Saber-Literário

Diário Literário Online

Quando Valores Corporativos e Pessoais Entram em Choque Por Robert Tamasy

Postado por Rilvan Batista de Santana 19/01/2016

Quando Valores Corporativos e Pessoais Entram em Choque
Por Robert Tamasy

Quando uma corporação de mídia internacional adquiriu o jornal da comunidade onde eu trabalhava como editor, foram-me atribuídas as responsabilidades adicionais de publicador, substituindo o antigo dono que deixou a empresa. Neste papel ampliado, eu não apenas supervisionava as operações editoriais do jornal, mas também estava incumbido de fazer a interface com os anunciantes e a equipe que operava nossa máquina de impressão. 

No negócio de impressão, as prensas requerem altos investimentos de capital. Para serem lucrativas, precisam ser mantidas em uso o máximo possível. Então, quando os nossos jornais não estavam sendo impressos, a companhia procurava imprimir contratos para outras publicações, assegurando assim que a máquina e seu operador permanecessem ocupados. 

Meu papel não era solicitar projetos externos de impressão ou supervisioná-los, mas os operadores da prensa deviam me manter informado a respeito daquilo em que estavam trabalhando. Uma tarde, um impressor veio ao meu escritório e mostrou-me um periódico que estava sendo impresso. “Você já viu isto?”, ele perguntou. Examinando aquilo, pude ver que o conteúdo da publicação não se parecia com nada que já tínhamos feito anteriormente e não se alinhava com os valores da pequena comunidade onde a nossa empresa era tida em alta conta ao longo dos anos. 

Meu primeiro pensamento, sabedor de quão rápido as notícias correm em comunidades como a nossa, onde todo mundo conhece todo mundo, foi como os residentes, líderes cívicos e anunciantes leais reagiriam, caso descobrissem que um projeto como aquele havia sido produzido. Meu segundo pensamento foi que a mensagem daquela publicação conflitava com meus valores pessoais também. 

“Bem, o que você acha?”, perguntou o chefe de impressão, obviamente desconfortável com o conteúdo da publicação que lhe pediram para imprimir. Eu sabia que algo precisava ser feito. Mas, o quê? Não era minha responsabilidade julgar o conteúdo dos materiais impressos em nossa máquina; meu trabalho era assegurar que a tarefa fosse cumprida e o cliente ficasse satisfeito.

MELHORES PRÁTICAS.:

Eu sabia que não cabia a mim decidir se a companhia deveria continuar a imprimir aquela publicação, e compreendia que o ganho com o projeto não poderia ser ignorado sob uma perspectiva empresarial. Entretanto, também sabia que prosseguir imprimindo aquilo em nossa pequena cidade poderia ter um impacto grave e adverso sobre a reputação de longa data do nosso jornal. 

Eu sabia que minhas convicções pessoais não influenciavam a questão, embora parecesse apropriado que eu as comunicasse a meus superiores.

Assim, esbocei uma carta, expressando minha oposição pessoal em ter um envolvimento mesmo que indireto na impressão daquela publicação.  Entretanto, a ênfase em minha carta estava no potencial de minar a aceitação que havia sido construída ao longo de anos e a possibilidade do efeito negativo sobre o faturamento em termos de ganhos com anúncios e leitores. 

Já que a matriz havia também adquirido outros jornais com máquinas de impressão em outras partes da cidade, sugeri que uma opção seria redirecionar a publicação para uma parte da cidade onde a sensibilidade da comunidade não estivesse em questão.

Por fim, meu chefe imediato me informou que, embora não estivesse preocupado com minha opinião pessoal, concordava que manter a aceitação de nossa comunidade era importante. Sendo assim, o contrato para a publicação foi preservado, mas foi rapidamente enviado para outra área da cidade. Uma crise foi evitada. 

Para outras considerações.:

·         Nos negócios, quando confrontados com conflitos de valores e crenças, nossa primeira reação é expressar vigorosas palavras de protesto.  Mas geralmente, o melhor é orar, confiando que Deus interferirá como Ele quiser. “O coração do rei é como um rio controlado pelo Senhor; Ele o dirige para onde quer.” (Provérbios 21:1).
·         Questões com potencial para afetar a reputação, tanto corporativa quanto individual, devem ser objeto de séria consideração. Novos negócios sempre podem ser iniciados, mas uma reputação, uma vez manchada, é difícil de ser restaurada. “A boa reputação vale mais do que grandes riquezas; desfrutar de boa estima vale mais que prata e ouro.” (Provérbios 22:1).
·         Ás vezes, problemas complexos desafiam soluções simples, deixando-nos sem saber o que podemos ou devemos fazer. Em tempos assim, orar pedindo sabedoria é o passo melhor e mais importante. Ao invés de “quando tudo o mais falhar, ore”, devemos orar em primeiro lugar. Isso pode nos poupar muito tempo e nos livrar de um estresse desnecessário. “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.” (Tiago 1:5).
·         A pergunta: “O que Jesus faria?” é relevante, quando enfrentamos um conflito de valores. Pode nos ajudar discernir quando uma posição firme, intransigente é necessária ou simplesmente expressarmos nosso ponto de vista diferente é o suficiente. “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens.”  (Colossenses 3:23).    

Questões Para Reflexão/Discussão.:

1. Você já se viu confrontado no trabalho por algo que estava em conflito com seus valores e crenças pessoais? Qual foi a situação e como você reagiu?
2. Como devemos pesar os valores pessoais e da comunidade contra a importância prática de uma empresa obter ganhos?
3. O que você faria se estivesse naquela situação?  

Próxima semana tem mais!


MsC. Jean Luiz Correia Baraúna
Baraúna Consultoria Contábil
Contato: (73) 3613-7771/9133-1845/8869-3561/9949-7771/8127-5976
Medite: “Pais Que Levam Seus Filhos à Igreja, Não Vão Buscá-los na Cadeia”

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.