Saber-Literário

Diário Literário Online

ITABUNA GANHA VARA DE EXECUÇÃO PENAL E SALA DE DEPOIMENTO SEM DANO PARA CRIANÇA E ADOLESCENTE

ITABUNA GANHA VARA DE EXECUÇÃO PENAL, SALA DE DEPOIMENTO SEM DANO E REFORMA DO FÓRUM

A nova vara foi instalada em solenidade no Salão do Júri, com a presença de magistrados, servidores e advogados
As instalações da Vara de Execuções Penais de Itabuna foram inauguradas pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Eserval Rocha, e o juiz Glaucio Klipel
A sala de Depoimento sem Dano foi inaugurada pelo presidente do TJBA e o juiz Marcos Bandeira

A comunidade jurídica de Itabuna, no Sul do Estado, mobilizou seus integrantes nesta terça-feira (10) para acompanhar as ações do Tribunal de Justiça da Bahia.

Em um só dia, a comarca ganhou uma vara de Execução Penal e Medidas Alternativas, uma sala de Depoimento sem Dano para a Vara de Infância e Juventude, além da homologação do processo licitatório visando à reforma do Fórum Ruy Barbosa, no centro da cidade.

A nova vara foi instalada em uma solenidade, no Salão do Júri, com a presença de magistrados, servidores e advogados.

Estiveram presentes a desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus e o advogado Sérgio Cafezeiro, recém-nomeado desembargador pelo governador Rui Costa, para a vaga do Quinto Constitucional destinada à Ordem dos Advogados do Brasil.

O juiz Glaucio Klipel, diretor do fórum, lembrou que 17 comarcas serão atendidas pela vara. A nova unidade judicial já nasce digitalizada e com 3 mil processos, todos referentes ao complexo prisional de Itabuna.

Dois servidores nomeados do recente concurso vão trabalhar na nova vara. "Tudo isso é um sinal de prestígio da nossa comarca com a Presidência que olha com bons olhos para toda essa região", disse o magistrado.

Já o juiz Marcos Bandeira, titular da Vara da Infância e Juventude, fez um pequeno balanço da gestão, ressaltando as cinco novas varas da Infância instaladas pela atual administração, a descentralização do Segundo Grau – com a criação da Câmara Especial do Extremo Oeste – e a institucionalização da Justiça Restaurativa. "Louvo a iniciativa inédita em propor eleições diretas para a Mesa Diretora do TJBA e o saneamento das contas do Judiciário", destacou.

Compondo a mesa da solenidade, o advogado Andirlei Silva, presidente da subseção de Itabuna da Ordem dos Advogados do Brasil, comemorou a instalação e homenageou o presidente Eserval Rocha com uma placa.

Celeridade
O presidente do TJBA, além de agradecer as palavras do juiz Marcos Bandeira, lembrou que a instalação da vara era um antigo pleito, fundamental para o melhor andamento do Judiciário local e para que "os desafortunados tenham seus processos tramitando com celeridade".

“Isso vai permitir que a Vara do Júri dê mais celeridade nos processo dos réus que respondem por crimes graves, e também que os presos tenham seus pleitos mais rapidamente apreciados pelos magistrados”, completou.

O desembargador também registrou as visitas do presidente da subseção de Itabuna da OAB à Presidência do Tribunal de Justiça, em Salvador, solicitando a reforma do fórum. O processo licitatório para a contratação de empresa para a reforma foi homologado na segunda-feira (9).

O presidente Eserval Rocha voltou a falar ainda sobre o problema de violência doméstica contra a mulher, problema que o Tribunal de Justiça da Bahia vem enfrentando com a instalação de varas especializadas: somente este ano foram quatro. Somadas as duas que funcionavam anteriormente, o aumento é de 200% de ampliação da estrutura voltada para a proteção da mulher.

Em seguida, o presidente inaugurou a sala de Depoimento sem dano, a primeira do interior, na Vara da Infância e Juventude. No espaço, um equipamento com monitor, câmera e microfone sem fio para gravação de depoimentos de crianças sobre violências, acompanhadas por psicólogos e assistentes sociais.

Texto e Fotos: Nei Pinto

Fonte: Blog Marcos Bandeira

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.