Saber-Literário

Diário Literário Online

Uma noite no mar Cáspio Carlos Heitor Cony

Postado por Rilvan Batista de Santana 30/01/2016

Uma noite no mar Cáspio
Carlos Heitor Cony
Na semana passada, uma aluna da Sorbonne foi encarregada de fazer um estudo sobre a literatura latino-americana, mal informada de tudo, inclusive sobre a América Latina. Veio entrevistar algumas pessoas e, não sei por que, pediu-me que a recebesse para uma conversa que pudesse explicar o Brasil com apenas um título que serviria de roteiro para o trabalho que deveria apresentar.
Já me pediram coisas extravagantes, recusei algumas, aceitei outras. A moça era bonita, do tipo que geralmente definimos como "gostosa". Aleguei minha incompetência para titular qualquer coisa, confesso sem falsa modéstia, que pressionado por uma editora, cheguei a fazer um romance de 250 páginas em uma semana, mas levei uns três meses para dar-lhe um título que não me agradou nem agradou a ninguém.
No entanto, o romance saíra de minha cabeça, o que não era o caso do Brasil, por mais idiota que fosse, jamais faria qualquer coisa que definisse o nosso país. Mas não quis decepcionar a moça. Pensando na atual crise do governo com a oposição, sugeri "Garruchas e punhais" –era o nome da briga entre os meninos da rua Cabuçú contra os meninos da rua Lins de Vasconcelos. Morei nas duas e era considerado um espião a soldo de uma ou de outra. O que no fundo era verdade, considerava idiotas os dois lados.
A moça riu mas não gostou. Todos os países têm garruchas e punhais. Dei outra sugestão: "O mosteiro de tijolos de feltro". Ela não gostou –nem eu. Parti então para uma terceira via, por sinal, a mais estúpida. Pensou um pouco, inicialmente recusou. Olhou bem para mim e aprovou: "Uma noite no mar Cáspio". Para meu espanto, ela aceitou.
Acredito que os professores da Sorbonne também gostarão. E eu nem sei onde fica o mar Cáspio, embora também não saiba onde fica o Brasil. 
Folha de São Paulo (RJ), 26/01/2016



0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.