Saber-Literário

Diário Literário Online

Você sabe o que é pioca? - Antônio Carlos de Souza Higyno

Postado por Rilvan Batista de Santana 09/09/2015

Você sabe o que é pioca?
Por Antônio Carlos de Souza Higyno

Pois bem, se não sabes, permita-me lhe contar. Serra das Onças é uma Área de Proteção Ambiental localizada em terras do Município e Comarca de Tururim, cujo nome homenageia um belo pássaro que habitava as matas da região, hoje ameaçado de extinção. Trata-se de um verdadeiro santuário ecológico. Rica é a sua fauna e exuberante a sua flora. Recentemente, para alegria dos ambientalistas e antropólogos de um modo geral, foram encontrados índios descendentes dos tupiniquim-borocoxôs, etnia tida por extinta há muitos anos. A descoberta contagiou de alegria os habitantes da pacata cidade, que saiu do ostracismo e passou a ser conhecida nacionalmente, através dos meios de comunicação.
Certa feita, em blitz rotineira, foi apreendido um caminhão transportando madeiras nativas, extraídas ilegalmente da referida área de proteção ambiental.
Adotando procedimento normal, lavrou-se auto de prisão em flagrante do motorista do caminhão e os autos de apreensão do caminhão e das madeiras. A papelada foi encaminhada ao Juiz de Direito da Comarca para as providências de estilo. Processado o feito, foi aplicada ao motorista a sanção cabível. Caminhão liberado. As madeiras, no entanto, colocadas à disposição do juízo permaneciam no galpão de um órgão público, a céu aberto, expostas à ação do tempo.
Anos depois da apreensão, uma dessas instituições de caridade, solicitou ao Juiz da Comarca a liberação das madeiras para execução de trabalhos sociais.
O Juiz, de posse dos autos, ordenou ao Oficial de Justiça que fosse ao local onde as mesmas se encontravam e de tudo lavrasse certidão circunstanciada, sobretudo a respeito do estado em encontrava o material apreendido.
A diligência coube ao meirinho Genésio de Souza, mais conhecido por “Souzão”. Souzão era, como se diz, “pau p’ra toda obra”. Sujeito desconfiado e cismado feito cão. Para se ter uma ideia, desconfiava até da própria sombra. Perfeccionista igual a ele, nem pensar. Detalhista ao extremo.
Feita a diligência, nos autos lavrou ele a seguinte certidão:
Certifico
Certifico Eu, Genésio de Souza, mais conhecido por “Souzão”, Oficial de Justiça deste Juízo e Comarca de Tururim, designado através da Portaria nº 12, de 05 de outubro 2010, baixada pelo Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direto desta Comarca, publicada no átrio do Fórum local e Diário Oficial da mesma data, que em cumprimento ao mandado retro, extraído dos autos do pedido de liberação (Proc. nº 001205/2010), em curso na Vara Cível desta Comarca, envolvendo as partes ali nominadas, desloquei-me ao local da diligência e, lá chegando, verifiquei que as madeiras estavam piocas. Para quem entende de madeira, pioca é pau podre por dentro. O referido é verdade. Dou fé. Ass. Genésio de Souza, oficial de Justiça.

Antônio Carlos de Souza Higyno.
Juiz de Direito titular da 5ª Vara Cível da Comarca de Itabuna – Bahia.


0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

ALITA

DP

Tecnologia do Blogger.