Saber-Literário

Diário Literário Online

OS HOLOCAUSTOS SE REPETEM - Ceres Marylise Rebouças

Postado por Rilvan Batista de Santana 09/12/2015

OS HOLOCAUSTOS SE REPETEM
Ceres Marylise Rebouças

          A imagem de Aylan, aquele menininho sírio encontrado morto na praia da Turquia, não sai de minha mente. Ele foi impedido do direito de ser feliz, de brincar com outras crianças. Que mal fez Aylan e muitas outras crianças desses países em conflito para terem suas vidas terminadas dessa forma? Nenhum! Só o de haverem nascido em países devastados pela intolerância, pela ditadura, pela guerra e pelo fanatismo. Estranho azar que os fez nascer nesses lugares!...
          Os holocaustos se repetem: em Paris, no Iraque, em Mali, na África, principalmente na Nigéria e em Magreb  pelos Boko Haram, outra vertente do Estado Islâmico – que matam de forma atroz na sua maioria, mulheres, idosos e crianças sem força para correr e reagir e sem entender os horrores da guerra, da tortura, da violência e do crime.
          Cresce assustadoramente o radicalismo islâmico com o fundamentalismo se aproveitando da fragilidade dos modelos estatais naqueles países. O Ocidente tenta intervir, a Europa se retraiu momentaneamente abalada pela imagem de Aylan morto e transformado em símbolo da gravidade da tragédia originada do fanatismo do EI, assumindo o compromisso ético e humanitário de abrir suas fronteiras para acolher os refugiados, tamanha a audácia desses extremistas. Agora, diante dos últimos acontecimentos voltam a se insurgir.
          O que acontece neste mundo que parece nada ouvir e nada ver? Cada vez mais fica difícil para o homem aprender a construir um mundo melhor. Com tanta tecnologia de ponta o homem não consegue criar estratégias no coração e com certeza, as tentativas têm se desperdiçado. Enquanto isso, crianças inocentes continuarão caindo mortas,
          Penso novamente em Aylan e o imagino subindo numa frágil embarcação e se acocorando ao lado do irmãozinho maior com a noite escura e fria embalando o mar Mediterrâneo... Penso na embarcação virando, afundando e as águas geladas abraçando aquele corpinho chorando e gritando por seus pais... Que Deus acolha seu sono eterno e ajude a melhorar a humanidade que caminha à deriva!


0 comentários

Postar um comentário

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Patrono

Patrono

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Todos os nossos textos, abaixo, estão licenciados no Creatve Commons.
Tecnologia do Blogger.