Saber-Literário

Diário Literário Online

STAR WARS: REVISITADO 40 ANOS DEPOIS - Julio Cezar de Oliveira Gomes

Postado por Rilvan Batista de Santana 22/01/2016

STAR WARS: REVISITADO, 40 ANOS DEPOIS

Lembro-me de quando, em 1977, fui assistir em um cinema no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, o filme Star Wars. Na ocasião, tinha apenas 12 anos e me encontrava acompanhado de minha sempre tão crítica quanto hoje saudosa mãe.
Como era previsível para alguém naquela idade, adorei o filme; e minha querida mãe o odiou profundamente, dando graças aos céus quando terminou aquilo que ela qualificou, à época, como sendo algo, do ponto de vista cinematográfico, o mais pobre e clichê possível.
Passaram-se os anos, célere e intensamente. Me desinteressei pela saga estelar, atado aos problemas imediatos de sobrevivência pessoal em nosso inóspito planeta. Amadureci, por certo, menos do que envelheci; porque as mulheres, em regra, amadurecem mesmo sem envelhecer; e os homens envelhecem, mas teimam em não amadurecer.
Tive, há poucos dias, a possibilidade de assistir ao sétimo filme da série Star Wars, eu com 50 anos, acompanhado de minha filha Júlia, que tem 13 anos. Ela, como era previsível, adorou o filme. E eu vi que o que me parecia ruim era de fato muito pior.
Lembrava-me ainda do primeiro filme da série, que parecia um filme medieval de capa-e-espada, com duelos entre mocinhos e vilões, ambientados na tecnologia espacial. Talvez por isso mesmo o filme, à época, me agradara tanto.
Mas aos 50 anos, quando compreendemos o quanto é frágil a divisão maniqueísta entre “mocinhos e bandidos” e o quanto são distantes da realidade as “mocinhas” carentes de um herói que as proteja, só me restou uma visão, por assim dizer, sociológica dos valores que o filme implícita ou explicitamente exalta e apresenta como modelo de conduta.
Confesso: Fiquei verdadeiramente assustado com o militarismo e a belicosidade que presidem cem por cento do filme! Mesmo para mim, que fui e gostei de ser militar, passa de todos os limites o militarismo ali expresso.
Não há em todo o ambiente estelar, nem nos diferentes mundos e galáxias de Star Wars, nada de belo, de bom nem de sublime capaz de despertar a ação humana, exceto a guerra. Só esta se afirma, onipresente, em todos os gêneros: Em lutas com espadas de neon reluzente e poder avassalador; com homens municiados de revólveres e carabinas como nos velhos westerns (bangue-bangue), só que em versões supermodernas; em combates de aeronaves espaciais que fazem as lutas entre aviões caças da Segunda Guerra Mundial parecerem pálidos passeios e, sobretudo, na destruição total de planetas inteiros mediante o uso de poderosíssimas armas, pressupondo bilhões de mortes instantâneas, que fariam Hiroshima e Nagasaki serem um incidente sem nenhuma importância histórica ou humana.
O belicismo, presente nos diálogos, nas roupas, nas atitudes e nas relações entre os seres chega a sobrepor-se àquele presente nos combates propriamente ditos, onde o sangue e o despedaçamento dos corpos nem sempre aparecem, mas onde a morte violenta reina absoluta.
Por fim, uma das características mais positivas que Star Wars apresentou, desde o primeiro filme, que é a convivência, senão pacífica, ao menos surpreendentemente cordial e igualitária e entre seres de diferentes galáxias, cai por terra neste último filme da série ante um mal disfarçado racismo entre os próprios humanos.
Explico: Os dois principais protagonistas, os “mocinhos”, são uma jovem e bela catadora de lixo espacial e um jovem negro, que deserta das tropas das “trevas” e acaba por aderir aos “mocinhos”. Como ambos são jovens, descomprometidos e belos, nada mais natural do que supor que rolaria ao menos um “clima” entre ambos. Mas nada disso ocorre!
Se o jovem negro chega a se mostrar mais atencioso para com a moça, esta parece assexuada, sendo mais doce e terna com os robôs do que com o pobre rapaz, que sem uma carícia, sem um beijo, sem um olhar mais ameno sequer, morre no final para esmagar definitivamente quaisquer esperanças de relacionamento entre uma branca e um negro!
Definitivamente, Star Wars visitou inúmeras galáxias, mas jamais esteve no Brasil, onde podemos até ser racistas, mas não perdemos a oportunidade de estabelecer um bom relacionamento por conta da cor.



Autor: Julio Cezar de Oliveira .Gomes e-mail: juliogomesartigos@gmail.com

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a autoria.

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.