Saber-Literário

Diário Literário Online

RETROSPECTIVA 2015 - APRENDENDO DOWN - CELIA KALIL

Postado por Rilvan Batista de Santana 06/02/2016

Aos Amigos do Aprendendo Down
 "O último dia do ano, não é o último dia do tempo, outros dias virão"...
E que Eles cheguem cheios de luz, abençoados por Deus na certeza que podemos transformar, continuando com a energia e a esperança, que nos invadem a cada final de ano, que não seja promessa e que faça valer, independente do caos e descrédito, que invadem a nossa alma, pela ausência dos exemplos.
No Aprendendo Down continuamos com o mesmo fôlego, Aprendendo, Caminhando e Crescendo com Todos aqueles, que acreditam e respeitam as diferenças, na certeza da transformação.
Para nós é tudo tão tranquilo, que flui sem preconceitos ou dificuldades, o mesmo não podendo ser dito, diante daqueles que insistem na mesmice dos modelos retrógrados, que valorizaram a exclusão e, portanto já sendo deletados.
Iniciamos o ano com o Seminário em comemoração ao Dia Internacional, quando a Educação foi abordada no que se refere aos avanços das Políticas Públicas na ótica da Inclusão, embora continuemos na luta ferrenha contra a Confederação das Escolas Privadas, que insistem com cartilhas arcaicas, em blindar, o que conseguimos com tanto suor e lágrimas. Engano, perdem todas!!!
Foram muitas as participações em torneios, entrevistas, seminários, avaliações e orientações médicas.., quando ressaltamos a importante participação no Congresso Brasileiro  de SD com apresentação dos nossos trabalhos, brilhantemente realizados por nossas representantes (Crystine, Luciene, Orilandia) abordando Saúde,  Educação e Lazer) e quando tivemos  honra de presidir a mesa do Dr. Zan, nosso Mestre e amigo como sempre brilhante!!!
No contexto da saúde nossos agradecimentos ao Dr. Wandick que concretizou a realização dos exames nas pessoas com Down, que frequentam o Núcleo, permitindo avaliar o perfil e, portanto as necessidades, ficando também o registro através do trabalho, apresentado no Congresso acima referido.
O Lazer na Fazenda como todo ano foi cheio de surpresas com muito sol, muitos, amigos e a característica marcante de felicidade, garantida pelo Direito a Pertencer. Neste ano uma alegria maior com a presença de tantos que apóiam nosso Projeto como a Profa. Rozemere,  Diretora do Depto de Saúde, que durante toda sua gestão nos apoiou e nos incluiu em muitas participações, dizendo sim as nossas solicitações. Aproveitamos para parabenizar pela brilhante gestão.
Ressaltamos ainda a presença da Coordenadora da FTC, Dra. Priscilla, que representada pela nossa querida e competente Fisioterapeuta Natália Freire, mantém a valiosa parceria, cuidando das questões referentes a Fisio, fundamental no nosso contexto.
Finalizamos nossas ações com a emocionante apresentação por dois dias no Centro de Cultura, quando nossos protagonistas brilharam com suas apresentações no Festival de Dança de Jamille Marques, o Evolution, que mostrou realmente a Evolução não só da Dança, mas das mudanças atitudinais, graças aos Professores como o querido Marcelinho e Jamille, que acreditam nas potencialidades e oportunizam o poder fazer. Foi maravilhoso!!! Casa cheia com as muitas estrelas brilhando e sendo aplaudidas pelo talento e pela vitória. Amei!!!!. Obrigado a esta dupla de Professores Talentosos e Inclusivos.
Tudo isto só sendo possível pela existência da nossa galera com suas diferenças e com suas determinações, pelo novo perfil de famílias, que não se acomodam, pelo nosso Exército do Bem, tão bem representado pelos estagiários, que passaram e ainda ficam, os que chegaram e nos envolvem, nos trazendo tantas coisas boas, nos permitindo acreditar nessa juventude sensível e criativa, a todos eles representados pela equipe atual (Wallace, Thainá, Ellen, Crys, Nanda, Aline, Taylor, este aprovado no Mestrado na área de Educação Especial em SP, viva e Thaís Nick, sempre pronta a ajudar, nosso eterno agradecimento). Um alô especial a Gerivania esta mãe e profissional, agora também companheira de trabalho no Serviço de Nefrologia como assistente social, aprovada entre 10 candidatas, já fazendo a diferença. Nosso parabéns e a certeza que dará seu melhor!!!
Por fim o dever de agradecer, agradecer a Deus, a minha família e a nossa Universidade tão bem representada pela querida e jovem Reitora presente em quase todas as nossas ações, ativista também na luta pela Inclusão Social.
Agradeço a todos os setores da UESC através da Imprensa, que durante estes dezessete anos tem caminhado conosco, não só nos impressos, mas no sentimento e na vontade de ver florescer os nossos sonhos, traduzidos através da presteza e beleza com que nos acolhe. Somos fãs!!!! Eficiência, Presteza , Excelência são algumas características desta Equipe.

Aos nossos parceiros mais que fiéis; UNIMED, UNICRED, ONCOSUL, FUNCEPES Membros desta família, valeu mais um ano!!!
Que 2016 seja o ano da mudança!!! O que é bom deve continuar. O que é nocivo, que seja banido.
Que a nossa força, acreditando sempre na Ética e na Justiça construa uma Sociedade para Todos.
Atenciosamente,
Celia Kalil Mangabeira/Equipe Aprendendo Down     

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

ALITA

DP

Tecnologia do Blogger.