Saber-Literário

Diário Literário Online

Fuga para o Egito Mt 2, 13-18

Postado por Rilvan Batista de Santana 29/12/2015

Fuga para o Egito
Mt 2, 13-18
Depois que os magos se retiraram, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: "Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo". José levantou-se, de noite, com o menino e a mãe, e retirou-se para o Egito; e lá ficou até à morte de Herodes. Assim se cumpriu o que o Senhor tinha dito pelo profeta: "Do Egito chamei o meu filho". Quando Herodes percebeu que os magos o tinham enganado, ficou furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, de acordo com o tempo indicado pelos magos. Assim se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: "Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos e não quer ser consolada, pois não existem mais".
Comentário do Evangelho
Jesus Menino migrante
Com esta narrativa da fuga para o Egito e a matança dos meninos de Belém, a qual é seguida da narrativa do retorno do Egito, Mateus encerra o bloco de narrativas de infância de Jesus. O conjunto é caracterizado pelo estilo literário do midraxe judaico que consiste em uma reconstrução literária de episódios bíblicos antigos, apresentados como que se realizando no tempo do narrador. O estilo deixa margem a lacunas. O reforço do tema da eleição, o eleito é protegido e salvo, contrasta com a morte dos inocentes. A matança destes inocentes por Herodes tem semelhança com a matança dos primogênitos do povo oprimido do Egito pelo anjo exterminador de Javé. 

A narrativa mostra o poder opressor que extermina qualquer ameaça à sua hegemonia, como o atual império do ocidente. Porém fica aberto um caminho para a salvação.  
  
 Oração


Pai, sê o guia de minha caminhada, livrando-me de todas as ciladas do mal, e conservando-me incólume para o teu santo serviço. 
Fonte:www.paulinas.org.br 

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.