Saber-Literário

Diário Literário Online

Eparrei, minha mãe Iansã! Antonio Nunes de Souza*

Postado por Rilvan Batista de Santana 03/02/2016

Eparrei, minha mãe Iansã!
Antonio Nunes de Souza*

Essa respeitosa saudação é dirigida a mais bela e vaidosa, Rainha do mar e de todas as águas, a amada e reverenciada em todo Brasil: IEMANJÁ!
E hoje, dois de fevereiro, sendo seu dia, certamente milhões de brasileiros estarão curtindo essa divindade intitulada com esse belíssimo nome, pelas religiões afro-brasileiras, que, na verdade trata-se de Nossa Senhora, Maria, Mãe de Jesus! Na minha cidade de Santo Amaro ela é a padroeira e tem como batismo “Nossa Senhora da Purificação”! Nos dez últimos dias de janeiro, anualmente cultua-se uma novena com muitas religiosidades e festividades, culminando com uma majestosa procissão com mais de cem andores de Santos, que vem de todas as cidades circunvizinhas, para participar dessa abençoada manifestação. É impressionante ver de perto as saídas da matriz dos andores carregados pelo povo, que, incrivelmente, quando o último está saindo, os primeiros depois de desfilarem por toda cidade, já estão retornando a igreja. Uma beleza e demonstração de fé pouco vista!
No nosso país, podemos dizer que não existe na verdade religião que seja um padrão e tenha seus princípios respeitados, seguindo as linhas determinadas por suas igrejas, crenças, vertentes religiosas, como judaica, maometana, budista, católica, espírita e evangélica, todos comemoram todos, participam efetivamente, principalmente em função de todas elas terem em seus costumes, comidas, músicas, danças, manifestações de artes e, os menos ligados a regras, tomam suas bebidinhas dando o toque profano que o brasileiro não dispensa de forma alguma!
Em Salvador, além de “dia santo”, comércio fechado e beirando o carnaval, o bairro do Rio Vermelho recebe milhares de turistas e nativos que vão curtir tudo que tem direito, levar pequenos presentes e flores para a gloriosa e vaidosa Rainha das águas!
A festa culmina com uma procissão marítima, com barcos, escunas, canoas e lanchas de vários escalões, enfeitadas e, muitas delas com bandas e charangas idolatrando a soberana do dia!

Eparrei Sarava Iemanjá!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.