Saber-Literário

Diário Literário Online

BELCHIOR: AQUI, ALI E EM TODO LUGAR

Postado por Rilvan Batista de Santana 17/03/2016

BELCHIOR: AQUI, ALI E EM TODO LUGAR
publicado em musica por Ricardo Scar
Uma breve percepção sobre como o presente e o passado por vezes dialogaram na obra do compositor cearense.



Tal como uma versão MPB do movimento punk original, que desprezava a ideologia Flower Power da geração anterior, nosso requintado Belchior por diversas vezes expressou em suas canções uma visão crítica sobre a ausência de idealismo na juventude da segunda metade dos anos setenta, já devidamente incorporada, como se dizia à época, ao “sistema”. Mas, ao contrário dos primeiros, sua mensagem não era a de uma simples ruptura com os valores da utopia sessentista, sendo que as diversas citações aos símbolos e elementos do período demonstram o quanto esta foi influente em sua formação.
Em “Comentários a Respeito de John”, por exemplo, ele faz uma referência a Lennon e à canção “Happiness Is A Warm Gun”, dos Beatles, e com certa melancolia nos lembra o quão efêmera foi aquela lisérgica e coletiva quimera, já há tempos devorada pela realidade:
Saia do meu caminho/ Eu prefiro andar sozinho/ Deixe que eu decida a minha vida/ João!O tempo andou mexendo com a gente sim! /John! Eu não esqueço (Oh No! Oh No!) / A felicidade / É uma arma quente / Quente, quente...
Mas a expressão mais contundente deste sentimento algo nostálgico surge em “Velha Roupa Colorida”:
E o que há algum tempo era novo, jovem/ Hoje é antigo/ E precisamos todos rejuvenescer/ Nunca mais você saiu à rua em grupo reunido/ O dedo em V,cabelo ao vento/ Amor e flor que é do cartaz/ No presente, a mente,o corpo é diferente/ E o passado é uma roupa que não nos serve mais
Por sua vez, em “A Palo Seco” há bem menos complacência com o idealismo e, de quebra, a contextualização das realidades distintas das Américas por meio de uma sutil citação de dois gêneros musicais:
Se você vier me perguntar por onde andei/ No tempo em que você sonhava/ De olhos abertos, lhe direi:/ Amigo, eu me desesperava/
Tenho vinte e cinco anos/ De sonho e de sangue/ E de América do Sul/ Por força deste destino/ Um tango argentino/ Me vai bem melhor que um blues/ Sei que assim falando pensas/ Que esse desespero é moda em 76/ E eu quero é que esse canto torto/ Feito faca, corte a carne de vocês
Em outras ocasiões Belchior brinca com elementos (não tão) distintos assim como o Corvo, de Edgar Allan Poe e o Assum Preto de Luiz Gonzaga, talvez ainda passando pelo Pássaro Negro dos Beatles, para enfim desaguar na inexorabilidade do tempo:
Como Poe, poeta louco americano/ Eu pergunto ao passarinho: "Blackbird, o que se faz?"/ "Raven never raven never raven"/ Blackbird me responde/ Tudo já ficou pra trás/ Assum preto me responde/ O passado nunca mais
Se em “Velha Roupa Colorida” as referências são especificamente aos sonhos perdidos dos anos sessenta é em “Como Nossos Pais” – quando a temática se repete - que a passagem do tempo (e de nossa juventude) é exposta de forma ainda mais abrangente:
Já faz tempo/ E eu vi você na rua/ Cabelo ao vento/ Gente jovem reunida/ Na parede da memória/ Esta lembrança/ É o quadro que dói mais.../ Minha dor é perceber/ Que apesar de termos feito tudo, tudo, tudo/ Tudo o que fizemos/ Ainda somos os mesmos/ E vivemos/ Como Os Nossos Pais...
Havia de certo uma resignação sobre como o presente se direcionava (incluindo o contexto de nosso regime ditatorial vivido à época) e uma busca incessante por uma nova forma alternativa de vivê-lo e, enfim, rejuvenescer-se. Cerca de uma década depois, já nos anos oitenta dos yuppies, há muito mais sarcasmo no canto do poeta, quiçá jogando a toalha, como nos versos de “Os Profissionais”:
Flower Power!Que conquista!/ Mas eis que chegou o florista/ Cobrou a conta e sumiu/ Amor,coisa de amadores/ Vou seguir-te aonde f(l)ores!/ Vamos lá,ex-sonhadores/ À mamãe que nos pariu!
FOTO 02.jpg Em 2013, com o cartunista Carlos Latuff.
Dentro do grupo de músicos que nos anos 70 ficou conhecido como Pessoal do Ceará, Belchior certamente foi o que mais expandiu seu universo para além da temática nordestina, expressando também as paixões e alucinações das vidas urbanas nas grandes cidades, com canções de amor repletas de figuras de linguagem e referências à cultura pop, o que certamente formam um capítulo à parte em sua obra.
Infelizmente, não temos sua visão em forma de canções sobre nossos agitados últimos anos e nem sequer sabemos se há o seu interesse em externa-las. Pois se não vivemos o marasmo de outrora, de certo o crescente recalque reacionário que agita nosso presente deve doer muito em seu selvagem coração.
Há mais de cinco anos Belchior, junto a sua companheira Edna, optou por uma vida reclusa e, segundo noticiado pela imprensa, deixou pendências de ordem financeira e familiar. A notícia não demorou a gerar sensacionalismo e piadas na internet. Quando encontrado por uma equipe da TV brasileira no Uruguai, ele afirmou que estava bem, que não abandonara a carreira e trabalhava em projetos de língua espanhola, sem dar satisfações sobre sua vida particular.
Suas palavras me bastaram e ele até poderia ter cantarolado os três primeiros versos de “Arte Final” pra essa turma toda (Desculpe qualquer coisa, passe outro dia,/ Agora eu estou por fora, volto logo,/ Não perturbe, pra vocês eu não estou.) mas educadamente não o fez.
E entre nós, fãs do artista, restou a quase ironia de viajarmos ao passado na trilha de suas canções ainda que isso certamente ocorreria, independente do presente. E o desejo que a pessoa Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes esteja sempre bem. Onde quer que esteja.


Fonte:
http://lounge.obviousmag.org/tempo_rei/2015/07/belchior-aqui-ali-e-em-todo-lugar.html#ixzz437Ssi7Av

Follow us: @obvious on Twitter | obviousmagazine on Facebook

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.