Saber-Literário

Diário Literário Online

SÓ OS OUTROS ERRAM? - Julio Cezar de Oliveira Gomes

Postado por Rilvan Batista de Santana 09/01/2016

SÓ OS OUTROS ERRAM?

Cometer equívocos, fazer avaliações erradas e até mesmo tomar decisões desastrosas faz parte da vida, infelizmente. Mas precisamos tentar aprender com nossos erros, e fazer o possível para “dar a volta por cima”. Veja:

O Município de Ilhéus, até o fim desta sexta-feira, dia 08/01/2016, ainda não havia pago os salários de seus servidores referente ao mês de dezembro/2015. Com exceção daqueles que integram as secretarias de Saúde e de Educação, todos os demais estavam, até dia 08/01, sem receber o referido salário.
Poderia ser questão de pouca importância, mas não é. Em um município que desde a queda dos preços do cacau ainda não encontrou uma real alternativa de desenvolvimento econômico, como é o caso de Ilhéus, o pagamento dos salários da Prefeitura ainda é o elemento essencial da economia do Município, que coloca dinheiro nas ruas e no comércio da cidade.
Alguém poderia dizer que isto se deve à crise econômica. Mas neste caso o não pagamento tem um componente local que vai muito além disso.

Nos dias 31/12 e 01/01 tivemos, em Ilhéus, nada menos do que seis shows de bandas e artistas famosos, contratados mediante o pagamento de altos valores que nunca são divulgados, apesar de tratar-se de dinheiro público.
Ora, em um exercício de raciocínio lógico, se cada atração custou, em média duzentos e cinquenta mil reais, as seis juntas custaram um milhão e meio, fora as despesas com palco, sonorização, estrutura de apoio etc.
Já tive oportunidade de comentar que não vejo nada de mal em o Poder Público gastar fazendo festas como reveillon, carnaval ou São João; e que acho mesmo necessário que Ilhéus o faça, na condição de cidade vocacionada para o turismo que é.
Entretanto, gastar tanto em festividades para não ter como pagar a folha de funcionários do mês seguinte é erro grave de avaliação administrativa, com alto custo político e social, este último a ser suportado, principalmente, pelas famílias daqueles que ficaram sem salário, que no caso de Ilhéus chega a algo em torno de 3.000 famílias.
Ao fazer ou permitir isto, o Prefeito, talvez de forma inconsciente, rompe com sua própria história. Explico melhor: O atual Prefeito governa Ilhéus pela quarta vez, e sempre recusou aumentos e amarrou reajustes. Mas se orgulha por jamais atrasar o pagamento de salários, ficando conhecido pelo funcionalismo e pelo povo tanto por não dar reajustes salariais como por pagar aos servidores nas datas corretas.
Ao atrasar desta forma o pagamento, o atual gestor rompe justamente com o lado positivo que apresentava, mantendo intocado o lado negativo. Isto é ruim para ele, ruim para os servidores, ruim para todos.
Não quero aqui fazer um texto de pura crítica ao atual Prefeito. Não! É sempre muito fácil identificar a alardear os erros dos outros: Pais, cônjuges, filhos, colegas de trabalho, patrões, políticos. E mais fácil e conveniente ainda é fazê-lo ao mesmo tempo que tentamos ocultar desesperadamente nossos próprios erros.
Que cada um possa, neste momento, avaliar o quanto, em sua vida pessoal, no trato diário com a família, esposa, filhos, não está fazendo exatamente a mesma coisa: Pegando seus melhores recursos e arrebentando com festas, vaidades fúteis, prazeres indevidos, amantes, bebida e substâncias ainda piores, para depois se apresentar na própria casa sem dinheiro, sem opções, sem atender ao cumprimento dos deveres de gestor ou gestora do lar.
Cuidado! Tanto lá quanto aqui quem pagará o preço do erro de quem administra mal será a parte mais frágil, e na família a parte mais frágil são nossos próprios filhos, aqueles a quem devemos amar, proteger e cuidar.
Provavelmente você não pode alterar a forma como o Município de Ilhéus gasta o dinheiro público, mas certamente tem toda a condição de decidir e mudar para melhor a forma como gasta o recurso que administra, destinado à sua própria família. Pense nisso.

Autor: Julio Cezar de Oliveira Gomes. e-mail: juliogomesartigos@gmail.com

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a autoria.

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.