Saber-Literário

Diário Literário Online

O soneto e a emenda Carlos Heitor Cony

Postado por Rilvan Batista de Santana 16/01/2016

O soneto e a emenda
Carlos Heitor Cony

Embora não tenha compromisso com a ciência e a história, o Gênesis, primeiro livro da Bíblia aceita por várias religiões, é o relato literário mais articulado da criação do mundo, acima e afora das teses acadêmicas. Atribui a Deus, que pairava sobre as águas, a criação de tudo, do céu, da terra, dos mares, dos pássaros, dos peixes. E à medida que criava alguma coisa, o próprio Deus verificava se era bom.

Entretanto, quando criou o homem à sua imagem e semelhança, se esqueceu de fazer o mesmo e nem se importou se a nova criatura era boa. O único reparo que fez foi desastroso: "Não convém que o homem seja só". E, antecipando-se à era dos transplantes, tirou uma costela do homem e com ela fez a mulher.

Pronto. Estava feita a pior emenda do soneto. Bem verdade que pouco depois mandou o dilúvio, porque descobrira que homens e mulheres faziam o que não devia –segundo alguns exegetas. Ou comeram os frutos da Árvore do Bem e do Mal, segundo outros entendidos. Fica explicada a existência de dona Dilma, de Eduardo Cunha, de Lula e daquele cidadão que todas as manhãs passa pela minha rua, acordando a gente com o seu grito: "Olha a pamonha!"

Eu faria um mundo pior, embora eliminando o vendedor de pamonha. Não conseguiria pairar sobre as águas, morreria afogado. Mas faço justiça a Deus, só criou um mandamento, proibindo comer da Árvore do Bem e do Mal. Posteriormente Moisés deixou dez mandamentos e o Concílio de Trento (em 1545) proibiu 272 coisas.

Por sua vez, o síndico do meu prédio, aqui na Lagoa, proibiu-me de estacionar o carro fora da vaga a mim destinada pelo regulamento aprovado pelos demais condôminos. Estou também proibido de trazer marafonas para dormir comigo. E ouvir em volume alto, depois das 22h, "O Príncipe Igor", de Borodine.


Folha de São Paulo (RJ), 10/01/2016

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.