Saber-Literário

Diário Literário Online

Ajudando Um ao Outro a Sobreviver Mais um Dia Por Rick Boxx

Postado por Rilvan Batista de Santana 08/12/2015

Ajudando Um ao Outro a Sobreviver Mais um Dia
Por Rick Boxx

Discursando na cerimônia de formatura da Universidade do Texas em 2014, o Almirante da Marinha, William H. McRaven, nono comandante do Comando de Operações Especiais dos Estados Unidos, falou sobre as lições cruciais que aprendeu durante o treinamento básico para ingressar na unidade SEALS da marinha. Uma lição particularmente poderosa causou-lhe forte impressão; foi quando ele juntamente com outro aspirante a SEAL enfrentaram 15 horas de “luta contra um frio congelante, contra a lama, o vento que rugia e a pressão dos instrutores para que desistissem”. 

Esse desafio quase que inimaginável encerrava o que era chamada de “semana no inferno”, depois de seis dias sem dormir, sob constante tormento físico e mental. Esse exercício do tipo “ou vai ou racha” foi realizado numa área chamada Mud Flats, situada entre San Diego, Califórnia, EUA, e Tijuana, México, um trecho de terreno pantanoso onde a lama engole qualquer um que entre ali.

Depois de oito horas nadando na lama gelada, alguns homens, tomados pelo desespero, estavam prontos para desistir, disse McRaven. Foi então que inesperadamente um homem corajoso começou a cantar.  Em breve, um por um, todos se juntaram na canção e “de algum modo, a lama parecia mais quente e o vento mais suave”, segundo o Almirante. Como resultado, os aspirantes a SEAL sobreviveram àquela noite. 

A música estava fora de tom, mas era entusiástica, ele disse.  Ela proporcionou esperança, um elemento necessário para se sobreviver a qualquer prova severa. “Se tenho aprendido algo em minhas viagens pelo mundo, é o poder da esperança”, afirmou  McRaven. “O poder de uma pessoa – Washington, Lincoln, Mandela, e até mesmo da jovem paquistanesa Malaia – uma pessoa pode mudar o mundo oferecendo esperança às pessoas.”

Poucos de nós no ambiente profissional do século XXI experimentarão a intensidade da sobrevivência no treinamento de forças militares especiais, mas às vezes, suportar o estresse de um dia de trabalho parece ser mais exigente do que poderíamos imaginar.  Em momentos assim nós precisamos desesperadamente uns dos outros, cantando ou não. 

A Bíblia reconhece que o dia a dia – no trabalho e no lar – pode nos levar ao limite físico e emocional.  Ela oferece princípios para sobrevivermos às exigências que parecem estar além da nossa capacidade de enfrentar: 

Sermos suporte um para o outro.  Quando trabalhamos juntos em equipe, comprometidos com as mesmas metas e objetivos, podemos proporcionar fortalecimento e estímulo uns para os outros quando necessário.  “Exortamos vocês, irmãos, a que advirtam os ociosos, confortem os desanimados, auxiliem os fracos, sejam pacientes para com todos.”  (I Tessalonicenses 5:14). 

Podemos ajudar suprindo-nos um ao outro com motivação e inspiração. As emoções sobem e descem nos momentos difíceis. Os membros fortes de uma equipe bem ajustada podem dar suporte aos que se sentem fracos.  “Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois Aquele que prometeu é fiel.  E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boa obras."  (Hebreus 10:23-24). 

Podemos nos manter mutuamente focados no mesmo objetivo.  Quando a esperança enfraquece, ajuda nos lembrarmos da recompensa que nos espera.  “Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale.  Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.”  (I Coríntios 15:58). 
 
Perguntas para Reflexão ou Discussão  

1. Qual foi o treinamento mais exigente e difícil pelo qual você passou, seja profissional, militar ou qualquer outro?
2. Ao enfrentar momentos extremamente estressantes e difíceis no trabalho, como você se beneficiou com o apoio de outras pessoas?
3. Você já esteve entre os membros mais fortes da equipe, encorajando e apoiando aqueles mais fracos? Como foi a experiência?
4. Em sua opinião, qual o valor de manter a esperança em tempos adversos? Como podemos encontrar esperança em circunstâncias desesperadoras?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos Provérbios 12:25; 25:25; 27:17; Eclesiastes 4:9-12; Mateus 11:28-30; Gálatas 6:9-10.
 
Próxima semana tem mais!
 
 
MsC. Jean Luiz Correia Baraúna
Baraúna Consultoria Contábil
Contato: (73) 3613-7771/9133-1845/8869-3561/9949-7771/8127-5976
Medite: “Pais Que Levam Seus Filhos à Igreja, Não Vão Buscá-los na Cadeia”

0 comentários

Postar um comentário

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Patrono

Patrono

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Todos os nossos textos, abaixo, estão licenciados no Creatve Commons.
Tecnologia do Blogger.