Saber-Literário

Diário Literário Online

Apologia da vida - R. Santana

Postado por Rilvan Batista de Santana 03/10/2015

Apologia da vida
R. Santana

            Naquele dia de Sábado, acordei mal humorado, às avessas com a vida. Depois do café da manhã, calcei meu chinelo, camisa e bermuda domingueiras, e fui bater pernas na cidade. Não sabia o porquê do meu mal-estar, mas sabia com quem desabafa-lo e fui aonde sempre me encontrava com o velho Tanaguchi:
            - Bom dia Narvil!
            - Bom dia... – respondi frouxo e completei:
            - Hoje, eu acordei às avessas, Tanaguchi!
            - Homem de Deus, quando acordamos, nós temos que escolher as opções: de bem com a vida ou de mal com a vida. Se nós escolhemos a primeira, o dia torna-se bom, aprazível; se escolhemos a segunda, o dia é mau, e tudo ao redor é negro, azedume...
            - Eu sei!
            - Então, que razão tem essa cara!?
            - Você já refletiu de maneira profunda o significado prático da vida?
            - O homem da caverna já pensava na sua condição existencial, meu caro!
            - Sim, mas não me refiro somente à sentença: “quem sou eu, de onde vim e pra onde vou”. São perguntas sem respostas desde o início dos tempos, são dogmas... Falo do dia a dia da vida!
            - Seja mais claro!
            - Para o homem de ciência a natureza evoluiu e deu origem às formas de vida atual. O homem de fé sustenta que tudo é o que é, desde Adão e Eva, o criacionismo... Não se sabe se a essência precede a existência ou vem depois, é muito filosófico, são conjeturas estéreis, partindo de algum lugar para lugar ne... – Tanaguchi saiu do silêncio:
            - Por favor, seja menos prolixo!
            - Desculpe-me!
            - Narvil, não se desculpe...
            - Tencionei fundamentar o significado prático da vida e discorri fundamentos desnecessários!
            - Não, homem! Estamos ligados por elos invisíveis do nascimento à morte, para explicar o fenômeno da vida nada é desnecessário, talvez, queira, agora, discutir as relações sociais, não?
            - Sim!
            - Pois, discutamos...
            - Tudo passa pela natureza... Alguém disse que “o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe”, prefiro acreditar que o homem é mau desde o nascimento, o estado é que o molda sociável!
            - Menos, meu caro! O radical só enxerga um lado da vida e a vida é complexa e de cores diversas e não maniqueísta!
            - Tanaguchi, é de sua natureza eufemizar, mas “o homem é o lobo do homem”, o predador da natureza, sua natureza é má!
            - Leu Thomas Hobbes?
            - Li Hobbes quando era jovem, ele continua atual!
            - Como assim?
            - Os homens nascem com a mesma natureza, movido pelo interesse comum da subsistência, quando este interesse é contrariado, aí surge o conflito, a guerra, só o contrato social é capaz de estabelecer a paz!
            - Parabéns Narvil, depois de tanto tempo de ter lido Leviatã, ainda lembra-se do esboço dessa teoria?
            - Não tanto quanto gostaria, porém, o necessário para compreender o cerne dos conflitos sociais!
            - Tenho minhas dúvidas... interesses materiais... contrato de sentimentos... – eu o interrompi:
            - Seja menos sutil, homem!
            - Estou refletindo: o interesse material é diferente de amor, de solidariedade, de amizade, de compaixão, de humildade, enfim, o material é diferente do emocional. Não se usa uma camisa de força pra emoção, pois são coisas do coração e não da mente, meu caro Narvil! – explodi:
            - Você é igual ao polvo!
            - Não entendi!
            - Li certa feita um diálogo de Platão em que o interlocutor de Sócrates, aturdido com sua maiêutica, mencionou que Sócrates entorpecia seu pensamento como o polvo entorpece seus predadores ou suas vítimas. Você esmiúça a minha fala, faz conjetura do óbvio e deixa-me com os nervos a flor da pele!
            - Não tive a intenção... Portanto, continue falando sobre o homem, as relações sociais, a vida!
            - Já falamos o essencial, Tanaguchi! O homem é egoísta, vaidoso, autossuficiente, corrupto, inescrupuloso, capcioso, amoral, maldoso, invejoso, falso e predador, “O homem é o lobo do homem”...
            - As pessoas não são más assim, Narvil!
            - Sim! O homem nasce com essas predisposições e ele as desenvolve de acordo a influência do meio. Sua natureza é moldada pela educação, pela religião, pelas leis e regras sociais. Se o homem vivesse na natureza, na selva, sem comunidade, seria o pior dos bichos!
            - Não concordo. As comunidades silvícolas lá do recôndito da Amazônia, onde o homem civilizado ainda não domina, têm regras de convivência que são exemplos comunitários!
            - São comunidades evoluídas pelo processo de Darwin, eu falo do homem de Neandertal, do Homo sapiens...
            - Narvil, brutos não teriam construído a nossa civilização!
            - O homem é de natureza má, mas é racional... Ele sabe administrar os conflitos e quando não consegue, elimina o outro ou o bicho que lhe é obstáculo, além de controlar a natureza. Tanaguchi, quantas bestas-feras já surgiram na História da Humanidade?
            - Hitler, Mussolini, Nero, Herodes, Stálin... – não deixei que completasse a lista de malfeitores da humanidade:
            - Basta! Sua amostra da maldade é suficiente. Mas, há a maldade humana do dia a dia, a maldade a varejo, os seriais killers que não se enquadram na cadeia biológica de tão sinistros!
            Tanaguchi não falou mais nada, assentiu com a cabeça e fomos embora cuidar da nossa vida.

Autor: Rilvan Batista de Santana

Licença: Creative Commons

1 Responses to Apologia da vida - R. Santana

  1. EXCELENTE CONTEXTO.
    A VERDADE, MEU NOBRE AMIGO ESCRITOR RILVAN BATISTA DE SANTANA, E QUE A MALDADE RESIDE NA MENTE HUMNA.
    MAS VAMOS COMBATER O MAL COM O BEM.
    SUAS PALAVRAS SERVIRÃO DE BONS EXEMPLOS, NESTE PLANETA LERAS.
    TUDO DE BOM.
    JOÃO DE PAULA.:

     

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.