Saber-Literário

Diário Literário Online

Lidando Com o Medo Por Robert - Tamasy

Postado por Rilvan Batista de Santana 29/09/2015

Lidando Com o Medo
Por Robert Tamasy

Uma das emoções mais comuns é o medo. Psicólogos usam a seguinte expressão para descrever nossa reação a circunstâncias que percebemos como ameaçadoras: reação lute ou fuja. Ou confrontamos pessoas e situações que nos ameaçam, ou fugimos para evitar ou escapar de uma calamidade potencial. Existe, porém, uma terceira resposta, dificilmente recomendada por especialistas da psique humana: é simplesmente não ter medo.

Não faz muito tempo ouvi um orador de Serra Leoa, nação da África Ocidental, dizer que a expressão “não temas” aparece 365 vezes na Bíblia: uma para cada dia do ano. Como Serra Leoa vem experimentando inúmeras adversidades, desde dificuldades econômicas, passando por surtos de Ebola e distúrbios civis, esse orador sabia o que era medo. Ainda assim, ele declarou repetidas vezes sua determinação em seguir essa exortação:  “Não temas”, “Não tenha medo”.  

E como é o medo no ambiente empresarial e profissional, onde passamos a maior parte do nosso tempo? Ele é volátil, imprevisível e pode fazer um príncipe tornar-se indigente da noite para o dia. Empreendedores sabem que é arriscado iniciar um negócio. Executivos e gestores são pressionados por resultados.
Prazos fatais ambiciosos acarretam enorme ansiedade. O medo surge quando tais prazos se mostram irreais ou inatingíveis. Quando um cliente importante fica insatisfeito com produtos ou serviços, tememos perdê-lo, mesmo que os motivos estejam fora do nosso controle. Como podemos “não ter medo”? 

Humanamente falando é muito difícil, se não impossível. Mas a ordem vem de Deus e é acompanhada da Sua promessa de providenciar o que necessitarmos em tempos de dificuldades. Vejamos: 

Ele garante Sua presença. Quando Davi se preparava para deixar a liderança de Israel, ele exortou o filho Salomão, que o sucederia como rei: “Seja forte e corajoso! Mãos ao trabalho! Não tenha medo nem desanime, pois Deus, o Senhor, o meu Deus, está com você. Ele não o deixará nem o abandonará até que se termine toda a construção” (1Crônicas 28.20). 

Ele assegura Seu poderDiante do problema somos tentados a contar somente com nossas forças e habilidades. Entretanto, Deus nos diz para contar com Ele e com Seus recursos: “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a Minha mão direita vitoriosa” (Isaías 41.10). 

Confie no Seu propósito e Seus planos. Quando reveses inesperados acontecem ficamos a pensar se Deus Se importa ou até mesmo se Ele sabe. Sua promessa é que Ele sabe, sim, e também Se importa. Ele jamais é apanhado desprevenido em tempos de adversidade.“’Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro’” (Jeremias 29.11). 

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Há algo que você esteja enfrentando hoje, que lhe causa temor e ansiedade? Como você está lidando com a situação?
2. Se alguém olhando para suas circunstâncias lhe dissesse, “Não tema”, como você responderia?
3. Por que o medo é uma emoção tão comum? Como podemos discernir se ele é justificado ou não, e como evitar que ele nos controle?
4. Será que fé e confiança em Deus, em Sua presença, poder, propósitos e planos, podem ter efeito significativo na forma como encaramos a vida? 
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Gênesis 46.2-4; Josué 1.6-9; Mateus 1.18-21; 10.21-28; Lucas 12.4-7;  Hebreus 13.6. 

Próxima semana tem mais!


MsC. Jean Luiz Correia Baraúna
Baraúna Consultoria Contábil
Contato: (73) 3613-7771/9133-1845/8869-3561/9949-7771/8127-5976
Medite: “Pais Que Levam Seus Filhos à Igreja, Não Vão Buscá-los na Cadeia”

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.