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Entre o Mapa e o Terreno, Fique com o Terreno!

Postado por Rilvan Batista de Santana 03/09/2015

Entre o Mapa e o Terreno, Fique com o Terreno!

Existe uma regra antiga do exército canadense que diz:
“Se Houver disparidade Entre o Mapa e o Terreno, fique Sempre com o Terreno”.
A frase era usada numa época em que não havia GPS e os exércitos se orientavam por mapas físicos. Para não se enganar com as diferenças entre o que estava no papel e a realidade, os soldados eram orientados sempre a seguir o que estavam vendo.Isso significa que se no mapa diz que em um lugar passa um rio e a tropa está naquele lugar vendo só areia, deve-se acreditar, obviamente, no que se vê.
Por mais óbvia que possa parecer, essa orientação também deve ser seguida por empreendedores. As empresas atuam em mercados cada vez mais incertos e cheio de competidores até então invisíveis. Está cada vez mais difícil prevermos futuros possíveis, como se fazia antigamente. A Petrobrás, por exemplo, fazia planejamento de até 50 anos. 
Com tanta inovação acontecendo no dia-a-dia,  qualquer tipo de planejamento de longo prazo não tem mais validade, já que quem dita as regras do jogo são os consumidores. Estes, por sua vez, estão ainda mais abertos a experimentar novidades: Uber, Netflix, Whatsapp, EasyTaxi, Conta Azul, Youtube, Paypal etc. 
Isso quer dizer que o “terreno” para os empreendedores não é o seu Plano de Negócio com projeções mirabolantes, dados, informações sobre o mercado, previsões, estatísticas, mas sim a sua audiência.
Você pode muito bem planejar que em 5 anos vai vender para 1% da China e ficar milionário - até realmente sair do plano das ideias e começar a ir para o mercado. Por isso, mais importante do que planejar, é executar. Empresas que crescem rapidamente não acharam a fórmula do crescimento no papel. Acharam experimentando. 
Assim como na orientação do Exército canadense, é importante acreditar nos sinais dados pelo mercado. Várias startups alteraram seus modelos de negócios várias vezes até acharem o melhor caminho. O Paypal, por exemplo, nasceu em 1998 com o nome de Field Link e tinha como missão ajudar os usuários de Palms a realizarem pagamentos online. A ideia que parecia boa falhou e a empresa, que mudou seu nome para Confinity, lançou o Paypal um ano depois. A empresa foi vendida para o Ebay, em 2002, por US$1.5bi.
O planejamento inicial é importante para que se tenha rumo e foco. Mas não fique preso ao planejamento, isso é letal. Muitas vezes o mercado vai mostrar oportunidades e poucos vão seguí-las. Poucos também serão os que conseguirão seguir até o fim com seu planejamento.
A Samba Mobile, empresa precursora da Samba Tech, nasceu em 2004 quando eu ainda estava na faculdade. Eu vi a oportunidade de trazer joguinhos para celular ao Brasil quando ninguém fazia isso. Depois de 2 anos já tínhamos escritórios em Belo Horizonte, Santiago e Buenos Aires. Tudo ia bem conforme o plano de negócios. Porém, o mercado estava nos dando sinais diferentes. Sinais de que estávamos entrando numa indústria de alta rivalidade, um oceano vermelho. Haviam poucos clientes para vendermos (as operadoras) com alto poder de barganha e poucos fornecedores também com muito poder. Para escapar do fracasso tivemos que reinventar o negócio, criar uma tecnologia própria. Assim poderíamos ter barreiras de entrada contra novos competidores.
Em 2008 mudamos o foco para vídeos online e desenvolvemos uma plataforma para gestão e distribuição das mídias, que rapidamente se tornou a principal tecnologia nesse segmento na América Latina. Isso definitivamente não estava nos nossos planos iniciais, mas conseguimos enxergar oportunidades que o mercado estava nos apresentando e ter coragem e maturidade para matar a operação mobile e focar 100% em tecnologia para vídeos online.
Case da Game Neverending
Game Neverending foi um jogo online criado por um casal canadense e que teve um sucesso bem tímido, porém, em uma das áreas do jogo era possível publicar e compartilhar fotografias. Depois de notarem que as pessoas estavam mais interessadas em fotografias do que no jogo em si, resolveram descontinuar o projeto e focar apenas nas imagens. Foi aí que eles criaram o Flickr, vendido um ano depois por US$35 milhões de dólares para o Yahoo!. Até 2010 o Flickr era o maior repositório de fotos do planeta.
No plano de negócios inicial de Stewart e Caterina, os fundadores da Game Neverending, não existia o Flickr. Isso só aconteceu porque eles tiraram a ideia do papel e seguiram no caminho de um oceano azul.  
Pare de fazer planos demorados e comece a validar suas hipóteses. Só assim vai achar o caminho certo para o crescimento!
Autoria: Gustavo Caetano



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