Saber-Literário

Diário Literário Online

Integridade Realmente Importa? Por Rick Boxx

Postado por Rilvan Batista de Santana 17/11/2015

Integridade Realmente Importa?
Por Rick Boxx


Pesquisa conduzida pelo Ethics Resource Center descobriu que 45% das pessoas que compõem a força de trabalho, já presenciaram condutas antiéticas no ambiente de trabalho. Trata-se de um percentual assustadoramente alto, sinal alarmante do atual estado em que se encontra o mundo profissional e empresarial. Apesar disso, parece que chegamos ao ponto de aceitar este tipo de coisa como normal no mundo dos negócios.

Com a complexidade e os desafios da economia global e a atmosfera do ambiente de negócios, não apenas nos tornamos indiferentes para comportamentos dessa natureza, como também começamos a dizer a nós mesmos que não podemos sobreviver no mercado se não jogarmos segundo suas regras. Muitos acreditam que “temos que fazer o que for preciso para ganhar ou manter os negócios”.
É triste, mas temos separado nossa fé do nosso trabalho e deixado Deus de fora desta equação. Contudo, em meus anos de experiência no mundo empresarial e profissional, tanto como empresário quanto como consultor, repetidamente ficou evidente que a integridade realmente é importante.

Integridade importa para Deus. Ele convocou Seus seguidores para levantarem a bandeira e se tornarem exemplos para aqueles com os quais trabalham e se encontram todos os dias. Integridade é importante – deveria ser – para você e para mim. E é importante para empresários como Rita.

Conheci Rita durante uma conferência. Depois de nos conhecermos ela confidenciou que vinha lutando com um dilema moral em sua empresa. Em suas palavras, ela estava “convicta” da decisão que vinha sendo pressionada a tomar.

Dois anos antes ela entrara em sociedade com duas outras pessoas que não compartilhavam sua fé em Jesus Cristo. Com o passar do tempo ficou claro que muitas das decisões que seus sócios estavam tomando, sem o apoio dela, eram no mínimo questionáveis. Em seu coração, Rita sabia o que deveria fazer, mas lhe faltava coragem. Não tomar uma posição significava transigir com a ética e suas convicções.
Depois de ouvir minha palestra dirigida a um grupo de empresários, Rita tomou consciência de que deveria sustentar os princípios bíblicos em que acreditava, dissolver a sociedade e sair do negócio. Senti-me grato por conhecer Rita e ajudá-la a chegar à conclusão de que curso de ação, embora difícil, Deus claramente lhe pedia para adotar.

Rita sabia que sua decisão provavelmente não mudaria as práticas de seus ex-sócios, mas tinha consciência de quão importante era viver e trabalhar de maneira compatível com a fé que ela professava. O livro de Provérbios nos fala dos benefícios decorrentes de se sustentar elevados padrões de integridade:

Sensação de paz: “A pessoa honesta anda em paz e segurança, mas a desonesta será desmascarada” (Provérbios 10.9).  
Fonte de direção: “As pessoas direitas são guiadas pela honestidade. A perversidade dos falsos é a sua própria desgraça” (Provérbios 11.3).
Sentimento de segurança: “A justiça protege os inocentes, mas a maldade do pecador o leva à desgraça”(Provérbios 13:6).  

Questões Para Reflexão ou Discussão

1.  Você já testemunhou condutas erradas no ambiente de trabalho? Que impacto teve sobre você?
2.  Você acredita ser inevitável transigir, em certa medida, com a ética a fim de obter sucesso nos negócios?
3.  Como você reagiria se fosse colocado numa posição em que fosse preciso transigir com os seus valores e princípios éticos?
4.  A Bíblia cita benefícios de sustentar padrões éticos e manter convicções inabaláveis. Você acha que eles superam os ganhos possíveis de se transigir com a ética?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 1.1-3; 7.8-9; 26.1-11; Provérbios 12.19; 19.1; 20.7; Tiago 2.18-26.

Próxima semana tem mais!


MsC. Jean Luiz Correia Baraúna
Baraúna Consultoria Contábil
Contato: (73) 3613-7771/9133-1845/8869-3561/9949-7771/8127-5976
Medite: “Pais Que Levam Seus Filhos à Igreja, Não Vão Buscá-los na Cadeia”

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Tecnologia do Blogger.