Saber-Literário

Diário Literário Online

Sugestões para melhorar o ensino médio Arnaldo Niskier

Postado por Rilvan Batista de Santana 09/11/2015

Sugestões para melhorar o ensino médio
Em reunião da Academia Brasileira de Educação, o presidente, professor Carlos Alberto Serpa, desafiou os seus pares a apresentar sugestões a serem encaminhadas ao MEC, com o propósito de aperfeiçoar a educação brasileira.
No grupo de trabalho coordenado pela professora Terezinha Saraiva, fizemos uma série de propostas, entre as quais destacamos este decálogo:
  1. Criar cursos técnicos, de acordo com as necessidades do mercado de trabalho e reservar 800 horas para a sua ministração, na 3ª série, deixando a escolha a cargo dos alunos;
  2. Preparar professores para os cursos técnicos;
  3. Elevar para 70% o domínio de Matemática e Leitura, num prazo de 05 anos;
  4. Ampliar o número de escolas de tempo integral com professores de dedicação exclusiva e salários compatíveis;
  5. Considerar o potencial da educação à distância. O Brasil tem, hoje, 1,1 milhões de alunos frequentando os vários cursos dessa modalidade;
  6. Construir bibliotecas e laboratórios, especialmente de informática;
  7. Criar, dentre os gestores escolares, o cargo de Inspetor de Qualidade de Ensino (IQE), para acompanhar adequadamente o cumprimento pleno do currículo escolar;
  8. Cuidar efetivamente da assistência aos alunos portadores de necessidades especiais, incluindo-se as altas habilidades (superdotado);
  9. Oferecer bônus aos professores e especialistas por resultados:
  10. Corrigir a defasagem idade/série.
Estamos hoje com 8,3 milhões de alunos no ensino médio. Só a metade se forma, o que é uma demonstração inequívoca de desinteresse, a merecer providências radicais do Poder Público. Parece evidente que seja necessário um choque de atratividade nesse nível de ensino.
Como é notória a falta de recursos financeiros, entende-se como ideal a parceria com o Sistema S, a fim de assegurar bons resultados no ensino profissional, que tem um vasto campo para crescer, dentro e fora do Pronatec. Não é lógico que apenas se retire desses bons cursos parte do seu financiamento para suprir carências oficiais.
Por outro lado, é preciso também promover o treinamento intensivo dos professores, para melhorar a sua performance. Eles devem ter mais conhecimento de como lecionar. Não basta só o domínio dos conteúdos. É um problema que nos leva a reinvidicar uma ampla reforma dos cursos de Pedagogia.
Para as mudanças aqui sugeridas é indispensável promover reformulações na LDB (Lei nº 9394/96), trabalho que envolve certamente as responsabilidades do Conselho Nacional de Educação.
Há projetos em curso, no País, que podem colaborar para a correção de rumos, como é o caso da vitoriosa Nuvem de Livros. A educação básica assinala uma brutal carência de bibliotecas e aí pode estar uma ajuda inestimável.


Jornal do Commercio (RJ), 06/11/2015

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.