Saber-Literário

Diário Literário Online

Onde está a honestidade? Carlos Heitor Cony

Postado por Rilvan Batista de Santana 03/09/2015

Onde está a honestidade?
A troca de dossiês, jornais contando os podres de uns e outros, a suspeita generalizada e, em parte, confirmada de que o clima geral é de corrupção, obrigam-me a uma paráfrase de Stendhal –autor de minha devoção.
Fez um de seus personagens dizer: "Na França, cometem-se crueldades, mas sem crueldade". Adaptando a frase para a nossa vida pública: no Brasil, cometem-se desonestidades, mas com honestidade.
Podia ser um paradoxo, mas quando Marco Antônio, no funeral de César, disse que todos os conspiradores eram homens honrados, estava sendo lógico e não havia contradição no que dizia. Um pouco de ironia, talvez, mas, no fundo, elogiando a honestidade de Brutus "and the rest", inclusive o poeta Cina pelos seus "bad versus".
Um décimo, um centésimo de verdade nas acusações que andam por aí, de um lado para outro, bastaria para configurar a progressiva decadência moral de nossa vida pública. Certo que as exceções são muitas, mas os homens verdadeiramente honrados nunca sabem o que pode vir pela frente. Na dúvida, cada um fica na sua.
A cobertura que a mídia vem dando aos futuros sobas, que esperam as próximas eleições, demonstra a voracidade de alguns políticos que se consideram a reserva técnica para o que der e vier. Lula, Temer e FHC, cada um a seu modo, e a própria Dilma, que atravessa a escura noite da alma (estou citando San Juan de la Cruz), esperam as surpreendentes voltas do destino e da política para se colocarem à disposição da pátria.
E enquanto se discute em generoso destaque e com suspeita insistência a linha de partida, como na Fórmula Um, brotam as informações de que tudo vai mal para alguns e nunca o Brasil esteve tão próspero para outros. Não pagamos as dívidas velhas e deixamos que as novas se tornem velhas.
Folha de São Paulo (RJ), 01/09/2015


0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.