Saber-Literário

Diário Literário Online

RACIONALIDADE E LIVRE ARBÍTRIO Ceres Marylise*

Postado por Rilvan Batista de Santana 16/08/2015

R
ACIONALIDADE E LIVRE ARBÍTRIO
Ceres Marylise*

        Apesar da violência e da insegurança que grassam em todos os lugares do país, sem exceção, ainda prefiro morar em casa do que em apartamento para ter o prazer de conviver com pássaros no jardim e animais domésticos. Coisas do meu livre arbítrio.
     Ontem, ao assistir a mais uma edição de noticiário na televisão, onde se evidenciava o livre arbítrio em função do Mau e do Mal do homem, parei para refletir sobre o quanto essas sementes germinaram de modo eficiente e permanente: a China quebra a economia do mundo com seus produtos baratos e descartáveis numa prova inconteste do baixo salário que paga aos seus trabalhadores; os Estados Unidos sempre ameaçam invadir; a possibilidade de ataques terroristas faz tremer povos e presidentes; o rastro brutal do extermínio humano e ambiental é maior a cada dia que passa;   em pleno século XI crianças ainda morrem de fome e doenças; sentimentos pré-históricos de posse e insegurança levam os homens a matarem suas companheiras ou ex-companheiras; a corrupção é paga com pensões e indenizações; o governo perdoa dívidas de vários países, empresta e doa a outros; sucessivos governos usam e abusam em mordomias e na aplicação dos escorchantes tributos que pagamos (os mais elevados do planeta), em projetos e obras fantasmas super manufaturadas continuamente, algumas inacabadas e abandonadas; sustentam ONGS de fachada, desconfiáveis e inidôneas, enquanto o nosso povo não tem direito à cidadania descrita na Constituição, muitas vezes distorcida em benefício próprio por aqueles que infelizmente elegemos para defender os nossos interesses; o salário do preso que já vive à toa e às nossas custas é maior que o salário mínimo, maior que o mínimo dos aposentados que trabalharam honestamente durante suas vidas ativas e não podem desfrutar a velhice com dignidade; homens vivem de extorquir seus semelhantes em lucros, armadilhas financeiras dos bancos ou explorando a fé dos incautos. Há ainda aqueles que se beneficiam da prostituição infanto-juvenil, os que drogam nossos jovens e muitos grupos mafiosos organizados para outras práticas do Mal.
     Chega! Chega de enumerar! Assisti muitos desses impropérios acontecerem e nada fiz! Apenas me indignei no meu silêncio e alguns poucos desabafos nas redes sociais, mas não levantei bandeiras. Infelizmente o Mal e o Mau se sobressaem mais que o Bem e o Bom, sobretudo porque é de se esperar que nós, seres humanos, saibamos utilizar o nosso livre arbítrio transitando por caminhos que resgatem mesmo que tardiamente, o equilíbrio e o retorno à nossa essência de animais racionais.

Fonte: ALITA

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Tecnologia do Blogger.