Saber-Literário

Diário Literário Online

O preço do diabo Carlos Heitor Cony

Postado por Rilvan Batista de Santana 28/08/2015

O preço do diabo
Carlos Heitor Cony

No "Primeiro Livro de Leitura", que era adotado nos cursos fundamentais de antigamente, havia um texto em que o Diabo compraria a alma de um homem, desde que o cara fizesse uma das três opções que ofereceu: matar a mãe, violentar a irmã ou tornar-se bêbado permanente. Em troca, teria tudo o que desejasse. O cara aceitou a última opção: embriagou-se, matou a mãe, estuprou a irmã e foi parar no inferno.

Nos dias de hoje, a proposta do diabo seria atualizada: ele daria tudo a quem entrasse na política partidária. O sujeito perguntaria: "Serve o PT?". O Pai das Trevas rejubilou-se: "É o melhor". O sujeito fez todas as misérias pretendidas e o demônio levou a alma do desgraçado.

Evidente que a história foi inventada por alguém que queria acabar com as misérias do mundo e dos homens. Daí que continua atual. A vida política equivale a um vício que faz qualquer um fazer todas as misérias possíveis, desde que obtenha algum lucro político ou pessoal.

Bem verdade que qualquer partido serviria para negociar sua alma. No entanto, no panorama atual, e se o demônio estiver por dentro da realidade brasileira, qualquer partido, uns mais que os outros, serviria para a troca pretendida. Ao contrário de Fausto, que desejava a juventude eterna, e de quebra o amor de alguma Margarida disponível ou não, o profissional que se entrega incondicionalmente a um partido despreza a juventude eterna mas não despreza as Margaridas que lhe são oferecidas.

Na perturbadora realidade do nosso tempo, a solução que mais agradaria ao diabo seria o PT. Por várias e ostensivas razões, principalmente os últimos escândalos que envergonham o Brasil e cada um de nós. Material de troca não falta. Todos temos mães e irmãs, umas pelas outras, expostas a qualquer sacrifício pelo bem da pátria, ou ao menos, para o bem da família.


Folha de São Paulo, 23/06/2015

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.