Saber-Literário

Diário Literário Online

RETROSPECTIVA 2015 - APRENDENDO DOWN - CELIA KALIL

Postado por Rilvan Batista de Santana 06/02/2016

Aos Amigos do Aprendendo Down
 "O último dia do ano, não é o último dia do tempo, outros dias virão"...
E que Eles cheguem cheios de luz, abençoados por Deus na certeza que podemos transformar, continuando com a energia e a esperança, que nos invadem a cada final de ano, que não seja promessa e que faça valer, independente do caos e descrédito, que invadem a nossa alma, pela ausência dos exemplos.
No Aprendendo Down continuamos com o mesmo fôlego, Aprendendo, Caminhando e Crescendo com Todos aqueles, que acreditam e respeitam as diferenças, na certeza da transformação.
Para nós é tudo tão tranquilo, que flui sem preconceitos ou dificuldades, o mesmo não podendo ser dito, diante daqueles que insistem na mesmice dos modelos retrógrados, que valorizaram a exclusão e, portanto já sendo deletados.
Iniciamos o ano com o Seminário em comemoração ao Dia Internacional, quando a Educação foi abordada no que se refere aos avanços das Políticas Públicas na ótica da Inclusão, embora continuemos na luta ferrenha contra a Confederação das Escolas Privadas, que insistem com cartilhas arcaicas, em blindar, o que conseguimos com tanto suor e lágrimas. Engano, perdem todas!!!
Foram muitas as participações em torneios, entrevistas, seminários, avaliações e orientações médicas.., quando ressaltamos a importante participação no Congresso Brasileiro  de SD com apresentação dos nossos trabalhos, brilhantemente realizados por nossas representantes (Crystine, Luciene, Orilandia) abordando Saúde,  Educação e Lazer) e quando tivemos  honra de presidir a mesa do Dr. Zan, nosso Mestre e amigo como sempre brilhante!!!
No contexto da saúde nossos agradecimentos ao Dr. Wandick que concretizou a realização dos exames nas pessoas com Down, que frequentam o Núcleo, permitindo avaliar o perfil e, portanto as necessidades, ficando também o registro através do trabalho, apresentado no Congresso acima referido.
O Lazer na Fazenda como todo ano foi cheio de surpresas com muito sol, muitos, amigos e a característica marcante de felicidade, garantida pelo Direito a Pertencer. Neste ano uma alegria maior com a presença de tantos que apóiam nosso Projeto como a Profa. Rozemere,  Diretora do Depto de Saúde, que durante toda sua gestão nos apoiou e nos incluiu em muitas participações, dizendo sim as nossas solicitações. Aproveitamos para parabenizar pela brilhante gestão.
Ressaltamos ainda a presença da Coordenadora da FTC, Dra. Priscilla, que representada pela nossa querida e competente Fisioterapeuta Natália Freire, mantém a valiosa parceria, cuidando das questões referentes a Fisio, fundamental no nosso contexto.
Finalizamos nossas ações com a emocionante apresentação por dois dias no Centro de Cultura, quando nossos protagonistas brilharam com suas apresentações no Festival de Dança de Jamille Marques, o Evolution, que mostrou realmente a Evolução não só da Dança, mas das mudanças atitudinais, graças aos Professores como o querido Marcelinho e Jamille, que acreditam nas potencialidades e oportunizam o poder fazer. Foi maravilhoso!!! Casa cheia com as muitas estrelas brilhando e sendo aplaudidas pelo talento e pela vitória. Amei!!!!. Obrigado a esta dupla de Professores Talentosos e Inclusivos.
Tudo isto só sendo possível pela existência da nossa galera com suas diferenças e com suas determinações, pelo novo perfil de famílias, que não se acomodam, pelo nosso Exército do Bem, tão bem representado pelos estagiários, que passaram e ainda ficam, os que chegaram e nos envolvem, nos trazendo tantas coisas boas, nos permitindo acreditar nessa juventude sensível e criativa, a todos eles representados pela equipe atual (Wallace, Thainá, Ellen, Crys, Nanda, Aline, Taylor, este aprovado no Mestrado na área de Educação Especial em SP, viva e Thaís Nick, sempre pronta a ajudar, nosso eterno agradecimento). Um alô especial a Gerivania esta mãe e profissional, agora também companheira de trabalho no Serviço de Nefrologia como assistente social, aprovada entre 10 candidatas, já fazendo a diferença. Nosso parabéns e a certeza que dará seu melhor!!!
Por fim o dever de agradecer, agradecer a Deus, a minha família e a nossa Universidade tão bem representada pela querida e jovem Reitora presente em quase todas as nossas ações, ativista também na luta pela Inclusão Social.
Agradeço a todos os setores da UESC através da Imprensa, que durante estes dezessete anos tem caminhado conosco, não só nos impressos, mas no sentimento e na vontade de ver florescer os nossos sonhos, traduzidos através da presteza e beleza com que nos acolhe. Somos fãs!!!! Eficiência, Presteza , Excelência são algumas características desta Equipe.

Aos nossos parceiros mais que fiéis; UNIMED, UNICRED, ONCOSUL, FUNCEPES Membros desta família, valeu mais um ano!!!
Que 2016 seja o ano da mudança!!! O que é bom deve continuar. O que é nocivo, que seja banido.
Que a nossa força, acreditando sempre na Ética e na Justiça construa uma Sociedade para Todos.
Atenciosamente,
Celia Kalil Mangabeira/Equipe Aprendendo Down     

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.