Saber-Literário

Diário Literário Online

Os Lusíadas

Postado por Rilvan Batista de Santana 10/10/2015

Doutora em Letras, professora Sheila Hue fala na ABL sobre Os Lusíadas, na segunda palestra do Ciclo “Obras-primas da literatura universal”
A professora Sheila Hue, doutora em Letras e integrante da equipe brasileira para a edição crítica de Os Lusíadas, fará na Academia Brasileira de Letras a segunda palestra do ciclo “Obras-primas da literatura universal”, intitulada 400 anos de discórdia: Os Lusíadas, seus leitores e editores. A conferência está marcada para o dia 13 de outubro, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.
Serão fornecidos certificados de frequência.
O Acadêmico Antonio Carlos Secchin é o coordenador-geral dos ciclos de conferências de 2015.
“Obras-primas da literatura universal” terá mais duas palestras, sempre às terças-feiras, no mesmo local e horário, com os seguintes dias, conferencistas e temas, respectivamente: dia 20, Acadêmico Ferreira Gullar, Dom Quixote e os perigos da leitura; e dia 27, Acadêmica Rosiska Darcy de Oliveira, Antígona – O feminino como crime político.
Saiba mais:
Sheila Hue foi professora visitante na Faculdade de Letras da UFRJ, no Instituto de Letras da UERJ e professora adjunta da Escola de Letras da Unirio. Coordenou o núcleo Manuscritos e Autógrafos do Real Gabinete Português de Leitura, realizando a catalogação e a digitalização do acervo de manuscritos. Foi editora adjunta da Revista Camoniana, além de membro do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos da Universidade de Coimbra. Trabalha, atualmente, na equipe brasileira para a edição crítica de Os Lusíadas, ao lado do Acadêmico Evanildo Bechara.
Juntamente com Ana Virgínia Pinheiro, Sheila Hue organizou o Catálogo dos quinhentistas portugueses da Biblioteca Nacional. Realizou uma série de edições comentadas de obras quinhentistas, como a História da Província Santa Cruz, de Pero de Magalhães de Gândavo, os Diálogos em defesa e louvor da língua portuguesa, de João de Barros e Gândavo, e uma coletânea de cartas jesuíticas intitulada Primeiras Cartas do Brasil 1551-1555, entre outras. Organizou, também, a Antologia de poesia portuguesa – século XVI – Camões entre seus contemporâneos, obra selecionada pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola, do Ministério da Educação.
Em colaboração com a professora Vivien Kogut, da Universidade de Cambridge, Sheila Hue desenvolve a tradução e edição de relatos de viajantes ingleses sobre o Brasil, escritos no século XVI, inéditos em português. Publicou, ainda, artigos na esfera dos estudos camonianos e da literatura do Renascimento. Entre as últimas publicações destacam-se a colaboração para o Dicionário de Luís de Camões, coordenado por Vítor Aguiar e Silva, e para o catálogo A biblioteca camoniana de D. Manuel II, coordenado por José Cardoso Bernardes, a ser publicado este ano pela Imprensa da Universidade de Coimbra.

Fonte: ABL
09/10/2015


0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.