Saber-Literário

Diário Literário Online

100 anos de Arthur Miller

Postado por Rilvan Batista de Santana 17/10/2015

Autor de mais de trinta peças, além de romances, peças para rádio e roteiros de cinema, o norte-americano Arthur Miller é considerado um dos maiores dramaturgos do século XX. Figura pública notória, ganhou um prêmio Pulitzer, foi interrogado pelos macarthistas e casou-se com a atriz Marilyn Monroe. Morreu em 2005.


Biografia de Arthur Miller:
Arthur Miller (1915-2005) foi um dramaturgo norte-americano. Autor de "Morte de um Caixeiro Viajante" e "As Feiticeiras de Salém". Um dos principais autores do teatro norte-americano contemporâneo.
Arthur Miller (1915-2005) nasceu em Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 17 de outubro de 1915. Filho de imigrantes judeus e poloneses, seu pai era empresário do ramo têxtil. Estudou jornalismo na Universidade de Michigan. Em 1940 casa-se com Mary Slattery, sua namorada desde o colegial.
Em 1936, recebe o Prêmio Hopwood, com sua primeira peça, "Honors at Dawn", encenada na Universidade de Michigan. Em 1949, recebe o Prêmio Pulitzer, o prêmio dos críticos de teatro de Nova Iorque e os três prêmios Tony, com a peça "Morte de um Caixeiro Viajante". Em 1953 apresenta a peça "As Bruxas de Salém", encenada no Brasil com o nome "As Feiticeiras de Salém".
Em sua obra, faz uma crítica contundente à sociedade de seu país. Destaca-se também por protestar contra a falta de liberdade de expressão e a perseguição a comunistas no período do macarthismo. Em 1956, com as investigações sobre atividades subversivas promovidas pelo governo dos Estados Unidos, Miller depõe no Comitê de Atividades Anti-americanas e recusa-se a delatar intelectuais que participam de reuniões comunistas.
Arthur Miller separa-se de Mary e em junho de 1956 casa-se com a atriz Marilyn Monroe. Em 1957 é declarado culpado por omissão, mas recorre da decisão e ganha a causa. Em 1960, escreve o roteiro do filme "Os Desajustados" para Marilyn. Em 1961, separa-se de Marilyn e no ano seguinte casa-se com a fotógrafa Inge Morath. O casal teve dois filhos. Em maio de 2002, Miller recebe o prêmio espanhol Príncipe de Astúrias de Letras.
Arthur Asher Miller morre em Roxbury, Connecticut, Estados Unidos, no dia 10 de fevereiro de 2005.

Fonte: www.e-biografias.net/arthurmiller

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.