Saber-Literário

Diário Literário Online

SOBRE O FECHAMENTO DA AV. SOARES LOPES

Postado por Rilvan Batista de Santana 17/01/2016

SOBRE O FECHAMENTO DA AV. SOARES LOPES

Todos na cidade já sabem que desde o início da temporada de férias, em 2015, a Avenida Soares Lopes, no coração de Ilhéus, tem a pista que se situa mais próxima à orla fechada para o tráfego de veículos, das 5:00 às 8:00 horas da manhã, todos os dias.
Esta iniciativa da Administração Municipal tem por objetivo permitir que a metade da pista da Avenida, em toda a sua extensão, permaneça disponível para a prática desembaraçada e segura de exercícios físicos, acolhendo pessoas que fazem caminhadas, corredores, ciclistas, patinadores e até mesmo vários grupos organizados por professores de Educação Física para a prática orientada de atividades.
A medida, sem dúvida, beneficia pessoas de todas as idades, e não só aos moradores da Avenida ou do Centro da cidade: Observa-se, claramente, àqueles que vêm de outros bairros desfrutar do salutar benefício de ter uma artéria viária em boas condições de uso destinada ao lazer e à prática esportiva, já que a realização do paratriathlon, em novembro de 2015, obrigou a Prefeitura a fazer a recuperação do asfalto em boa parte daquela via.
Faz-se importante registrar que logo ao implantar a medida a Administração Municipal tentou fazê-la funcionar pela manhã e também à tarde/noite, das 17:00 às 20:00 horas. Mas a noite a experiência não se mostrou bem sucedida por conta de que neste horário as pessoas tem de sair de seu trabalho e correr contra o tempo para atender a compromissos noturnos, seja na escola ou em outras atividades sociais, tumultuando ainda mais o tráfego de nativos e de turistas, gerando fortes queixas e insatisfações. A administração recuou, e fez bem em fazê-lo, pois uma medida como o fechamento sistemático da Avenida requer participação, aprovação, educação e apoio do povo da cidade, o que infelizmente não ocorreu à noite.
Mas pela manhã a experiência se mostrou tão bem sucedida que, por vezes, quando os agentes de trânsito do município não fecham ou demoram a fechar a via, os próprios motoristas se encarregam, com frequência, de circular em uma única pista, deixando a outra livre, em admirável demonstração de educação e respeito!
Necessário assinalar que o fechamento da Soares Lopes já foi feito em anos anteriores, mas somente no verão, por cerca de dois meses, o que retira da população a maior parte dos benefícios proporcionados. Isto ocorre porque o incentivo à prática da atividade física não pode ser uma moda de verão: Tem de ser algo continuado para refletir-se positivamente sobre a saúde. Por esse motivo o curso de Educação Física da UESC está vinculado ao Departamento de Saúde, pois a prática regular de exercícios, embora seja uma atividade educativa, frutifica tanto ou mais no campo da saúde.
Assim, para que a ação do Poder Público do Município resulte em benefícios para a população, ela não pode se restringir a uma ação de verão, sazonal e restrita a dois meses por ano. Deve tornar-se política pública do governo municipal, voltada para a saúde.
Finalmente, para aqueles que possam estranhar que alguém tão crítico como este articulista possa escrever um texto que traz menção elogiosa a uma iniciativa da Prefeitura, lembro as palavras do saudoso jornalista carioca Sebastião Nery, que dizia: “Sem liberdade para espinafrar, nenhum elogio é válido”.
Além disso, se não reconhecermos o mérito associado aos acertos, estaremos jogando as pessoa em uma vala comum na qual não adianta esforçar-se para melhorar, pois todas as ações seria sempre erradas. Isto seria injusto, mesquinho e socialmente contraproducente.
Forçoso, pois, reconhecer o mérito e parabenizar pelo acerto do Governo Municipal quanto a esta iniciativa, tanto quanto preservar a própria independência para uma eventual crítica futura.

Autor: Julio Cezar de Oliveira Gomes. e-mail: juliogomesartigos@gmail.com

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a autoria.

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

ALITA

DP

Tecnologia do Blogger.