Saber-Literário

Diário Literário Online

Mudanças climáticas em debate

Postado por Rilvan Batista de Santana 22/08/2015

cabeçalho
Mudanças climáticas em debate

"Mudanças Climáticas: o Brasil rumo à COP 21 de Paris" é o tema do debate que acontece na segunda-feira, 24 de agosto, às 9h30, no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. 
O deputado Carlos Minc, a presidente do Jardim Botânico, Samyra Crespo, o economista e pesquisador Sérgio Besserman, o professor Emilio La Rovere – coordenador do Centro Clima COPPE/UFRJ, e a presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos, Celina Carpi, discutirão a posição do Brasil na 21ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP21, que ocorrerá em dezembro, em Paris.
O debate é uma iniciativa da Frente Parlamentar Ambientalista do Estado do Rio de Janeiro, da Coppe/UFRJ e do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A entrada é gratuita.
Palestra aborda nova Encíclica do Papa sobre ecologia

O reitor da PUC-Rio, Padre Josafá Carlos de Siqueira, faz a palestra “Laudato si: ecologia no pensamento do Papa Francisco” na quarta-feira, 26 de agosto, das 10h às 12h no Museu do Meio Ambiente. O palestrante, que é biólogo, falará sobre como o Papa aborda a temática da biodiversidade na perspectiva científica, teológica e ética. Na palestra, Padre Josafá apresentará também um livreto de sua autoria com 60 pensamentos extraídos da Carta Encíclica.
A encíclica "Laudato Si" ("Louvado Sejas") foi publicada em 18 de junho deste ano. Nela, o Papa faz duras críticas ao consumismo, ao desenvolvimento irresponsável e à indiferença com relação à crise ambiental. O tema vem ao encontro de várias iniciativas nacionais e internacionais no sentido de unificar as ações globais no combate à degradação, ao consumismo e às alterações climáticas. A COP 21, que acontece em Paris, em dezembro deste ano, é uma dessas iniciativas.
O endereço do Museu do Meio Ambiente é Rua Jardim Botânico, 1008. Entrada gratuita.
Mais uma oportunidade - O Padre Josafá fará palestra sobre o tema também na Associação de Amigos do Jardim Botânico - AAJB, no sábado, 22 de agosto, às 10h30. Entrada gratuita.
Jardim Botânico do Rio participa do 19º Circuito das Artes

O evento que abre as portas dos ateliês e espaços de arte no bairro do Jardim Botânico acontece nos dois próximos fins de semana – 22, 23, 29 e 30 de agosto. O Jardim Botânico do Rio de Janeiro participa com visitas guiadas a pé pela Trilha Histórica. A Trilha passa por 50 pontos de relevância no Arboreto do Jardim Botânico, entre espécies botânicas, monumentos artísticos e arquitetônicos. 
Saída do Centro de Visitantes, às 9h e às 14h. São oferecidas 30 vagas por horário. O agendamento pode ser feito pelos telefones (21) 3874-1808 e 3874-1214.
Medicinais promove roda de conversa sobre ansiedade

A Coleção Temática de Plantas Medicinais realiza a roda de conversa "Ansiedade, nossa companhia invisível" na quinta-feira, 27 de agosto, às 15h. Os palestrantes são Cid Bonifácio, Gláucia Saad, Fernando Malgueira, Stela Von Wreelt e Yara Britto.
A Coleção fica ao lado do Parque Infantil do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Filmambiente começa em 27 de agosto

De 27 de agosto a 2 de setembro, o Museu do Meio Ambiente recebe a 5ª edição do Filmambiente, evento internacional que, em 2015, exibe 65 filmes em diversas salas da cidade do Rio de Janeiro e Porto Alegre. Os filmes selecionados estão entre os melhores e mais premiados da produção mundial de audiovisual na temática ambiental. As exibições são gratuitas e legendadas, de modo a possibilitar amplo acesso a informações que auxiliem na tomada de decisões e opções para um desenvolvimento sustentável, mais justo e equilibrado.
 
O Filmambiente também acontece no Espaço Itaú de Cinema, no Oi Futuro Ipanema, e nas oito Naves do Conhecimento espalhadas pela zona norte e oeste (Madureira, Penha, Padre Miguel, Irajá, Vila Aliança (Bangú), Santa Cruz e Nova Brasilia (Complexo do Alemão) e Triagem.
Sessões no Museu do Meio Ambiente:
27 e 28/8 , às 8h, 10h e 15h - para escolas agendadas e público em geral
29 e 30/8, às 14h e 16h - para o público em geral 
1 e 2/9, às 8h, 10h e 15h - para escolas agendadas e público em geral
Lançamento de livro sobre obra de Edu Lobo

O livro “A música de Edu Lobo: partituras de obras escolhidas” será lançado no dia 27 de agosto, às 20h, no Espaço Tom Jobim. A publicação traz 92 partituras para piano, canto e violão, reunindo clássicos do compositor, como “Arrastão”, “Choro bandido”, “Beatriz” e “Valsa brasileira”, entre outras. Inclui também partituras inéditas de parcerias de Edu com Vinicius de Moraes, Paulo César Pinheiro e Chico Buarque. 
O endereço do Espaço Tom Jobim é Rua Jardim Botânico, 1008.
Vem aí - II Colóquio em Artes UERJ/Paris 1 -  Mobilidade e narrativa no espaço urbano: construção, recepção e participação transmidiáticas - de 27 de agosto a 15 de setembro no Museu do Meio Ambiente.

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Tecnologia do Blogger.