Saber-Literário

Diário Literário Online

Os Lusíadas

Postado por Rilvan Batista de Santana 10/10/2015

Doutora em Letras, professora Sheila Hue fala na ABL sobre Os Lusíadas, na segunda palestra do Ciclo “Obras-primas da literatura universal”
A professora Sheila Hue, doutora em Letras e integrante da equipe brasileira para a edição crítica de Os Lusíadas, fará na Academia Brasileira de Letras a segunda palestra do ciclo “Obras-primas da literatura universal”, intitulada 400 anos de discórdia: Os Lusíadas, seus leitores e editores. A conferência está marcada para o dia 13 de outubro, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.
Serão fornecidos certificados de frequência.
O Acadêmico Antonio Carlos Secchin é o coordenador-geral dos ciclos de conferências de 2015.
“Obras-primas da literatura universal” terá mais duas palestras, sempre às terças-feiras, no mesmo local e horário, com os seguintes dias, conferencistas e temas, respectivamente: dia 20, Acadêmico Ferreira Gullar, Dom Quixote e os perigos da leitura; e dia 27, Acadêmica Rosiska Darcy de Oliveira, Antígona – O feminino como crime político.
Saiba mais:
Sheila Hue foi professora visitante na Faculdade de Letras da UFRJ, no Instituto de Letras da UERJ e professora adjunta da Escola de Letras da Unirio. Coordenou o núcleo Manuscritos e Autógrafos do Real Gabinete Português de Leitura, realizando a catalogação e a digitalização do acervo de manuscritos. Foi editora adjunta da Revista Camoniana, além de membro do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos da Universidade de Coimbra. Trabalha, atualmente, na equipe brasileira para a edição crítica de Os Lusíadas, ao lado do Acadêmico Evanildo Bechara.
Juntamente com Ana Virgínia Pinheiro, Sheila Hue organizou o Catálogo dos quinhentistas portugueses da Biblioteca Nacional. Realizou uma série de edições comentadas de obras quinhentistas, como a História da Província Santa Cruz, de Pero de Magalhães de Gândavo, os Diálogos em defesa e louvor da língua portuguesa, de João de Barros e Gândavo, e uma coletânea de cartas jesuíticas intitulada Primeiras Cartas do Brasil 1551-1555, entre outras. Organizou, também, a Antologia de poesia portuguesa – século XVI – Camões entre seus contemporâneos, obra selecionada pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola, do Ministério da Educação.
Em colaboração com a professora Vivien Kogut, da Universidade de Cambridge, Sheila Hue desenvolve a tradução e edição de relatos de viajantes ingleses sobre o Brasil, escritos no século XVI, inéditos em português. Publicou, ainda, artigos na esfera dos estudos camonianos e da literatura do Renascimento. Entre as últimas publicações destacam-se a colaboração para o Dicionário de Luís de Camões, coordenado por Vítor Aguiar e Silva, e para o catálogo A biblioteca camoniana de D. Manuel II, coordenado por José Cardoso Bernardes, a ser publicado este ano pela Imprensa da Universidade de Coimbra.

Fonte: ABL
09/10/2015


0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

ALITA

DP

Tecnologia do Blogger.