Saber-Literário

Diário Literário Online

Ler e Produzir - Agenilda Palmeira

Postado por Rilvan Batista de Santana 04/10/2015

Ler e Produzir
                A linguagem que utilizamos não transmite apenas nossas ideias. Transmite também um conjunto de informações sobre nós mesmos. Certas palavras e construções que empregamos acabam “denunciando” que somos socialmente.
                O texto perpassa cada uma de nossas atividades, individuais e coletivas. Verbais, não verbais ou mistos, os textos se cruzam, se completam e se modificam incessantemente, acompanhando o movimento de transformação do ser humano e suas  formas de organização social.
                Através de textos que convivemos com outras pessoas, próximas ou distantes, informando ou informando-nos, esclarecendo ou defendendo nossos pontos de vista, alterando a opinião de nossos interlocutores ou sendo modificados pela opinião deles. Por intermédio deles inventamos histórias, relatamos nosso cotidiano, transmitimos  nossos conhecimentos. É por meio do texto que se expressa toda forma de opinião, de informações, de ideologia.
                O texto tem também o objetivo de ajudar a construir e desenvolver competência leitora e levá-lo a enfrentar com paciência os desafios que se colocam ao final de um curso, tais como os concursos públicos. Enem e etc.
                Por meio de questões dos concursos públicos Enem e vestibulares que são analisadas e comentadas o leitor aprenderá como lidar com competências e habilidades tais como, fazer estudo comparativo entre dois textos, relacionar um texto verbal e um outro não verbal, observar a variedade de riqueza que há no campo semântico e sintático dos textos fazer leituras transdisciplinares, resolver situações – problema, lidar com questões de múltipla escolha, justificar sua resposta em uma questão discursiva.
                É importante salientar que não basta apenas produzir ou receber textos. Neste mundo de  diferentes linguagens e mídias, é necessário compreendê-los, relacioná-los, interpretá-los. A interpretação desses textos torna-se essencial para nos transformarmos em leitores competentes e nos inserimos nas inúmeras práticas sociais de linguagem seja navegando na internet seja lendo gráficos e tabelas de economia.
                Para se produzir um texto, é necessário planejar adequadamente as etapas que compõem o texto. Na dissertação argumentativa isso se torna ainda mais crucial, haja vista se tratar de um gênero textual que segue limites estruturais bem definidos.
                Uma boa produção de texto começa com um bom projeto de texto. Aqui apresentaremos um esquema simples que resume o projeto de texto.

INTRODUÇÃO
Identificar a situação problema

DESENVOLVIMENTO
Detalhar a situação problema

CONCLUSÃO
Propor soluções

                É por isso que Braulio Tavares diz: que o essencial se compara à poda de uma árvore: aparar o excesso é sempre revigorante. Amado leitor este artigo foi elaborado para você. Você que se prepara para enfrentar novos desafios, que está sintonizado com a realidade do Século XXI, que, dinâmico e interessado, está ávido para interpretar todos os textos do mundo. Enfim, para você que deseja trilhar o mundo da leitura para fazer a leitura do mundo!

Agenilda Palmeira, Professora
Membro da AGRAL (Academia Grapiúna de Letras)

Fonte: Itabuna Centenária (RSIC)

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

ALITA

DP

Tecnologia do Blogger.