Saber-Literário

Diário Literário Online

Mudanças climáticas em debate

Postado por Rilvan Batista de Santana 22/08/2015

cabeçalho
Mudanças climáticas em debate

"Mudanças Climáticas: o Brasil rumo à COP 21 de Paris" é o tema do debate que acontece na segunda-feira, 24 de agosto, às 9h30, no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. 
O deputado Carlos Minc, a presidente do Jardim Botânico, Samyra Crespo, o economista e pesquisador Sérgio Besserman, o professor Emilio La Rovere – coordenador do Centro Clima COPPE/UFRJ, e a presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos, Celina Carpi, discutirão a posição do Brasil na 21ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP21, que ocorrerá em dezembro, em Paris.
O debate é uma iniciativa da Frente Parlamentar Ambientalista do Estado do Rio de Janeiro, da Coppe/UFRJ e do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A entrada é gratuita.
Palestra aborda nova Encíclica do Papa sobre ecologia

O reitor da PUC-Rio, Padre Josafá Carlos de Siqueira, faz a palestra “Laudato si: ecologia no pensamento do Papa Francisco” na quarta-feira, 26 de agosto, das 10h às 12h no Museu do Meio Ambiente. O palestrante, que é biólogo, falará sobre como o Papa aborda a temática da biodiversidade na perspectiva científica, teológica e ética. Na palestra, Padre Josafá apresentará também um livreto de sua autoria com 60 pensamentos extraídos da Carta Encíclica.
A encíclica "Laudato Si" ("Louvado Sejas") foi publicada em 18 de junho deste ano. Nela, o Papa faz duras críticas ao consumismo, ao desenvolvimento irresponsável e à indiferença com relação à crise ambiental. O tema vem ao encontro de várias iniciativas nacionais e internacionais no sentido de unificar as ações globais no combate à degradação, ao consumismo e às alterações climáticas. A COP 21, que acontece em Paris, em dezembro deste ano, é uma dessas iniciativas.
O endereço do Museu do Meio Ambiente é Rua Jardim Botânico, 1008. Entrada gratuita.
Mais uma oportunidade - O Padre Josafá fará palestra sobre o tema também na Associação de Amigos do Jardim Botânico - AAJB, no sábado, 22 de agosto, às 10h30. Entrada gratuita.
Jardim Botânico do Rio participa do 19º Circuito das Artes

O evento que abre as portas dos ateliês e espaços de arte no bairro do Jardim Botânico acontece nos dois próximos fins de semana – 22, 23, 29 e 30 de agosto. O Jardim Botânico do Rio de Janeiro participa com visitas guiadas a pé pela Trilha Histórica. A Trilha passa por 50 pontos de relevância no Arboreto do Jardim Botânico, entre espécies botânicas, monumentos artísticos e arquitetônicos. 
Saída do Centro de Visitantes, às 9h e às 14h. São oferecidas 30 vagas por horário. O agendamento pode ser feito pelos telefones (21) 3874-1808 e 3874-1214.
Medicinais promove roda de conversa sobre ansiedade

A Coleção Temática de Plantas Medicinais realiza a roda de conversa "Ansiedade, nossa companhia invisível" na quinta-feira, 27 de agosto, às 15h. Os palestrantes são Cid Bonifácio, Gláucia Saad, Fernando Malgueira, Stela Von Wreelt e Yara Britto.
A Coleção fica ao lado do Parque Infantil do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Filmambiente começa em 27 de agosto

De 27 de agosto a 2 de setembro, o Museu do Meio Ambiente recebe a 5ª edição do Filmambiente, evento internacional que, em 2015, exibe 65 filmes em diversas salas da cidade do Rio de Janeiro e Porto Alegre. Os filmes selecionados estão entre os melhores e mais premiados da produção mundial de audiovisual na temática ambiental. As exibições são gratuitas e legendadas, de modo a possibilitar amplo acesso a informações que auxiliem na tomada de decisões e opções para um desenvolvimento sustentável, mais justo e equilibrado.
 
O Filmambiente também acontece no Espaço Itaú de Cinema, no Oi Futuro Ipanema, e nas oito Naves do Conhecimento espalhadas pela zona norte e oeste (Madureira, Penha, Padre Miguel, Irajá, Vila Aliança (Bangú), Santa Cruz e Nova Brasilia (Complexo do Alemão) e Triagem.
Sessões no Museu do Meio Ambiente:
27 e 28/8 , às 8h, 10h e 15h - para escolas agendadas e público em geral
29 e 30/8, às 14h e 16h - para o público em geral 
1 e 2/9, às 8h, 10h e 15h - para escolas agendadas e público em geral
Lançamento de livro sobre obra de Edu Lobo

O livro “A música de Edu Lobo: partituras de obras escolhidas” será lançado no dia 27 de agosto, às 20h, no Espaço Tom Jobim. A publicação traz 92 partituras para piano, canto e violão, reunindo clássicos do compositor, como “Arrastão”, “Choro bandido”, “Beatriz” e “Valsa brasileira”, entre outras. Inclui também partituras inéditas de parcerias de Edu com Vinicius de Moraes, Paulo César Pinheiro e Chico Buarque. 
O endereço do Espaço Tom Jobim é Rua Jardim Botânico, 1008.
Vem aí - II Colóquio em Artes UERJ/Paris 1 -  Mobilidade e narrativa no espaço urbano: construção, recepção e participação transmidiáticas - de 27 de agosto a 15 de setembro no Museu do Meio Ambiente.

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.