Saber-Literário

Diário Literário Online

As tensões existentes nos últimos anos da carreira dos Beatles

Postado por Rilvan Batista de Santana 24/03/2016

As tensões existentes nos últimos anos da carreira dos Beatles


Beatles_1969.jpg
Quando John Lennon disse o sonho havia acabado, talvez ele não estivesse se referindo ao sonho para os integrantes da banda, mas sim para os fãs dos Beatles. Para os quatro garotos de Liverpool, em meio a brigas e inimizades, parecia que aquele sonho já havia se tornado um pesadelo há algum tempo.
A verdade é que o clima entre Lennon, McCartney, Harrison e Starr não era dos melhores desde a morte do empresário da banda, Brian Epstein, em agosto de 67.
Após isso, os Beatles passaram a se desentender com frequência, tornando os últimos anos da banda, especialmente 1969, bastante conturbados.
Em maio de 68, os quatro músicos entraram em estúdio para gravar o duplo White Album. Nas sessões, a tensão entre os músicos era tão evidente que George Harrison comentou, mais tarde, que foi naquele momento que a “a podridão começou a se instalar”. Lennon levou Yoko Ono para as sessões, sem consultar os outros músicos, que se sentiram bastante incomodados.
Ao invés de trabalhar em conjunto, como sempre fizeram, os Beatles decidiram que cada um trabalharia individualmente em suas composições. Depois de prontas as músicas, os quatro se uniriam para tocar juntos, mas um não tinha o direito de opinar na composição do outro.
Contudo, o White Album se tornou um grande sucesso de venda e é considerado por muitos como o melhor disco dos Beatles. Com 30 músicas, o álbum inclui canções bem diferentes entre si, como as belas Blackbird e While my Guitar Gently Weeps e a pesada Helter Skelter.
Beatles_1969_2.jpg
No começo de 1969, George Harrison se tornou o segundo beatle a dizer que gostaria de deixar a banda, sendo que o primeiro a fazer isso foi Ringo Starr, no ano anterior.
Foi também neste ano, no dia 30 de janeiro, que os músicos voltaram a fazer uma apresentação ao vivo após dois anos e meio. Eles tocaram, em um show improvisado, durante 42 minutos no prédio da Apple. A apresentação foi interrompida pela polícia, que afirmou que o show estava provocando caos no trânsito.
Em julho de 69, com ainda mais desavenças, o grupo gravou o disco Abbey Road, o último sucesso absoluto da banda, que traz a clássica Come Together e duas ótimas composições de Harrison: Something e Here Comes the Sun.
Em 1970, os quatro começaram a trabalhar em projetos solos, até que em abril, McCartney anunciou que os Beatles não trabalhariam mais juntos. No mês seguinte, foi lançado oficialmente o álbum Let it Be, gravado em 1969, para o documentário Get Back. Depois disso, o quarteto nunca mais tocou junto. Era o fim do sonho...

Fonte:

http://lounge.obviousmag.org/with_a_little_help_from_my_friends/2016/03/quando-o-sonho-acabou 

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.