Saber-Literário

Diário Literário Online

Em Negócios e Golfe, a Chave É Vencer o Medo Por Jim Langley

Postado por Rilvan Batista de Santana 14/10/2015

Em Negócios e Golfe, a Chave É Vencer o Medo
Por Jim Langley

Antes de ser enviado ao Vietnam no final de 1966, fui destacado para uma base do exército dos E.U.A. como oficial de treinamento/comandante da companhia do quartel general para um dos três batalhões em treinamento. Quando não estava trabalhando usava meu tempo livre para treinar minhas tacadas de golfe. O golfe se tornara minha paixão depois que me formei na universidade em 1965. É o jogo mais desafiador que jamais joguei e eu fazia algum sucesso nos torneios locais para amadores.

Por amar competir, durante um curto período de tempo abriguei a ideia de uma carreira profissional, depois que meu compromisso militar findou em 1970. Hoje, ainda posso realizar um jogo respeitável no campo de golfe, mas agora aprecio o jogo como uma forma de escape para os transtornos da vida que todos nós enfrentamos. Passei a olhar o golfe como uma analogia para todo o tipo dos desafios contínuos que todos enfrentamos nos negócios, bem como para os assuntos pessoais e espirituais. 

Manter o foco é uma das chaves para o golfe. O medo é o maior dano para que um jogador obtenha êxito num campo de golfe porque ele nubla o nosso foco. É impressionante o que pode dar errado quando uma bola parada viaja pelo ar depois de ser impelida por um taco de golfe. Até mesmo uma leve tacada na grama frequentemente encontra uma maneira de errar o buraco. A prática é importante no golfe, assim como em todas as áreas da vida, mas descobri que o fator mais importante é confiar no seu movimento e se concentrar em obter resultados positivos. O medo gera tensão e impede a memória muscular de repetir o que fizemos bem enquanto praticávamos. 

No ambiente de trabalho, o medo também pode se tornar um obstáculo para o sucesso: medo de perder os clientes que se tem, medo de buscar novos clientes, medo de assumir riscos, medo de experimentar abordar de maneira diferente o que fazemos, medo do que o futuro incerto pode trazer. Durante minha longa carreira no mundo empresarial, aprendi que a Bíblia fala muito sobre como vencer o medo:

Em II Timóteo 1:7, o apóstolo Paulo adverte o jovem Timóteo: “Porque Deus não nos deu o espírito de timidez, mas de poder, de amor e de moderação.” Este é um princípio que usei em minha vida pessoal e nos negócios durante anos. Deus quer que tenhamos sucesso em tudo quanto empreendemos e que é agradável a Ele. Ele está sempre presente e podemos clamar pelo seu Espírito quando enfrentamos os muitos desafios que a vida apresenta.

No golfe, podemos sentir medo quando enfrentamos uma longa tacada por cima de um obstáculo de água. Nos negócios, podemos temer a constante competição no desenvolvimento e sustentação de nossa companhia. E na vida, muitos tipos de adversidades podem nos levar a experimentar o medo. Devemos ser sábios e seguir a admoestação da Bíblia: “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento; reconhece-O em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas.” (Provérbios 3:5-6). 

É fácil concentrar o foco sobre o tamanho das ondas que nos cercam, assim como aconteceu com Pedro depois de ele saltar do barco para saudar Jesus (Mateus 14). Perturbados pelas ondas, podemos afundar no desespero. É então que precisamos agarrar a mão de Deus e permitir que Ele nos erga das profundezas de nossos dilemas. 

Em 1989 chegou ao mercado uma nova linha de roupas chamada “No Fear” (Sem medo) e se tornou a favorita dos adeptos dos esportes radicais. O slogan aparece em camisetas e bonés. Podemos adotar um lema similar ao encararmos os desafios do mercado de trabalho. Tendo Jesus para nos guiar, não há nada a temer – mesmo assumindo riscos calculados na vida. Através da oração, do estudo e da busca para entender os princípios que Deus quer nos ensinar pelas Escrituras e obtendo de bons amigos conselhos sadios baseados na Bíblia, podemos confiar no Senhor para nos guiar de forma segura.


Questões Para Reflexão ou Discussão  
1. Você já teve medo jogando golfe ou qualquer outro esporte competitivo? Como foi para você?
2. O que você está enfrentando – ou está para enfrentar – que tem feito você se sentir temeroso? Como você tem lidado com estas circunstâncias?
3. Você crê que a fé em Deus pode nos aliviar do medo do futuro e do desconhecido? Por quê?
4. Você já confiou em Deus e pediu que Ele direcionasse o seu rumo, as decisões e ações que adota? Descreva a experiência.
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Josué 1:1-9; Salmos 118:5-9; Provérbios 29:25; Mateus 14:25-31; I João 4:18. 
Próxima semana tem mais!


MsC. Jean Luiz Correia Baraúna
Baraúna Consultoria Contábil
Contato: (73) 3613-7771/9133-1845/8869-3561/9949-7771/8127-5976
Medite: “Pais Que Levam Seus Filhos à Igreja, Não Vão Buscá-los na Cadeia”

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

ALITA

DP

Tecnologia do Blogger.