Saber-Literário

Diário Literário Online

RACIONALIDADE E LIVRE ARBÍTRIO Ceres Marylise*

Postado por Rilvan Batista de Santana 16/08/2015

R
ACIONALIDADE E LIVRE ARBÍTRIO
Ceres Marylise*

        Apesar da violência e da insegurança que grassam em todos os lugares do país, sem exceção, ainda prefiro morar em casa do que em apartamento para ter o prazer de conviver com pássaros no jardim e animais domésticos. Coisas do meu livre arbítrio.
     Ontem, ao assistir a mais uma edição de noticiário na televisão, onde se evidenciava o livre arbítrio em função do Mau e do Mal do homem, parei para refletir sobre o quanto essas sementes germinaram de modo eficiente e permanente: a China quebra a economia do mundo com seus produtos baratos e descartáveis numa prova inconteste do baixo salário que paga aos seus trabalhadores; os Estados Unidos sempre ameaçam invadir; a possibilidade de ataques terroristas faz tremer povos e presidentes; o rastro brutal do extermínio humano e ambiental é maior a cada dia que passa;   em pleno século XI crianças ainda morrem de fome e doenças; sentimentos pré-históricos de posse e insegurança levam os homens a matarem suas companheiras ou ex-companheiras; a corrupção é paga com pensões e indenizações; o governo perdoa dívidas de vários países, empresta e doa a outros; sucessivos governos usam e abusam em mordomias e na aplicação dos escorchantes tributos que pagamos (os mais elevados do planeta), em projetos e obras fantasmas super manufaturadas continuamente, algumas inacabadas e abandonadas; sustentam ONGS de fachada, desconfiáveis e inidôneas, enquanto o nosso povo não tem direito à cidadania descrita na Constituição, muitas vezes distorcida em benefício próprio por aqueles que infelizmente elegemos para defender os nossos interesses; o salário do preso que já vive à toa e às nossas custas é maior que o salário mínimo, maior que o mínimo dos aposentados que trabalharam honestamente durante suas vidas ativas e não podem desfrutar a velhice com dignidade; homens vivem de extorquir seus semelhantes em lucros, armadilhas financeiras dos bancos ou explorando a fé dos incautos. Há ainda aqueles que se beneficiam da prostituição infanto-juvenil, os que drogam nossos jovens e muitos grupos mafiosos organizados para outras práticas do Mal.
     Chega! Chega de enumerar! Assisti muitos desses impropérios acontecerem e nada fiz! Apenas me indignei no meu silêncio e alguns poucos desabafos nas redes sociais, mas não levantei bandeiras. Infelizmente o Mal e o Mau se sobressaem mais que o Bem e o Bom, sobretudo porque é de se esperar que nós, seres humanos, saibamos utilizar o nosso livre arbítrio transitando por caminhos que resgatem mesmo que tardiamente, o equilíbrio e o retorno à nossa essência de animais racionais.

Fonte: ALITA

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.