de ajudar àqueles de nós que lutam contra a baixa autoestima. Apresento aqui algumas ótimas formas de modificar este quadro.

Primeiro, identifique algo em que você é bom, ou que você faça bem. Todos nós somos bons em pelo menos uma coisa. Você pode não ser o melhor na área, mas ser bom já é o suficiente - você pode sempre desenvolver e orgulhar-se do seu talento.

Tente se expressar através de uma forma de arte que você goste. Isso realmente aumenta a confiança, e também é uma forma de conhecer pessoas com as mesmas afinidades que você. Amigos que compartilham os mesmos interesses que os seus o farão sentir-se apreciado e desejoso de seguir adiante.

Se você não consegue lembrar-se de nada em que seja bom, pense em algo que gostaria de fazer - e faça! Não importa se você é bem-sucedido ou não. Tentar é o que importa!

Depois da primeira tentativa, você irá sentir-se muito melhor e sua autoconfiança começará a crescer.

Segundo, você deve sentir orgulho de suas boas qualidades. Sim, a modéstia é importante, mas se você é bom em alguma coisa, não fique constrangido por isso. Alegre-se pelo fato de possuir esse talento, pois eles fazem de você uma pessoa melhor. Lembre-se: você pode sentir-se orgulhoso por seus talentos e conquistas, e ainda assim, conservar sua humildade.

Se você começar a duvidar de si mesmo por causa de uma fraqueza ou outra, lembre-se de que você também possui boas qualidades e aptidões, e são elas que definem você, mais do que as suas fraquezas.



Fonte: Tudo por e-mail

0 comentários

Postar um comentário

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Patrono

Patrono

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Todos os nossos textos, abaixo, estão licenciados no Creatve Commons.
Tecnologia do Blogger.