Saber-Literário

Diário Literário Online

Maurício Macri é o novo presidente da Argentina

Postado por Rilvan Batista de Santana 23/11/2015

O empresário Mauricio Macri, 56,  é oficialmente o novo presidente da Argentina. Às 23h56 (horário de Brasília), com 95,35% dos votos apurados, Macri tinha 51,81%(12.524.711 votos), e Scioli, 48,19% (11.648.131 votos), segundo a comissão eleitoral. Scioli já reconheceu a derrota.
Ex-presidente do Boca Juniors e atual prefeito de Buenos Aires, Macri é filho de um dos mais ricos e conhecidos empresários do país. Engenheiro de formação, ele se apresentou durante toda a campanha presidencial como ‘verdadeira mudança’. Sua vitória rompe com um ciclo de 12 anos de presidentes de centro-esquerda, que começou com Néstor Kirchner em 2003 e continuou com sua mulher, Cristina Kirchner, em 2007.
Esta também é a primeira vitória, desde 1916, de um civil que não pertence ao partido peronista e nem ao social-democrata, as duas grandes forças populares do país.
Conservador, Macri prega a abertura de investimentos estrangeiros e pretende diminuir a inflação para um dígito em dois anos.  Pretende criar uma agência nacional para combater o crime organizado e promete uma verdadeira guinada nas relações com os países vizinhos. Entre suas ideias está a de deixar o que chama de ‘eixo-bolivariano’ e fazer com que o Mercosul exclua a Venezuela com base na cláusula democrática.
Macri também pretende voltar a priorizar as relações com os Estados Unidos e a União Europeia e revisar a aproximação da Argentina da China e Rússia.
Já ciente da vitória, Macri fez um emocionado discurso. "Me ajudem a encontrar esse caminho. Esse país é um dos países do mundo com mais espírito empreendedor, e a razão é que nossos avós e pais cruzaram o oceano, sem Facebook nem Twitter e sem saber o que iam encontrar. Eles construíram uma etapa maravilhosa do país."  
Apesar do discurso otimista, o novo presidente da Argentina terá que mostrar muita habilidade política para construir alianças em um Congresso de maioria kirchnerista. Macri assume o governo da Argentina no próximo dia 10 de dezembro.

Fonte: Yahoo Notícias

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.