Saber-Literário

Diário Literário Online

ZUI MUNIZ FERREIRA: à frente de seu tempo...

Postado por Rilvan Batista de Santana 29/08/2015

ZUI MUNIZ FERREIRA
(Santo Antonio de Jesus, Bahia, 1937)
.

Há mulheres que marcam época, destroçam corações, inspiram artistas e estão além do bem e do mal. A socialite e fazendeira Zui Muniz é uma delas. Famosa pelas festas quentes que dava em uma de suas fazendas, a Entre Vilas, situada em Jitaúna. Isso num tempo em que o cacau rendia muita grana e influência. Nas reuniões promovidas por ela, pintavam atores globais e personalidades televisivas trazidos em aviões fretados, garotões dispostos a tudo, gays (ainda lembro do seu secretário Cristina, um negro alto, musculoso e formoso), colunistas sociais e bicões de todo o gênero.
.
Estive no seu aniversário de 50 anos, à fantasia, em 1987, com o amigo Altino Henrique, marcando-me para sempre. Uns três dias de luxúria sofisticada à maneira do "Satyricon" de Petronio, conselheiro de Nero. A divertida e carismática Zui viveu um romance apaixonado com o bandido-galã Claudinho Stone, da lendária Gangue de Grã-finos, que apavorava Salvador. Conheci o dócil e boa-pinta Claudinho, ele namorava ao mesmo tempo outra amiga minha, Denny, e em Itabuna se hospedava com Altino. Morreu em 1985, aos 24 anos, num acidente de carro. 
.
À frente de seu tempo, libertária, Zui enfrentou altos e baixos, mas jamais se entregou, tornando-se uma das figuras mais polemicas do Sul da Bahia. Em entrevista recente, deixou conselho para as mulheres: "Para as moralistas, menos falsidade, e para as independentes, menos vulgaridade e mais feminilidade. Não se esquecendo do companheirismo e do romantismo.”.
.
Grande mulher!
.
Foto: ZUI por ANTONIO GUERREIRO.
.

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Tecnologia do Blogger.