Saber-Literário

Diário Literário Online

Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam Mt 11, 11-15

Postado por Rilvan Batista de Santana 10/12/2015

Se vocês têm ouvidos para ouvir,
então ouçam
Mt 11, 11-15
 
Eu afirmo a vocês que isto é verdade: de todos os homens que já nasceram, João Batista é o maior. Porém quem é menor no Reino do Céu é maior do que ele. Desde os dias em que João anunciava a sua mensagem, até hoje, o Reino do Céu tem sido atacado com violência, e as pessoas violentas tentam conquistá-lo. Até o tempo de João, todos os Profetas e a Lei de Moisés falaram a respeito do Reino. E, se vocês querem crer na mensagem deles, João é Elias, que estava para vir. Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.
 
Comentário do Evangelho
Jesus afirmando que ele é
o Salvador
 
Neste tempo do Advento, particularmente nos dias mais próximos do Natal, a liturgia destaca a figura de João Batista. Os quatro Evangelhos, no seu início, associam entre si João Batista e Jesus. Em geral considera-se João Batista de maneira limitada, como simplesmente alguém que apontou para Jesus afirmando que ele é o Salvador. Na realidade a pregação de João Batista foi muito consistente e autêntica, atraiu muitos seguidores e abalou os poderes constituídos, religioso judaico e civil romano. Embora de família sacerdotal, João Batista distanciou-se do poder e dos interesses dos sacerdotes do Templo de Jerusalém, passando a anunciar no deserto o perdão dos pecados pela prática da justiça. Este anúncio esvaziava a função do Templo, no qual a purificação dos pecados era feita pelos sacerdotes, mediante ofertas. A conversão à prática da justiça era uma ameaça aos poderosos. Daí a perseguição e a morte de que foi vítima, pela articulação das elites do Judaísmo e da corte de herodes. A conversão significa a ruptura com o sistema de poder, riqueza e exclusão, e supõe, de certo modo, um ato de violência interior. E este sistema se sente ameaçado por esta ruptura, exercendo violência contra aqueles que assim ousam.
 
Oração


Pai, dá-me força para combater os vícios e os pecados que me impedem de aderir plenamente ao teu Reino, e para suportar a violência dos que se opõem a ti. 

Fonte:www.paulinas.org.br 

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

ALITA

DP

Tecnologia do Blogger.