Saber-Literário

Diário Literário Online

Eparrei, minha mãe Iansã! Antonio Nunes de Souza*

Postado por Rilvan Batista de Santana 03/02/2016

Eparrei, minha mãe Iansã!
Antonio Nunes de Souza*

Essa respeitosa saudação é dirigida a mais bela e vaidosa, Rainha do mar e de todas as águas, a amada e reverenciada em todo Brasil: IEMANJÁ!
E hoje, dois de fevereiro, sendo seu dia, certamente milhões de brasileiros estarão curtindo essa divindade intitulada com esse belíssimo nome, pelas religiões afro-brasileiras, que, na verdade trata-se de Nossa Senhora, Maria, Mãe de Jesus! Na minha cidade de Santo Amaro ela é a padroeira e tem como batismo “Nossa Senhora da Purificação”! Nos dez últimos dias de janeiro, anualmente cultua-se uma novena com muitas religiosidades e festividades, culminando com uma majestosa procissão com mais de cem andores de Santos, que vem de todas as cidades circunvizinhas, para participar dessa abençoada manifestação. É impressionante ver de perto as saídas da matriz dos andores carregados pelo povo, que, incrivelmente, quando o último está saindo, os primeiros depois de desfilarem por toda cidade, já estão retornando a igreja. Uma beleza e demonstração de fé pouco vista!
No nosso país, podemos dizer que não existe na verdade religião que seja um padrão e tenha seus princípios respeitados, seguindo as linhas determinadas por suas igrejas, crenças, vertentes religiosas, como judaica, maometana, budista, católica, espírita e evangélica, todos comemoram todos, participam efetivamente, principalmente em função de todas elas terem em seus costumes, comidas, músicas, danças, manifestações de artes e, os menos ligados a regras, tomam suas bebidinhas dando o toque profano que o brasileiro não dispensa de forma alguma!
Em Salvador, além de “dia santo”, comércio fechado e beirando o carnaval, o bairro do Rio Vermelho recebe milhares de turistas e nativos que vão curtir tudo que tem direito, levar pequenos presentes e flores para a gloriosa e vaidosa Rainha das águas!
A festa culmina com uma procissão marítima, com barcos, escunas, canoas e lanchas de vários escalões, enfeitadas e, muitas delas com bandas e charangas idolatrando a soberana do dia!

Eparrei Sarava Iemanjá!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com

0 comentários

Postar um comentário

Este blog contribui para cultura e informação?

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

ALITA

DP

Tecnologia do Blogger.