Saber-Literário

Diário Literário Online

Significado de Ogro - O que é um Ogro

Postado por Rilvan Batista de Santana 27/11/2015


O que é um Ogro:

Ogro (ou ogre) é um lendário monstro de contos populares que, de acordo com a lenda, possui a particularidade de devorar seres humanos. O significado de ogro pode ser associado ao bicho-papão, a assustadora figura que amedronta as crianças.
A palavra ogro vem do latim orcus que significa inferno. No inglês e no francês a grafia é ogre. Em muitas ocasiões ogro é sinônimo de Orc, que é igualmente uma figura mitológica.
Significado de Ogro
A palavra francesa ogre terá sido inicialmente utilizada por Charles Perrault, escritor francês de contos infantis. A primeira referência a esta palavra é encontrada no seu livro “História ou contos do tempo passado”, datado de 1697. Charles Perrault é autor de famosos contos populares, dentre eles “O pequeno polegar”, onde faz referência a um ogro que atormenta as crianças.
Na literatura há outras referência a ogros, sendo que o ogro Shrek se tornou mundialmente famoso através do filme que tem o seu nome como título. O ogro do filme Shrek possui características distintas dos tradicionais ogros por ser bondoso, sossegado e não devorar seres humanos.
No sentido figurado, a palavra ogro pode ser utilizada para designar um indivíduo corpulento, com atitudes grosseiras e que não sabe se comportar socialmente.

Biografia:

Charles Perrault (Paris, 12 de janeiro de 1628 — Paris, 16 de maio de 1703) foi um escritor e poeta francês do século XVII, que estabeleceu bases para um novo gênero literário, o conto de fadas, além de ter sido o primeiro a dar acabamento literário a esse tipo de literatura, feito que lhe conferiu o título de "Pai da Literatura Infantil". Suas histórias mais conhecidas são Le Petit Chaperon rouge (Chapeuzinho Vermelho), La Belle au bois dormant (A Bela Adormecida), Le Maître chat ou le Chat botté (O Gato de Botas),Cendrillon ou la petite pantoufle de verre (Cinderella), La Barbe bleue (Barba Azul) e Le Petit Poucet (O Pequeno Polegar).Contemporâneo de Jean de La Fontaine, Perrault também foi advogado e exerceu algumas atividades como superintendente doRei Luís XIV de França. A maioria de suas histórias ainda hoje são editadas, traduzidas e distribuídas em diversos meios de comunicação, e adaptadas para várias formas de expressões, como o teatro, o cinema e a televisão, tanto em formato deanimação como de ação viva.


Fonte: Wikipédia 

0 comentários

Postar um comentário

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Patrono

Patrono

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Todos os nossos textos, abaixo, estão licenciados no Creatve Commons.
Tecnologia do Blogger.