Saber-Literário

Diário Literário Online

O retrato - R. Santana

Postado por Rilvan Batista de Santana 21/12/2015

O retrato
R. Santana



            Entre um gole de whisky e outro, à beira da piscina, Narvil não se cansava de fazer considerações sobre aquela velha foto de 20 x25. Embora a foto não lhe tocasse o coração, Nadva ajudava o marido tecer conjeturas sobre o passado distante. Ela compreendia a angústia de Narvil, aquele pedaço de papel representava um corte no tempo, um tempo finito em um tempo infinito. Embora a foto tivesse parado o tempo, o tempo continuou e os personagens não eram mais os mesmos, até o papel estava pardo pela ação do tempo, jamais aquelas circunstâncias se repetiriam... Nem os objetos que davam forma ao cenário não eram mais os mesmos, o tempo teria se incumbido de transformá-los, ou, pouco e pouco desgastá-los.
Nadva quis saber do marido quanto tempo tem a foto? 50 anos? 60 anos? Mas o que representa 50, 60 ou 70 anos num tempo infinito? Nada de nada. Não teria sido melhor se o homem não tivesse inventado o relógio? Não! O tempo é abstrato, mas a ação do tempo é palpável e não é retroativa. O tempo caminha sem pressa, o homem é que tem pressa, mas o tempo continua e o homem fica.
  Nadva não quer esmiuçar as sutilezas do tempo, tampouco, o significado  daquela velha fotografia, aliás, se Narvil não fosse um dos personagens da foto o destino dela seria o lixo, não iria se debruçar em um pedaço de papel em branco e preto para descobrir o que ali se encerrava. Naquela manhã de sol, Nadva não desejava outra coisa, senão, curtir o banho de piscina, ler um bom livro e que o sol fosse o sol de Diógenes e Narvil não fizesse sombra como fez Alexandre, o Grande, mas de tanto ele lhe perguntar, limitou-se responder suas perguntas, de quando em vez, metia o bedelho:
- Este aqui (apontando com o olhar), atrás de Rasec, não quis aparecer, não foi!?
-Não, querida, deve ter sido falha do fotógrafo, ou a posição que ele se encontrava, ou ele não era da família, observa-se que o fotógrafo preocupou-se em captar à família!
- Olhe, eu não quero lhe agradar, mas o meu queridinho (fez carinho na cabeça de Narvil) aqui, tem uma postura de príncipe!
- Príncipe! Eu? Não exagere querida!
- Não estou exagerando... Você sentou-se em ângulo reto, segura o copo de bebida, delicadamente, nas pontas dos dedos, bem penteado e bem vestido, como se tivesse se preparado para o momento, além de uma imagem bonita – prosseguiu com o comentário:
- Rasec está despenteado, nem aí para câmera, com cara de pouca amizade para seu pai e seu irmão mais velho que entornam a garrafa com gosto. Não se sabe a razão, Rasec é o único que não estar bebendo. Ramelc, seu irmão mais novo, com o copo de bebida pelo meio, olha-o com jeito de gozação, e, sua mãe fixa-lhe um olhar de admoestação! Você, meu amor, com o olhar pensativo, é o único que saiu bem na foto...
- Gosto de ver a foto com o olhar de saudade, não com o olhar de crítica, portanto, não temos o mesmo parecer!
- Concordo. O meu olhar é de análise, é de entender, é de procurar, é de leitura, é de buscar significado, eu não estou dentro da foto!
- Querida Nadva, veja a vida, apenas, com os olhos do coração, entender o quê?...
- Mas querido, a curiosidade cativa o espírito. Seria importante, se com o olhar de análise, compreendêssemos o verdadeiro significado, por exemplo, desse momento de família na foto!
- Pra quê? A câmara fez um corte no tempo, aí nada muda, a não ser a nossa percepção de beleza. Se alguém encontrar o belo no feio irá lhe satisfazer o espírito e a foto passará ter significado e não o registro histórico de um fotógrafo!
- Meu amado Narvil, eu sou uma administradora de empresa, trabalho com número, estatística, meta, desempenho, projeto, estimativa, tudo concreto, enfim, não tenho sensibilidade e alma de poeta para descobrir o feio no belo, a beleza das obras de Picasso, de Paul Cézanne, dos pós-impressionistas... Para mim, não importa a beleza das flores, mas se uma floricultura é viável ou não no mercado. Nesta foto, por exemplo, gostaria que você me informasse o paradeiro dos retratados, se foram ou são homens empreendedores, ou, uns derrotados da vida!?
- Se eles são empresários ou foram empresários?
- Para ser um homem de sucesso não é condição sine qua non ser empresário. O homem pode se realizar em qualquer atividade, mesmo a literária e de ensino que é o seu caso, mas tem que ter atitude, perseverança, determinação, objetivo, foco, é a receita do sucesso, se alguém passa na vida por passar, é um fracassado! – Narvil a aplaudiu de pé:
- Muito bem! Muito bem! Muito bem! Agora, eu lhe compreendo, o seu conceito de sucesso é amplo, não é somente, os resultados do mercado, mas a posição do homem diante do mundo, não é “deixe a vida me levar”, assim, satisfarei sua curiosidade e lhe adianto: todos, nesta foto, com exceção deste (indicou a foto com um gesto) que a câmara registrou só o cabelo e não me lembro dele, todos são homens de sucesso!
- Ufa!!! Estamos nos entendendo... Agora, me fale do paradeiro deles, se todos moram aqui e eles fazem, hoje, o quê?
- Bem, Ordep e Aslec, os pais, estão de idade avançada e moram nesta cidade. A velha está muito doente. O velho, ainda se aguenta nas pernas e faz do trabalho terapia, porém, com mais de 86 anos de vida, não é mais o mesmo homem rijo da foto. Construíram um bom patrimônio, mas o patrimônio maior foi ter educado e formado todos os filhos: Oslec é engenheiro agrônomo, Rasec, juiz de direito de uma cidade não muito longe daqui e Ramelc é funcionário de um grande banco do país em Brasília, quanto a mim, não lhe será necessário contar a minha trajetória, você conhece tudo que fiz e conquistei, até os meus defeitos, as minhas qualidades e os meus sonhos!...
- Não é verdade que lhe conheço. Aliás, ninguém conhece ninguém, o homem é uma caixinha de segredo de atitudes inesperadas!
- Por exemplo?
- Sacrificar o ócio da manhã para suscitar lembranças de um passado esquecido na gaveta da saudade!
- Parabéns! Parabéns! Parabéns! Aplausos para mim, senhora, pois acabo de descobrir na administradora uma poetisa que se nega fazer poesia... – e correu pra piscina.
Não se pode negar o absurdo de Camus e de Heidegger, a impossibilidade acontece, uma corrente de vento apareceu do nada e foi varrendo tudo que encontrou. A foto foi puxada pela corrente de ar sem resistência, como uma pluma, subiu aos céus e desapareceu.
Narvil não conteve o pranto e chorou, chorou, chorou...


Autor: Rilvan Batista de Santana
Licenciada: Creative Commons
Itabuna, 02 de maio de 2013.







Nota Editorial:

Pedimos desculpa aos nossos leitores pela reedição deste texto, mas justifica por termos resgatado o retrato que lhe deu origem.  

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.