Saber-Literário

Diário Literário Online

100 anos de Arthur Miller

Postado por Rilvan Batista de Santana 17/10/2015

Autor de mais de trinta peças, além de romances, peças para rádio e roteiros de cinema, o norte-americano Arthur Miller é considerado um dos maiores dramaturgos do século XX. Figura pública notória, ganhou um prêmio Pulitzer, foi interrogado pelos macarthistas e casou-se com a atriz Marilyn Monroe. Morreu em 2005.


Biografia de Arthur Miller:
Arthur Miller (1915-2005) foi um dramaturgo norte-americano. Autor de "Morte de um Caixeiro Viajante" e "As Feiticeiras de Salém". Um dos principais autores do teatro norte-americano contemporâneo.
Arthur Miller (1915-2005) nasceu em Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 17 de outubro de 1915. Filho de imigrantes judeus e poloneses, seu pai era empresário do ramo têxtil. Estudou jornalismo na Universidade de Michigan. Em 1940 casa-se com Mary Slattery, sua namorada desde o colegial.
Em 1936, recebe o Prêmio Hopwood, com sua primeira peça, "Honors at Dawn", encenada na Universidade de Michigan. Em 1949, recebe o Prêmio Pulitzer, o prêmio dos críticos de teatro de Nova Iorque e os três prêmios Tony, com a peça "Morte de um Caixeiro Viajante". Em 1953 apresenta a peça "As Bruxas de Salém", encenada no Brasil com o nome "As Feiticeiras de Salém".
Em sua obra, faz uma crítica contundente à sociedade de seu país. Destaca-se também por protestar contra a falta de liberdade de expressão e a perseguição a comunistas no período do macarthismo. Em 1956, com as investigações sobre atividades subversivas promovidas pelo governo dos Estados Unidos, Miller depõe no Comitê de Atividades Anti-americanas e recusa-se a delatar intelectuais que participam de reuniões comunistas.
Arthur Miller separa-se de Mary e em junho de 1956 casa-se com a atriz Marilyn Monroe. Em 1957 é declarado culpado por omissão, mas recorre da decisão e ganha a causa. Em 1960, escreve o roteiro do filme "Os Desajustados" para Marilyn. Em 1961, separa-se de Marilyn e no ano seguinte casa-se com a fotógrafa Inge Morath. O casal teve dois filhos. Em maio de 2002, Miller recebe o prêmio espanhol Príncipe de Astúrias de Letras.
Arthur Asher Miller morre em Roxbury, Connecticut, Estados Unidos, no dia 10 de fevereiro de 2005.

Fonte: www.e-biografias.net/arthurmiller

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Tecnologia do Blogger.