Saber-Literário

Diário Literário Online

Lidando Com o Medo Por Robert - Tamasy

Postado por Rilvan Batista de Santana 29/09/2015

Lidando Com o Medo
Por Robert Tamasy

Uma das emoções mais comuns é o medo. Psicólogos usam a seguinte expressão para descrever nossa reação a circunstâncias que percebemos como ameaçadoras: reação lute ou fuja. Ou confrontamos pessoas e situações que nos ameaçam, ou fugimos para evitar ou escapar de uma calamidade potencial. Existe, porém, uma terceira resposta, dificilmente recomendada por especialistas da psique humana: é simplesmente não ter medo.

Não faz muito tempo ouvi um orador de Serra Leoa, nação da África Ocidental, dizer que a expressão “não temas” aparece 365 vezes na Bíblia: uma para cada dia do ano. Como Serra Leoa vem experimentando inúmeras adversidades, desde dificuldades econômicas, passando por surtos de Ebola e distúrbios civis, esse orador sabia o que era medo. Ainda assim, ele declarou repetidas vezes sua determinação em seguir essa exortação:  “Não temas”, “Não tenha medo”.  

E como é o medo no ambiente empresarial e profissional, onde passamos a maior parte do nosso tempo? Ele é volátil, imprevisível e pode fazer um príncipe tornar-se indigente da noite para o dia. Empreendedores sabem que é arriscado iniciar um negócio. Executivos e gestores são pressionados por resultados.
Prazos fatais ambiciosos acarretam enorme ansiedade. O medo surge quando tais prazos se mostram irreais ou inatingíveis. Quando um cliente importante fica insatisfeito com produtos ou serviços, tememos perdê-lo, mesmo que os motivos estejam fora do nosso controle. Como podemos “não ter medo”? 

Humanamente falando é muito difícil, se não impossível. Mas a ordem vem de Deus e é acompanhada da Sua promessa de providenciar o que necessitarmos em tempos de dificuldades. Vejamos: 

Ele garante Sua presença. Quando Davi se preparava para deixar a liderança de Israel, ele exortou o filho Salomão, que o sucederia como rei: “Seja forte e corajoso! Mãos ao trabalho! Não tenha medo nem desanime, pois Deus, o Senhor, o meu Deus, está com você. Ele não o deixará nem o abandonará até que se termine toda a construção” (1Crônicas 28.20). 

Ele assegura Seu poderDiante do problema somos tentados a contar somente com nossas forças e habilidades. Entretanto, Deus nos diz para contar com Ele e com Seus recursos: “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a Minha mão direita vitoriosa” (Isaías 41.10). 

Confie no Seu propósito e Seus planos. Quando reveses inesperados acontecem ficamos a pensar se Deus Se importa ou até mesmo se Ele sabe. Sua promessa é que Ele sabe, sim, e também Se importa. Ele jamais é apanhado desprevenido em tempos de adversidade.“’Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro’” (Jeremias 29.11). 

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Há algo que você esteja enfrentando hoje, que lhe causa temor e ansiedade? Como você está lidando com a situação?
2. Se alguém olhando para suas circunstâncias lhe dissesse, “Não tema”, como você responderia?
3. Por que o medo é uma emoção tão comum? Como podemos discernir se ele é justificado ou não, e como evitar que ele nos controle?
4. Será que fé e confiança em Deus, em Sua presença, poder, propósitos e planos, podem ter efeito significativo na forma como encaramos a vida? 
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Gênesis 46.2-4; Josué 1.6-9; Mateus 1.18-21; 10.21-28; Lucas 12.4-7;  Hebreus 13.6. 

Próxima semana tem mais!


MsC. Jean Luiz Correia Baraúna
Baraúna Consultoria Contábil
Contato: (73) 3613-7771/9133-1845/8869-3561/9949-7771/8127-5976
Medite: “Pais Que Levam Seus Filhos à Igreja, Não Vão Buscá-los na Cadeia”

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Tecnologia do Blogger.